Conciliar os desafios da maternidade com a rotina do empreendedorismo é uma realidade cada vez mais presente no setor de franquias brasileiro. De acordo com o mais recente estudo da Associação Brasileira de Franchising, ABF, as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, com participação que saltou de 46% para 57% entre 2015 e 2024. A presença feminina também cresceu nas operações franqueadas, onde elas passaram de 48% para 51% no mesmo período. Outro dado relevante: 3 em cada 10 operações franqueadas (32,2%) são lideradas por mulheres.
Esse crescimento é reflexo de um cenário cada vez mais favorável à presença feminina no mundo dos negócios, impulsionado por maior acesso à formação profissional, redes de apoio, programas de mentoria e novas dinâmicas familiares. Empresas mais inclusivas e estruturadas como as franquias também têm oferecido caminhos mais seguros e planejados para que mulheres empreendam com autonomia e flexibilidade – qualidades essenciais para quem também exerce a maternidade em tempo integral.
“Sabemos que empresas mais diversas e inclusivas são mais eficientes e lucrativas, e o franchising oferece um caminho mais estruturado e acessível para empreendedores de todos os perfis. Isso é muito benéfico, especialmente para as mulheres que buscam equilibrar responsabilidades familiares, empresariais e profissionais”, afirma Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF e única mulher a presidir a entidade por dois mandatos.
Conheça abaixo 10 histórias de franqueadas que mostram como é possível equilibrar maternidade e empreendedorismo com sensibilidade, estratégia e propósito:
Água Doce Sabores do Brasil
A história da Gleice Oliveira com a Água Doce Sabores do Brasil começou na infância, com 12 anos, quando os pais se divorciaram e a mãe a levava para comer em um dos restaurantes da Água Doce, localizado em Avaré, no interior de São Paulo. Ela conta que as duas gostavam da comida e do ambiente acolhedor. Hoje, com 36 anos, a empresária tem lembranças de diferentes momentos e comemorações de aniversário, confraternizações de empresa, reencontro com amigos e de aniversário de namoro, todos na Água Doce. Em 2014, Gleice se mudou de Avaré para Itapetininga, também no interior paulista, e começou a frequentar outra cachaçaria da franquia na nova cidade. Ao se tornar consumidora, ela confessa que sempre cogitou comprar essa unidade a longo prazo. Devido a um câncer, Gleice saiu do emprego para se dedicar aos cuidados da mãe e, durante esse tempo, procurou por uma franquia para investir. Com a falecimento da mãe em 2022, Gleice lembrou da paixão que as duas tinham pela Água Doce e com ajuda do marido e agora sócio, Paulo, decidiu entrar em contato com a proprietária da franquia de Itapetininga na época. Ao se informar, descobriu que o negócio havia sido devolvido à franqueadora e estava à venda. Era o universo conspirando para que seus planos dessem certo. Neste momento, o sonho começava a sair do papel. “A Água Doce despertou um vínculo que simboliza algo familiar. Eu sempre fui apaixonada por isso. Acredito que a maior e melhor essência que temos na vida é a família. Quando algum empreendimento, como o restaurante, é capaz de proporcionar isso, acaba fazendo parte da sua história. Lembro do amor que eu e minha mãe tínhamos pelo estabelecimento e, hoje, sou a franqueada da marca. Cuido com muito carinho e zelo do negócio, para que meus filhos tenham essa mesma recordação”, revela.
Divino Fogão
Franqueada do Divino Fogão em Palmas, no Tocantins, Angelina Assunção Teixeira faz parte da rede desde 2018. Na época servidora pública, a advogada buscava mais autonomia na área profissional, principalmente para ficar mais tempo com os filhos, Ana Luísa e Renato Filho. Juntando este desejo com o sonho do marido em ter um restaurante, os dois investiram em uma operação da rede de culinária da fazenda. Recentemente, Angelina foi mãe novamente e Luís Neto, de seis meses, chegou à família. Para a franqueada, conciliar maternidade com a gestão de um negócio próprio é um desafio e tanto. “Acredito que o segredo para dar conta de tudo é estar inteiro onde estiver. Quando estou com meus filhos, a dedicação é total para eles. E quando estou no restaurante, foco nas demandas de trabalho. Claro que diversas vezes os dois se misturam, porém é necessário ter sabedoria para fazer as escolhas certas”, conta. A empresária também reforça que os filhos são grandes motivações para todas as áreas de sua vida. “Sou apaixonada pela maternidade e pelo empreendedorismo. Por isso, meu conselho para outras mulheres que desejam ser empreendedoras e mães é que elas invistam em seu sonho”, finaliza.
