São Paulo (SP), outubro de 2024 – Sinônimo de criatividade, resiliência e capacidade de adaptação, empreender não é apenas uma alternativa, mas uma oportunidade real de transformação de vida. Conhecido como o País do empreendedorismo, o Brasil já soma 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores, de acordo com a nova edição da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023.
E um dos caminhos que facilitam o empreendedorismo é o franchising, que registrou um crescimento nominal de 12,8% no segundo trimestre deste ano frente a igual período de 2023, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita de abril a junho aumentou de R$ 54,253 bilhões para R$ 61,205 bilhões. E no semestre, cresceu ainda mais, 15,8%, passando de R$ 105,107 bilhões para R$ 121,766 bilhões.
Abaixo, conheça histórias de franqueados de diferentes segmentos (Alimentação, Casa e Construção, Educação e Moda) que, por meio do franchising, realizaram o sonho de empreender de forma mais organizada e segura.
5àsec – Leandra Bisi Priante está à frente de 11 operações da maior rede de lavanderias do mundo, a 5àsec. A história empreendedora da profissional teve início após atuar por 15 anos como representante comercial de uma multinacional calçadista na região Norte do país, até sentir que era a hora de novos desafios. Ela conta que a oportunidade de juntar sua experiência com a vontade de empreender de forma planejada foi o pontapé para entrar no segmento de franquias. Para isso, escolheu a 5àsec por ser admiradora e cliente da marca, e por identificar espaço de crescimento no mercado em Belém, capital do Pará. Hoje, a franqueada é exemplo e case de sucesso na rede que conta com mais de 550 pontos de venda. Segundo a empresária, vários desafios e adversidades fizeram parte de sua trajetória, mas foram de grande importância para o crescimento e amadurecimento empresarial. “Já senti preconceito sendo uma mulher empreendedora. Porém, sempre respondi com conhecimento, firmeza e educação. Ouvi muitas vezes que herdei o negócio ou que tinha um sócio por trás, e até mesmo que um homem havia iniciado a operação. Para as mulheres que desejam ser empreendedoras, afirmo que temos que garantir a ocupação de mais postos de trabalho e, para isso, é importante que incentivemos políticas afirmativas sobre o tema. Precisamos nos apoiar e, sobretudo, nunca duvidar da nossa capacidade”, comenta.
Água Doce Sabores do Brasil – diretora regional de uma empresa varejista, Sueli Souza, não tinha pretensão de administrar um negócio próprio. Ao conhecer a atual sócia, Angela Esteves, em um curso de MBA na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, descobriu sobre a marca Água Doce Sabores do Brasil e sua culinária. Com a amizade fluindo, Angela a convidou para investir em uma operação da rede de franquias. No começo, segundo Sueli, o objetivo era só ter um investimento e independência financeira, aliando o negócio ao trabalho onde atuava como contratada. Foi então que as duas abriram a Água Doce de Jaú, também no estado paulista, em 2010. Em um golpe do destino, e empreendedora precisava de uma ajuda no restaurante e recorreu à Sueli, que prestou o apoio durante o funcionamento da casa. A partir deste dia, a empresária não saiu mais de dentro da operação. Pediu demissão da empresa varejista em que atuava e decidiu se dedicar 100% ao negócio, que após seis meses de sua dedicação, teve crescimento positivo, chamando atenção da franqueadora, que sugeriu a abertura do segundo restaurante, localizado em Limeira. Em 2016, as duas inauguravam a unidade, sendo uma das poucas dentro da rede a ter mais de uma operação. “Nunca pensei que iria viver para o meu negócio. No início, a intenção era ter um investimento que me proporcionasse a independência financeira. Hoje, não me vejo sem a Água Doce, que me proporcionou o que eu almejava e me deu um propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional”, finaliza a franqueada.
