Investir em uma marca nova no mercado pode garantir benefícios como descontos, melhores pontos comerciais e preferência para abertura de lojas
Se investir em uma franquia conceituada pode trazer vantagens como a consolidação do modelo no mercado, optar por uma empresa novata pode ser ainda melhor. No setor de franquias, as redes iniciantes oferecem benefícios como desconto ou isenção de taxas contratuais, possibilidade de escolha dos melhores pontos e preferência para abertura de lojas. E mais: elas também facilitam o sonho do próprio negócio, já que as marcas tradicionais chegam a ter até mesmo fila de espera para abertura de novas unidades.
Oportunidades não faltam. Só no ano passado surgiram 212 novas franquias no mercado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). E o mercado deve seguir aquecido em 2011, com previsão de crescimento de 15%. No entanto, como todo novo negócio, as franquias iniciantes também exigem cuidados por parte dos candidatos a franqueados.
O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, diz que o primeiro passo antes de aderir a uma nova marca é conhecer de perto o negócio. “Se for uma empresa estrangeira, é importante conhecer a sede ou alguma operação mais próxima do interessado. Se for nacional, o candidato a franqueado deve visitar a operação e avaliar se a empresa tem condições de se sustentar”, diz.
Além de conhecer de perto o funcionamento da companhia, o investidor deve pesquisar também o currículo dos representantes da marca. “A ideia é entender quem está por trás do negócio, qual a estrutura e a experiência dessas pessoas no segmento em que estão atuando”, diz a diretora da Franchise Store, Filomena Garcia.
Fazer uma pesquisa sobre o mercado no qual a companhia atua e ler com atenção o estudo feito pela própria franquia também são atitudes importantes antes do fechamento do contrato. Na circular de oferta de franquia todos os detalhes da negociação devem ser detalhados para respaldar as duas partes no caso de divergências.
Em compensação, é possível negociar pontos de venda e até mesmo facilidades no pagamento com as franquias que estão entrando no mercado. “A tendência é as marcas oferecerem um contrato mais favorável aos primeiros franqueados, com desconto ou maior prazo para pagamento da taxa de franquia, por exemplo”, explica Camargo. Se a marca expandir, os primeiros franqueados têm preferência para abrir mais unidades. “A melhor hora de investir em uma franquia é no começo, para crescer com ela”, afirma o diretor da ABF.
Entre as novidades que surgiram no mercado neste ano, há desde negócios no ramo de alimentação até franquias de call center. Confira abaixo uma lista com dez empresas que aderiram ao franchising em 2011*:
1. Net call center
Combina a prestação de serviços de contact center e venda de softwares inteligentes para call centers
Ano de fundação: 2001
Unidades próprias: 1
Unidades franqueadas: 1
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Retorno: 36 a 48 meses
Investimento mínimo: R$ 250 mil
Faturamento médio: R$ 125 mil
2. Laffa kebab store
Kebaberia
Ano de fundação: 2009
Unidades próprias: 2
Unidades franqueadas: 0
Taxa de franquia: 40 mil
Retorno: 18 a 24 meses
Investimento mínimo: R$ 290 mil
Faturamento médio: R$ 75 mil
3. Rosso Pasta e Grill
Fast food especializado em carne e massas
Ano de fundação: 2008
Unidades próprias: 1
Unidades franqueadas: 0
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Retorno: Até 36 meses
Investimento mínimo: R$ 430 mil
Faturamento médio: R$ 100 mil
4. Fórmula Academia
Academia premium com conceito de baixo custo e preço
Ano de fundação: 2010
Unidades próprias: 1
Unidades franqueadas: 2
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Retorno: A partir de 36 meses
Investimento mínimo: R$ 800 mil
Faturamento médio: R$ 100 mil
5. Espaço árabe
Fast food de culinária árabe focada no público A e B.
Ano de fundação: 2003
Unidades próprias: 11
Unidades franqueadas: 0
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Retorno: 24 meses
Investimento mínimo: R$ 310 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Mais detalhes na internet
6. Creps
Crepes servidos no prato, montados e decorados
Ano de fundação: 2008
Unidades próprias: 3
Unidades franqueadas: 1
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Retorno: 12 a 24 meses
Investimento mínimo: R$ 175 mil
Faturamento médio: R$ 80 mil
7. Deny Tennis
Acessórios pessoais e calçados
Ano de fundação: 1970
Unidades próprias: 0
Unidades franqueadas: 19
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Retorno: 24 meses
Investimento mínimo: R$ 400 mil
Faturamento médio: R$ 120 mil
8. Brou’ne
Doceria especializada em brownies
Ano de fundação: 2008
Unidades próprias: 4
Unidades franqueadas: 1
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Retorno: 18 a 36 meses
Investimento mínimo: a partir de R$ 113 mil
Faturamento médio: R$ 40 mil
9. Cartório Mais
Especializada em serviços cartorários
Ano de fundação: 2010
Unidades próprias: 2
Unidades franqueadas: 43
Taxa de franquia: De R$ 25 mil a R$ 150 mil
Retorno: De 12 a 18 meses
Investimento mínimo: R$ 65 mil
Faturamento médio: R$ 90 mil
10. Cactus Mexican Food
Fast food de comida mexicana
Ano de fundação: 2009
Unidades próprias: 1
Unidades franqueadas: 7
Taxa de franquia: De R$ 40 mil
Retorno: De 18 a 24 meses
Investimento mínimo: Até R$ 300 mil
Faturamento médio: R$ 80 mil