Café Cultura
Flexibilidade de horário que possibilitasse maior disponibilidade para se dedicar à família. Estes são os principais motivos que levaram Caroline Dalago Cruz a empreender. Radicada na capital paulista, aos 40 anos, ela é formada em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com passagens por instituições financeiras como os bancos Itaú e Safra, além do Fundo Pátria Investimentos, foi na Petz – empresa onde atuou por nove anos nas áreas de planejamento estratégico e financeiro – que sua vida deu a guinada. Ali, ela conheceu aquele que seria seu marido e pai de seus três filhos, Rodrigo. Com o nascimento do caçula, que demandava cuidados especiais, decidiu deixar o emprego de carteira assinada, mas o “ser apenas mãe” a incomodava já que a ideia era “se manter ativa”. Apaixonada pelo varejo, setor no qual segundo ela mesma “consegue enxergar o todo, do micro ao macro”, abrir um negócio foi uma ideia que amadureceu aos poucos. A opção por empreender com uma franquia do Café Cultura se deu por conta do conhecimento de longa data da Marca, já que ambas nasceram na capital catarinense. Hoje, ela é franqueada da flagship da Rede na capital paulista, localizada no bairro de Moema.
Ensina Mais Turma da Mônica
Após dois dias da abertura da Ensina Mais Turma da Mônica, rede referência em apoio escolar, em maio de 2023 na cidade de Vargem Grande Paulista (SP), a empresária Gabriela Branco Costa, de 31 anos, descobriu que estava gerando outra vida. A novidade foi uma surpresa já que, meses antes, a franqueada tinha perdido sua mãe, que era seu alicerce e melhor amiga. “Tinha postergado a abertura da escola devido a perda da minha mãe. Naquela época, ao passar pelo luto e a inauguração do meu primeiro negócio no segmento de franquia, não percebi que a menstruação estava atrasada. Com a escola já em funcionamento, fui tirar a dúvida e veio o positivo”, conta. Para a empresária, durante os meses de gestação ela conseguiu lidar bem com a administração da unidade. Após o nascimento do filho, que atualmente está com cinco meses, Gabriela conta com o apoio da sogra para conciliar os negócios (Ensina Mais Turma da Mônica e uma escola de inglês) com a rotina do pequeno Noah. “É necessário rever a rotina e tentar adaptar de acordo com as necessidades do bebê e da gestão da escola. Hoje, tenho como apoio a mãe do meu marido, que fica com meu filho enquanto estou na unidade. Além disso, meu irmão também me auxilia na administração tanto da Ensina Mais, quanto da escola de inglês, permitindo uma flexibilidade enquanto estou curtindo esta fase da maternidade, sem deixar de lado as responsabilidades da escola”, conclui.
iGUi
Após quase um ano fora de operação devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a loja iGUi de Porto Alegre foi reinaugurada em março de 2025, sob o comando dos franqueados Rochele Bernardes e Rafael Cardoso. Há três anos à frente da unidade, o casal enfrentou meses desafiadores trabalhando sem um espaço físico, mantendo as atividades da franquia mesmo diante das dificuldades. Para Rochele, o retorno representa, além de um recomeço profissional, uma vitória pessoal marcada por superação. Durante esse processo de reestruturação, ela também viveu uma transformação especial em sua vida: tornou-se mãe, o que deixou o momento ainda mais significativo. A reinauguração reforça o compromisso da iGUi, maior produtora global de piscinas pré-fabricadas, com seus franqueados e com a retomada do crescimento no Estado.