Café Cultura – flexibilidade de horário que possibilidade maior disponibilidade para se dedicar à família. Estes são os principais motivos que levaram Caroline Dalago Cruz a empreender. Radicada na capital paulista, aos 40 anos, ela é formada em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com passagens por instituições financeiras como os bancos Itaú e Safra, além do Fundo Pátria Investimentos, foi na Petz – empresa onde atuou por nove anos nas áreas de planejamento estratégico e financeiro – que sua vida deu a guinada. Ali, ela conheceu aquele que seria seu marido e pai de seus três filhos, Rodrigo Cruz. Com o nascimento do caçula, que demandava cuidados especiais, decidiu deixar o emprego de carteira assinada, mas o “ser apenas mãe” a incomodava já que a ideia era “se manter ativa”. Apaixonada pelo varejo, setor no qual segundo ela mesma “consegue enxergar o todo, do micro ao macro”, abrir um negócio foi uma ideia que amadureceu aos poucos. A opção por empreender com uma franquia do Café Cultura se deu por conta do conhecimento de longa data da Marca, já que ambas nasceram na capital catarinense. Hoje, ela é franqueada da recém-inaugurada flagship da Rede na capital paulista, localizada no bairro de Moema.
Calçados Bibi – Márcia Majowski, franqueada da Bibi em Londrina, no Paraná, é um case de sucesso da rede como empreendedora. Para aumentar a lucratividade do seu negócio, a empresário investiu em um dos serviços desenvolvidos pela franqueadora, e obteve bons resultados. Com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores, a Calçados Bibi desenvolveu um projeto voltado para pais de crianças que têm uma rotina atribulada, sem tempo livre para visitar as lojas em diferentes shopping centers. Pensando nisso, por meio do projeto “Bibi em casa”, a marca visa trazer mais uma opção aos consumidores, que agora podem pedir, receber e provar os itens no conforto da própria casa. Assim, a loja envia o catálogo com as opções para o cliente escolher. Em seguida, as colaboradoras da unidade preparam uma malinha da Bibi e entregam na residência, contendo o kit experiência com tatuagens exclusivas e balões, além dos calçados escolhidos para o cliente experimentar. Essa iniciativa é feita sem nenhum custo adicional e tem o prazo de 24 horas para a devolução dos produtos. Ela conta que 15% a 20% do faturamento mensal da unidade advém deste tipo de serviço oferecido pela Bibi. “Hoje, temos uma cartela de clientes que efetuam compras apenas utilizando o Bibi em casa. Eles não abrem mão da praticidade e do conforto de poder experimentar no próprio lar, visto que muitas famílias, por conta da correria do dia a dia, não conseguem ir até o shopping. Além disso, outra vantagem é poder ver, inclusive, quais opções mais combinam com determinas roupas dos pequenos. Gradualmente, conhecemos também o gosto de cada um e montamos algumas malas personalizadas com curadoria e opções que tenham sinergia com os demais calçados já adquiridos, criando uma relação de proximidade e melhorando tanto a experiência quanto a jornada de compra”, finaliza.
Divino Fogão – Antônio Augusto (Lico), franqueado do Divino Fogão, era consultor do Sebrae em São Paulo, quando recebeu uma oportunidade na mesma área em Rondônia, região Norte do Brasil, e se mudou para lá. O empresário está na região há 23 anos. Atualmente, ele possui dois restaurantes da franquia e é multifranqueado de três redes de fast food, além de possuir duas marcas próprias, que se chamam Caboquinho e Casa Gourmet. Ao todo, Antônio conta com quase 30 pontos de vendas. As lojas estão localizadas em Rio Branco, no Acre, e em Manaus, no Amazonas. A oportunidade de investir no Divino Fogão surgiu, pois o empresário tinha dois pontos nos melhores shoppings de Manaus, no Amazonas Shopping e Shopping Manauara, com um negócio de batata recheada. Por ser um produto quente, acabava não performando bem na região. Com isso, percebeu que em Manaus era oportuno uma alimentação self-service de sabor e qualidade incomparável, logo o Divino Fogão foi o escolhido. Nascido em São Paulo, o empresário já admirava a marca. Em franquia, a sinergia com o franqueador também conta muito. O primeiro contato com o Reinaldo Varela, presidente da rede, e sua equipe mostrou ainda mais que estava fechando uma parceria não só com a marca certa, mas principalmente com pessoa coesa. Até o fim de 2024, o franqueado espera crescer até 10% em relação ao ano anterior.
