O Acolher nasceu como prêmio, em 2010, com o intuito de valorizar iniciativas de pessoas da rede de relações da Natura. Reinventado em 2021, passa este ano a investir no desenvolvimento individual de novas lideranças sociais, ampliando sua capacidade de alcance em cinco vezes.
Na edição de 2021, mais de 50 pessoas da rede da Natura, entre Consultoras de Beleza e Líderes de Negócios, foram escolhidas para participar do Acolher, que oferece uma robusta jornada educativa composta por mentorias online durante seis meses e bolsas mensais de incentivo no valor de 1.500 reais. Na segunda fase do programa, as participantes farão projetos de conclusão de curso. Ao final, serão selecionadas até 20 iniciativas para receber da Natura apoio na implementação.
Neste ano, a região Sul conta com oito representantes. A Consultora de Beleza Franciele Souza, moradora de Curitiba (PR), é uma delas. A estudante de pedagogia explica que seu envolvimento com a causa de inclusão e direitos das pessoas com deficiência (PcD) começou há 23 anos, com a chegada de sua filha, que nasceu com uma síndrome denominada artrogripose. Nesse sentido, a curitibana revela que o Acolher 2021 é uma oportunidade para realizar o sonho de colocar em prática o projeto Estrelas da Inclusão, que tem o propósito de contribuir para a qualidade de vida de PcD e seus familiares.
Já Daiane Cristina Piccoli, de Morro da Serrinha, comunidade localizada em Florianópolis (SC), conta que sempre foi muito questionadora e falante. Habilidosa ao se comunicar, hoje transmite sua inquietação às mulheres de sua comunidade, especialmente por meio de mensagens nas redes sociais, acerca de empreendedorismo feminino e mobilização política. “Quero fazer do programa Acolher uma chance de tornar o mundo mais justo. Luto para que todos tenham voz e possam ver que na favela tem muita gente boa”, afirma Daiane.
Em Canoas (RS), a Consultora Lucélia Santos diz que encontrou na mãe a sua maior inspiração ao vê-la abrir as portas de casa para doar roupas, distribuir alimentos e mobilizar a vizinhança. Lucélia decidiu seguir seus passos. Hoje, ela mobiliza seus amigos em torno de uma rede voluntários para ajudar pessoas e entidades da sua comunidade. “Busco, nos meus movimentos, valorizar a beleza para resgatar a autoestima e o cuidado conosco e, assim, cuidar do próximo. A Natura tem me proporcionado essa oportunidade”, destaca.
Potencial transformador
Segundo Erasmo Toledo, vice-presidente de negócios da Natura, o programa Acolher abre espaço para Consultoras de Beleza que já fazem pequenas ações locais ou que têm grande sonho de transformação, mas que ainda não têm um projeto maduro. “Estamos plantando sementes em pessoas com potencial transformador. Com essa revisão do modelo, ganhamos mais escala no projeto, possibilitando aumento do nosso impacto”, explica o executivo.
Em 2021, o processo seletivo do programa Acolher recebeu mais de 1,1 mil inscrições e contou com 45 dias de curadoria para checagem de informações, avaliações, entrevistas e definição dos participantes. Entre as selecionadas deste ano, 83% são mulheres e 56% se declaram pretas ou pardas. Ainda constam entre as escolhidas uma mulher trans, uma pessoa não-binária e uma pessoa com deficiência visual. Os participantes estão localizados em 16 estados brasileiros e Distrito Federal.
As iniciativas foram idealizadas e capitaneadas pelo Movimento Natura, área da marca que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta. Os projetos liderados pelo Movimento buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza Natura e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades
As histórias das pessoas beneficiadas podem ser conhecidas no site do Programa.