LavPop
Após a licença-maternidade, Flaviane Maria Mendes Pereira, aos seus 39 anos, decidiu que era hora de empreender para passar mais tempo com a pequena Maryáh, atualmente com um ano e seis meses. Com uma carreira de 22 anos em uma empresa do setor de lazer e turismo na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Flaviane buscava por mais liberdade e autonomia em seus horários, podendo assim aproveitar melhor o seu tempo ao lado da filha, algo que sua antiga rotina profissional não permitia. O apoio do marido foi fundamental para que ela seguisse o caminho do empreendedorismo. Foi então que enxergou no setor de franquias uma oportunidade de conquistar essa autonomia. A escolhida foi a LavPop, marca do Grupo FROTH, que carrega o know-how de 30 anos da 5àsec no Brasil. A lavanderia de autosserviço foi inaugurada em abril de 2025, em Uberlândia, próxima a um hospital universitário e a um centro especializado no tratamento do câncer. “Em minhas pesquisas, conheci a 5àsec, uma marca tradicional e respeitada no franchising brasileiro. E, ao me aprofundar ainda mais, percebi que a LavPop, com um modelo de negócio mais autônomo, era a escolha ideal para iniciar minha trajetória como empreendedora. Com este formato de operação, consigo fazer a gestão à distância e, ao mesmo tempo, me dedicar integralmente à maternidade”, conclui Flaviane.
Mr Cheney
Sandra Sokolovski, 48 anos, é uma experiente profissional com uma sólida trajetória no mercado de varejo. A empresária decidiu mudar de rumo quando percebeu a necessidade de estar mais próxima de sua família, especialmente de seu filho. Com um desejo de conciliar sua vasta experiência com um modelo de negócio mais flexível, ela escolheu o segmento de alimentação e a franquia Mr. Cheney como a oportunidade ideal. Hoje, com quatro unidades em operação, Sandra demonstra como uma escolha bem estudada pode levar ao sucesso: além de analisar fatores como investimento, custo de estoque, margem e giro, ela compreendeu a importância de adaptar o atendimento para conquistar seus clientes. A franquia oferece suporte e produtos de alta qualidade, mas o verdadeiro sucesso vem do entendimento diário das nuances do negócio. Sandra acredita que o empreendedorismo é uma escolha estratégica para mulheres que desejam permanecer ativas no mercado ao mesmo tempo em que acompanham de perto o crescimento dos filhos. Apoiada por seu marido e ao lado de outro casal de sócios, Sandra reforça que uma gestão eficiente depende de processos bem definidos, dedicação e coragem para fazer acontecer. A mudança para o empreendedorismo foi a melhor decisão de sua vida, e ela se sente realizada por ter tido a coragem de seguir esse novo caminho.
Oral Sin
Samella Costa Gonçalves, 31 anos, franqueada da Oral Sin em Brasília, é cirurgiã-dentista e mãe do pequeno Ravi, de 4 anos. Desde o início de sua trajetória, sempre teve o desejo de cuidar das pessoas com autonomia e oferecer atendimento humanizado e de qualidade. Ao empreender, encontrou a oportunidade de unir técnica, acolhimento e propósito em um ambiente criado por ela. Para conciliar a rotina clínica com a gestão do negócio, precisou desenvolver uma forte disciplina e organização, garantindo presença tanto na clínica quanto com a família. Ela respeita seus papéis como mãe, esposa e profissional. Samella conta que empreender a ensinou a ser mais resiliente, determinada e a valorizar cada conquista ao lado da família. A maternidade, por sua vez, trouxe aprendizados que aplica no dia a dia profissional, como paciência, empatia e liderança com amor.
Prepara Cursos
Com dois filhos, a empresária Poliana Ignacio, de 41 anos, revela que o maior desafio da maternidade e a vida como empreendedora é o conflito de estar no negócio e querer ser mãe, de forma integral. Franqueada da Prepara Cursos, marca de cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação do Grupo MoveEdu, desde 2012, Poliana conta que após a maturidade do negócio, alcançada há sete anos, decidiu que era o momento de se tornar mãe. Com a chegada da primeira filha, ela e o marido, Julio Ignacio, tiveram que adaptar a rotina. Na época, os empresários, que já tinham uma escola da rede em Ilha Solteira, no interior de São Paulo, estavam aumentando seus investimentos, abrindo mais uma operação localizada em Jales, também no interior paulista. “Era o momento de desacelerar e focar na maternidade. Quando decidimos abrir mais uma escola, eu me dividia entre as duas unidades e, para seguir com meu sonho de ser mãe, me estabeleci em Jales. Após isso, repassamos a primeira operação e voltamos nossos esforços para a escola jalesense. Logo veio a notícia de que estava grávida. Gabriela nasceu quase dentro da unidade e onde tem passado parte do seu tempo, inclusive com seu crachá de “chefinha em treinamento”. Na segunda gestação, que também foi planejada, já tínhamos mais experiência, mas não foi mais fácil do que a primeira. Sem rede de apoio, pois nossas famílias moram em outra cidade, tivemos que nos apoiar e também contar com a equipe da escola para nos auxiliar nesta fase”, conta Poliana, que reforça a importância de aprender a gerir o negócio à distância em situações como essa e ter pessoas de confiança dentro do negócio.