Ensina Mais Turma da Mônica – Bárbara Letícia Basso é franqueada da Ensina Mais Turma da Mônica, além de jornalista e pedagoga de formação. Líder de revendas de cosméticos em Ijuí, no Rio Grande do Sul, Bárbara trabalhou em escolas particulares por anos após se dedicar a ser mãe de forma integral. “Me formei em Jornalismo, mas me encontrei profissionalmente quando cursei Pedagogia. Já dei aulas particulares e, durante a pandemia, fui amadurecendo a ideia de tirar um sonho da gaveta, que era ter uma escola da Ensina Mais Turma da Mônica. Sou franqueada desde 2021 e resolvi investir no segmento de franchising por ser um negócio confiável e com metodologia já testada, além de ser uma empresa reconhecida no mercado”, comenta. Para o futuro, Bárbara conta que planeja levar sua unidade além. “Tenho uma escola, participo do Conselho de Franqueados e auxílio na expansão para o Rio Grande do Sul. Pretendo ganhar mais prêmios dentro da franqueadora pela performance da minha operação, expandir e seguir buscando possíveis investidores para o Estado”, finaliza.
Microlins – Rivaldo Guedes é franqueado da Microlins desde 2001 e reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil. Com 47 escolas entre os estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário é responsável por uma cartela de 15 mil alunos e por mais de 500 funcionários. Sua trajetória com a empresa se deu por uma necessidade e solução para o caminho profissional. “Naquela época, conheci a marca pelos comerciais em programas televisivos e após seis meses abri a primeira escola em Colatina, no interior do Espírito Santo, onde moro atualmente. Meu caminho como multifranqueado começou pelo sucesso da operação, que passou a ser referência para outros investidores que tinham interesse em ingressar na rede. A partir disso, recebi o convite para me tornar parceiro de outras unidades e iniciar a expansão para o Sul e Oeste da Bahia. Após as conquistas como gestor, veio o próximo passo: iniciar meu próprio projeto de expansão. De lá para cá, a cada ano fomos ampliando nossa atuação, estando presente em diferentes perfis de cidades, desde grandes centros até as interioranas”, conta o empresário. Para trilhar o caminho e se tornar uma referência como multifranqueado, Rivaldo encontrou nos consultores das escolas a ajuda que precisava para abrir novas operações, fazendo com que se tornassem parceiros de negócio e sócios na empreitada. Nos próximos dois anos, o empresário estima ter um grupo de 60 escolas Microlins em funcionamento.
Mr. Cheney – aos 46 anos, Felipe, engenheiro, e seu pai, Amaury, economista de 74 anos, encontraram no empreendedorismo a realização de um antigo sonho e uma nova fonte de renda. Juntos, decidiram trazer para Campinas a renomada marca de cookies Mr. Cheney, que já conheciam de São Paulo. Desde a inauguração, enfrentaram desafios típicos do setor, como a escolha estratégica do ponto, contratação da equipe e implantação de um projeto arquitetônico, tudo isso sem qualquer experiência anterior no varejo ou em shopping centers. “Trabalhar com meu pai é uma experiência enriquecedora. Temos nossas discordâncias, mas o respeito e a colaboração sempre prevalecem”, afirma Felipe. O empreendedorismo não apenas fortaleceu o vínculo familiar, mas também trouxe a ambos uma imersão em novas áreas de conhecimento, como gestão de pessoas e operação de negócios. Felipe acredita que a combinação das experiências de vida e profissionais diferentes entre ele e seu pai é um dos fatores que têm contribuído para o sucesso do empreendimento. Para eles, o Dia do Empreendedor celebra não só conquistas, mas o poder de transformar sonhos em realidade e criar histórias de sucesso compartilhadas.
