Neste Dia das Mães as compras estão mais restritas e o movimento de reunião das famílias será maior do que a entrega de presentes
A plataforma de monitoramento de mercado Pulso, da empresa Score Retail, especializada em data retail da B&Partners. co, e a Hibou, especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, trazem as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo. O levantamento contou com 1133 entrevistados no período de 25 a 26 de Abril, em nove cidades.
A data é apontada como um momento simbólico de união das famílias, visto que ao perguntar como será comemorada, 33% responderam “vou para casa da minha mãe ou sogra”; 18% “receberei minha família em casa”, e apenas 9% informaram que vão a um restaurante com a família. Pensando no almoço que as famílias costumam preparar para celebrar a ocasião, ao citarem apenas um tipo de alimento que não pode faltar na mesa, as respostas dividem opiniões:
Carne e lasanha receberam 12% dos votos, cada;
Churrasco 10%;
Massa 9%;
Macarrão 8%;
Salada, arroz, maionese 7%, cada
Sobremesa, peixe, feijão 2%, cada
Para aqueles que pensam em gastar com compras ou apenas com as tradições familiares, o bolso, para grande parte dos consumidores, está falando mais alto que as datas comemorativas. O mesmo comportamento pode ser notado na pesquisa feita sobre as expectativas da Páscoa.
45% estão mais apertados e, por isso, farão menos compras
24% consideram estar da mesma forma que nos anos anteriores, nada mudou
22% estão mais apertados, mas vão manter a tradição de família
7% se consideram em melhor situação, mas vão manter os hábitos familiares
1% está melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais
“O consumidor enfrentará um ano de contenção de gastos em todas as datas do varejo. Ainda se tem muito resquício da pandemia e é um ano de incertezas. As marcas precisam se engajar naquilo que pode fazer diferença de forma mais simples, como ativações com entretenimento e soluções para os momentos de família, como os almoços que vimos que serão a principal alternativa de celebração da data”, analisa Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.
Ao que mais interessa para o varejo, os segmentos dos presentes foram ranqueados em:
Vestuário: 66%
Calçados: 38%
Perfumes: 36%
Bolsa e acessórios: 26%
Comestível:18%
Beleza e maquiagem: 17%
Joalheria: 17%
Artesanato: 16%
Eletrônicos: 10%
Utilidades domésticas: 9%
Decoração: 9%
Viagem (passagem/estadia): 8%
Eletrodomésticos: 6%
Digital (video, áudio): 3%
Assinatura de algo que goste: 3%
E quanto o consumidor pensa em gastar, somando todos os presentes que irá comprar?
Até R$ 50: 13%
R$ 51 a R$ 100: 25%
R$ 101 a R$ 150: 19%
R$ 151 a R$ 250: 14%
R$ 251 a R$ 350: 5%
R$ 351 a R$ 500: 4%
Mais de R$ 500: 3%
Não se aplica: 18%
A loja física é a opção disparada na hora de comprar o presente, com 55% dos votos. A internet ficou com 31%, o formato pick-up com 2%, e outros 2% vão comprar ou fazer um presente.
Para os que optaram pelas compras online, 41% optam por Site de varejo totalmente digitais (como Mercadolivre, Submarino, Amazon, Shopee, etc), 28% preferem o site da marca do produto/serviço, 27% optam por sites de redes de varejo (Americanas, FastShop, Renner, Marisa, etc), 8% citaram os sites de pequenos lojistas, 4%, redes sociais, 3%, site de supermercados/hiper, 2%, app de delivery, 20% ainda não decidiram.
E na loja física: 35% em redes de varejo (Americanas, FastShop, Renner, Marisa, etc), 24% em loja de bairro/pequeno lojista, 22% loja da marca do produto, 3% super/hipermercado e 28% ainda não se decidiram.
“As compras online permanecem em alta, principalmente em datas especiais como o Dia das Mães, mas é importante notar como mais da metade da população optou por compras em lojas físicas. Esse é o reflexo da flexibilização da pandemia que permite aos brasileiros, novamente, irem às compras presenciais e escolherem os presentes. Em um ano de incertezas financeiras, ainda é possível observar que 45%, mesmo mais apertados vão fazer compras e os demais 55% vão manter as tradições familiares e isso também inclui a escolha de um presente ou investimento em um momento junto aos familiares”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Metodologia
A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1133 entrevistas no período 25 e 26 de abril em nove cidades. O resultado apresenta 2,9% de margem de erro.
Sobre a Score Retail – A Score Retail é uma empresa de deta retail da B&Partners. co – The Brandtech Network. O embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação nos permite desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. Somos especialistas em remodelar a construção de marcas e experiências.
Sobre a Hibou – A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.