Rockfeller
Mãe de três filhos e avó de cinco netos, Iara Dietrich, 62 anos, construiu uma carreira sólida na educação como professora de espanhol e morou fora do Brasil. Após anos trabalhando em um ofício herdado do esposo, realizou o sonho de empreender ao abrir uma unidade da Rockfeller, rede de franquias de idiomas. Apesar de ter começado o negócio por necessidade, encontrou na marca uma forma de continuar seu legado na educação, mesmo sem experiência prévia como gestora. A segurança de estar em uma franquia alinhada com seus valores foi essencial para o início da jornada. O apoio da família, especialmente da filha Maria Clara, hoje sua sócia e diretora comercial, foi determinante para o sucesso da escola. Fora do trabalho, Iara valoriza os momentos com os netos e se diverte cozinhando, lendo, tocando piano e jogando com eles.
Royal Face
Iara Rodrigues, 39 anos, é multifranqueada da Royal Face e representa a força eficiente das mães que decidiram romper com a rota previsível do mercado corporativo para construir algo próprio, sem abrir mão da maternidade.
Com uma formação sólida em Administração de Empresas e pós-graduação em Finanças Corporativas, Iara construiu uma carreira na indústria farmacêutica paulistana. Um perfil com foco analítico e olhar de executiva.
Mas tudo mudou com dois acontecimentos: a mudança para o interior de Campinas (SP) com o marido e, cinco anos depois, a descoberta de uma gravidez gemelar. Em plena licença maternidade veio a grande virada de chave: “E se eu não voltar para o corporativo? E se eu criar algo meu?”. Esse desejo virou combustível. Durante a gestação Iara passou a pesquisar com calma sobre o setor de franquias, e sondou as que mais se encaixavam no seu estilo, que lhe daria autonomia e também tempo de qualidade para viver a maternidade que sempre sonhou, e assim investiu em sua primeira unidade na Royal Face, e mesmo durante a gestação acompanhou todo o processo de abertura e liderando toda equipe, atualmente ela possui 4 unidades em operação.
TRATABEM
A TRATABEM, franquia da Rede iGUi, é especializada em serviços de limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos químicos e acessórios para piscinas, ofurôs e saunas. É a única franquia do país com foco exclusivo nessas áreas, consolidando sua presença em diversas regiões do Brasil — inclusive no Rio Grande do Sul. Uma das unidades está localizada em Porto Alegre e é comandada pelas franqueadas Rosana Beatris Rey e Camila Rey Cardoso, que também está à frente da Splash, outra marca da Rede iGUi, na capital gaúcha.
Rosana conheceu a iGUi por meio de um casal que atuava na rede no Maranhão e, encantada com o modelo de negócio, decidiu mudar-se para Paragominas (PA), no início de 2019, para iniciar sua jornada empreendedora. Desde então, sonhava em dividir a gestão da franquia com Camila. No entanto, com o diagnóstico de câncer da mãe de Rosana, os planos precisaram ser adiados. A notícia inesperada trouxe Rosana de volta ao Rio Grande do Sul, com o desejo de se reaproximar da família e, finalmente, realizar o antigo plano: assumir a unidade da TRATABEM em Porto Alegre junto com a filha, em 2021.
5àsec
Franqueada da 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, há 12 anos, Priscila Valadares, de 37 anos, conta que sua gravidez foi planejada e sonhada. Na época, a empresária já tinha duas operações da marca na Bahia e decidiu que era o momento de aumentar a família. A surpresa: sua gestação foi gemelar. “Foi inesperado e sabia que não seria fácil conciliar a vida de mãe de duas bebês com os negócios, porém somente no último mês antes do nascimento das meninas que diminui o ritmo no trabalho. Com uma rede de apoio, após a vinda delas ao mundo, consegui fazer a gestão das lojas à distância e, com o passar do tempo, fui ajustando minha rotina”. Atualmente, as filhas de Priscila estão com cinco anos. Em meados de outubro de 2023, a empresária ampliou seus negócios, com a implantação da LavPop no estado baiano, a segunda marca do Grupo 5àsec.