Milon – Ana Carolina Andrioli, trabalhava na administração de um shopping e assumiu a primeira franquia do setor de alimentação em 2017. Como o marido, que é engenheiro, viajava muito a trabalho, o intuito era ter o negócio próprio na cidade natal do casal, em Bauru, no interior de São Paulo, e o franchising se tornou a opção mais atrativa, pois oferecia suporte e segurança aos novos empresários. Hoje, a franqueada conta com dois pontos de venda da Milon e dois restaurantes em shoppings no município bauruense. “Sempre foi um desejo expandir os negócios, já sabíamos que o franchising era o portal para isso e estávamos abertos a novas oportunidades, estudando, conhecendo operações e ouvindo propostas. Neste meio tempo, surgiu a chance de partirmos para o ramo de vestuário infantil e foi uma grata surpresa. Nessa fase, fomos premiados entre as 10 melhores franquias com a rede de alimentação que atuamos, com maior crescimento no primeiro ano e destaque em treinamento na Milon. Apesar das duas operações que iniciamos serem de repasse, ambas estavam redondas e já era hora de termos novos negócios. Por isso, acabamos expandindo com abertura de mais uma loja de cada uma das marcas. Ressalto que o crescimento ordenado é muito importante para quem deseja se tornar um multifranqueado, com a criação de um backoffice com profissionais de administrativo, financeiro e RH de acordo com a necessidade de cada mercado”, destaca.
Oral Sin – Vanessa Copetti, 30 anos, é uma dentista com uma carreira consolidada, que encontrou no franchising o caminho para realizar suas ambições profissionais. Com uma visão ampla do setor, ela decidiu empreender e abriu sua primeira clínica da Oral Sin, uma das principais redes de implantes do país. Apesar dos desafios iniciais, Vanessa sempre contou com pessoas qualificadas ao seu lado, o que acelerou seu sucesso. Hoje, ela administra cinco unidades da clínica, equilibrando sua vida profissional com a maternidade, graças a processos bem estruturados e uma equipe eficiente. Seu desempenho a levou a se tornar conselheira de Gestão e Faturamento da rede, onde compartilha boas práticas e auxilia nas decisões estratégicas.
Peça Rara Brechó – “Cheguei ao Peça Rara em um momento de vontade de mudança de curso na minha vida profissional e pessoal. Durante a licença maternidade eu pensava qual poderia ser meu novo caminho que atrelasse um propósito com moda, que sempre foi a minha área. Vi um anúncio da rede de franquias do Peça Rara e depois notei que uma amiga de longa data, dona da unidade de Pinheiros, em São Paulo, conhecia os donos da rede. Ela então me ajudou a embarcar no negócio e eu me encantei”, anuncia a franqueada Débora Jaques. Débora já costumava frequentar e comprar em brechós fora do país. Apesar de se identificar com o conceito de second hand, as opções no Brasil não eram atrativas como experiência de compra, até se encantarem com a proposta e o segmento da moda circular do Peça Rara. “A marca para mim é um pedaço do que pode ser feito para a consolidação do mercado de uso de segunda mão no Brasil. É dar vida ao que está esquecido. Eu espero conseguir cativar mais pessoas a ingressar nesse universo da moda circular”. Por outro lado, Patrícia Todeschini abriu a primeira franquia do Peça Rara Brechó em Porto Alegre, no bairro de Cidade Baixa. Quando Débora resolveu abrir sua unidade, entrou em contato com Patrícia propondo uma conversa para “trocarem figurinhas”. A conexão foi tão rápida, que em 15 dias se tornaram sócias, escolheram o ponto e assinaram o contrato. A loja fica no bairro de Moinhos de Vento, também em Porto Alegre. A rede de franquias Peça Rara, fundada há 17 anos em Brasília por Bruna Vasconi, fundadora e CEO da marca, é uma das principais marcas do segmento second hand (uso de segunda mão), com mais de 180 lojas comercializadas pelo país.
Prepara Cursos – o empresário Thiago Souto é um exemplo de sucesso em administrar mais de uma operação da Prepara Cursos. Com seis escolas situadas no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba, o franqueado conheceu a marca depois de ingressar como colaborador em uma escola. Após passar por diversos cargos e por influência de outro empresário da rede, decidiu abrir sua primeira unidade da Prepara Cursos em 2013. “Ao implantar a segunda escola, identifiquei oportunidades e vantagens em ter um grupo de franquias do mesmo segmento. Por meio de repasse, me tornei responsável por quatro operações e iniciei do zero duas unidades. Preferi focar na região onde moro, que é Pernambuco, e em estados próximos. Dessa forma, criei uma logística para conseguir administrar os negócios de perto. Além disso, otimizei custos, como investimento em ações de marketing digital, e ampliei o alcance dos cursos da marca para diferentes bairros, permitindo migrar alunos entre as escolas. Atualmente, temos quase 3 mil estudantes matriculados e quero proporcionar aos adolescentes e adultos possibilidades para vislumbrarem um futuro de sucesso no ambiente corporativo, dando como exemplo minha própria trajetória profissional e mostrando que é possível começar de baixo e alcançar o topo com dedicação e empenho”, finaliza.
