Dia do Consumidor:  5 dicas para melhorar o prazo de entrega nas vendas on-line

empreendedor logística

Segundo a pesquisa “Dia do Consumidor 2022”, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Opinion Box e a Bornlogic, 42% dos consumidores brasileiros têm intenção de ir às compras neste Dia do Consumidor, 15 de março. Segundo o relatório, 38% dos clientes afirmaram que comprariam on-line pelo site das lojas.

Enquanto isso, o estudo “O que os consumidores esperam de uma entrega perfeita”, realizado pelo Grupo Intelipost — que fornece soluções logísticas para quem vende online — em parceria com o E-commerce Brasil, revelou que 42,2% dos clientes demandam entrega rápida. Neste cenário, Stefan Rehm, CEO da Intelipost, listou 5 dicas para melhorar o prazo de entrega das empresas de vendas online.

Confira:

Uso de softwares de gestão

Ainda segundo o mesmo estudo da Intelipost, 40% dos consumidores brasileiros consideram a confiabilidade de marca o principal fator para uma entrega perfeita. Sendo assim, é fundamental que as empresas implementem mecanismos que proporcionem diferenciais de segurança e eficiência para os clientes.

Entre as principais opções, estão os softwares de gestão que, de acordo com Rehm, proporcionam autonomia para as companhias ao organizar informações e documentos coletados na logística. “O software é fundamental para centralizar as informações e assegurar a integridade delas em um único lugar, sendo possível tomar decisões com base em indicadores logísticos através de dados mais confiáveis”, destaca.

 

Otimizar a oferta de frete

Os consumidores estão mais adaptados às compras online, e por isso, mais exigentes. Além das comparações de preço, os consumidores também estão comparando com mais cuidado os valores cobrados pela entrega.

O mesmo estudo da Intelipost mostrou que para 58,7% das pessoas é melhor comprar com maior antecedência para pagar menos pelo frete. Por isso, elaborar campanhas de frete atrativas podem gerar bons resultados em vendas. Algumas sugestões são a oferta de frete grátis a partir de determinado valor de compra ou para certas categorias de produtos.

Para o CEO, “garantir uma opção de frete econômica – com prazo maior e valor mais baixo – e outra de entrega expressa, com prazos reduzidos e custos mais elevados, já é uma prática comum no mercado e que ajuda bastante para o cumprimento dos prazos oferecidos aos consumidores”.

 

Dispor de diferentes modalidades de entrega

Segundo um outro relatório produzido pela AgileProcess, uma das marcas do Grupo Intelipost, com o crescimento da demanda por entregas rápidas, como por exemplo nos modelos same day e same hour, veículos menores e mais leves têm sido mais utilizados, com destaque para a categoria de Alimentos e Bebidas.

Entre os tipos de veículos mais utilizados para realizar entregas e coletas no e-commerce, motos (65%) e carros (57,5%) são os mais utilizados. Porém, veículos pesados como caminhões ainda representam uma fatia de 45%.

Outras modalidades como pontos de retirada (PUDOs) e a adoção de redes de entregadores terceirizados também têm ganhado força, e já representam 32,5% e 25% das entregas realizadas no e-commerce, segundo o mesmo documento.

Nesse ponto, o especialista reforça que a estratégia de PUDOS (Pick Up & Drop Off) em parceria com comércios e locais estratégicos de grande circulação melhora a experiência do consumidor, que ganha mais autonomia para escolher como gostaria de receber o produto, e também para os comércios, que ganham ao disponibilizar espaço para armazenar mercadorias para a retirada dos consumidores e podem gerar novas vendas com a visita dessas pessoas que estão retirando suas compras ali.

Visibilidade em tempo real

O relatório “5 razões pelas quais você precisa de visibilidade da cadeia de suprimentos”, elaborado pelo Gartner, até o final do ano que vem, 50% das companhias líderes globais terão investido em soluções de real-time visibility para atender as demandas dos consumidores. Uma empresa com visibilidade em tempo real pode ter uma economia de até 20% com custos e acelerar o processo de transporte em até 5%.

Segundo Rehm, tendo visibilidade em tempo real das operações de um e-commerce, é possível tomar decisões mais rápidas e estratégicas, além de otimizar a definição dos índices de desempenho que serão acompanhados em cada operação.

Comunicação com as transportadoras

A cadeia logística é composta por diversas etapas e dentro delas, inúmeros processos envolvendo pessoas e sistemas diferentes. Segundo Rehm, para que a operação tenha um bom desempenho, é fundamental que a companhia tenha uma comunicação com as transportadoras e esteja alinhada com os objetivos da marca.
“Ao utilizar recursos que concentram as informações e que todos os envolvidos tenham acesso quando preciso, como uma ferramenta de gestão de entregas, é possível ter informações atualizadas sobre os status das entregas, dos motoristas, além de relatórios com indicadores logísticos, facilitando as tomadas de decisão e gerando bons resultados para os negócios”, finaliza.

Sobre o Grupo Intelipost – Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess – Startup de roteirização de entregas e coletas para otimização logística – e, Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição -. O grupo, que atende empresas de grande e médio porte, tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.

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