Rede iGUi – Com o portfólio completo da Rede iGUi marcando sua história, Itamar Ferreira de Lima, 55, é franqueado de três operações da TRATABEM – franquia da Rede iGUi, especializada em serviços, manutenção, limpeza, tratamento e acessórios para todos os tipos de piscinas -, além de uma unidade da iGUi e uma Splash Piscinas (outra marca da Rede). Tudo começou em 2017, quando Itamar enfrentava dificuldades financeiras significativas. Nesse período, conheceu um profissional que já trabalhava na franqueadora, o que o levou à oportunidade de se tornar franqueado da iGUi Sorriso, no Mato Grosso (MT). No início da pandemia, em 2020, o empresário recebeu outra oportunidade: abrir uma franquia da Splash. Desta vez, ele contou com a ajuda de seu filho Matheus Dias de Lima, 29, engenheiro recém-formado na época, que entrou no empreendedorismo para administrar as duas empresas com o pai. Com a alta na procura por piscinas e serviços de manutenção de piscinas na região, pai e filho se desafiaram e abriram duas unidades da franquia TRATABEM e a terceira em 2022, localizadas nas cidades de Ipiranga do Norte, Vera (também mato-grossenses) e Sorriso. Atualmente, Itamar conta com o apoio de sua esposa Rosineide Maria de Lima e de Matheus, que gerenciam uma loja iGUi Conceito, uma Splash e três lojas TRATABEM. Matheus desempenha um papel crucial, cuidando das finanças, ajudando na parte comercial e em projetos das piscinas UNLIMITED (escritório de arquitetura exclusivo das lojas iGUi).
Rockfeller – aos 62 anos, avó de cinco netos, Iara equilibra com maestria a vida pessoal e profissional. Inicialmente, construiu sua carreira como professora de espanhol, mas sempre cultivou o sonho de ter seu próprio negócio. Esse desejo se concretizou quando, ao lado de sua filha mais velha, Maria Clara, ela abriu uma franquia da Rockfeller, renomada rede de escolas de idiomas. Iara e Maria Clara, que atua como sócia e diretora comercial, consolidaram a escola com uma forte identidade de qualidade e seriedade. “Trabalhar com minha filha é uma experiência gratificante, pois podemos unir nossas habilidades para fazer o negócio crescer”, diz Iara. O empreendedorismo não apenas permitiu que Iara realizasse seu sonho, mas também proporcionou a ela a oportunidade de fortalecer os laços familiares. Além da rotina de trabalho, ela valoriza os momentos com os netos, especialmente cozinhando e tocando piano juntos. Para Iara, o Dia do Empreendedor celebra a força de quem, assim como ela, busca realizar sonhos e deixar um legado que une gerações por meio do trabalho e da dedicação.
Royal Face – Débora França, 35 anos, é um exemplo de garra e determinação. Em 2021, recebeu a proposta de implantar e gerenciar uma unidade da franquia Royal Face em Mossoró, conciliando o desafio com a maternidade do filho Davi, de 6 anos na época. Com uma trajetória profissional marcada pela proatividade e capacidade de entrega, Débora assumiu a oportunidade de se tornar franqueada da nova unidade. Mesmo com a responsabilidade familiar, se dedicou intensamente dia e noite estudando sobre a empresa e como levá-la ao sucesso. A unidade foi inaugurada com sucesso e rapidamente se tornou referência no mercado local. Hoje, Débora é uma empresária de destaque em Mossoró, mostrando como esforço e determinação transformam desafios em vitórias, e a Royal Face faz parte de sua história de sucesso como empreendedora “Somos especialistas em harmonização facial, mas mais do que isso, somos idealizadores, sonhadores e realizadores” finalizou.