Dia do livro: confira 24 livros indicados por empreendedores

dia do livro

Pelo Dia Nacional do Livro, empreendedores indicam diferentes publicações com foco
no empreendedorismo e no desenvolvimento profissional

Apesar de muitas vezes ser considerado apenas um entretenimento, muitos livros abordam questões importantes sobre empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Para incentivar o hábito da leitura, no próximo dia 29 é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 em comemoração a transferência da Real Biblioteca para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Para ajudar interessados em crescer profissionalmente, reunimos algumas dicas de diretores, empreendedores e CEO de 24 empresas que podem contribuir no dia a dia. Confira a lista:

1 . O Lado Difícil das Situações Difíceis – Autor: Ben Horowitz
Indicado por Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, o livro trata de experiências
reais baseadas em momentos difíceis, tomada de decisões duras, mas que são
importantes para o negócio. A obra mostra que nenhum problema é igual ao outro, mas
as angústias, dúvidas e espinhos são comuns em toda jornada de negócios.

2. Como Chegar ao Sim: Como Negociar Acordos Sem Fazer Concessões
Autores: Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton.
Indicação de Tania Gomes, Diretora de Inovação do  Ibrawork , o livro dá algumas dicas
importantes sobre como concentrar-se mais nos interesses do que nas posições, criando
assim opções positivas para as duas partes, além de mostrar a importância de separar
pessoas e problemas, o que facilita muito a compreensão de quais são os pontos de
conflito e como evitá-los.

3. Sonho grande: Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira
revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo
Indicado por Rodrigo Petroni, CEO e fundador da UPM2, o livro ensina que na jornada
empresarial, temos que correr risco o tempo todo e as pessoas que se dispõem a correr
risco devem ser valorizadas. Além de mostrar a lição mais importante, que é sonhar
grande e o sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.

4. Experiência do cliente: Na teoria e muita prática – Coordenação: Bruno
Guimarães e Christiano Bem
Indicado por Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, é o primeiro livro
de Customer Experience do Brasil. A obra traz uma visão abrangente com diferentes
desafios, experiências, soluções e cases de implementação da experiência do cliente nas
organizações, a partir do know how de 35 especialistas referências no mercado de CX.

5. Capital Relacional: A estratégia de resultados da nova economia – Autor:
Roberto Tranjan
Indicado por Pamela Paz, CEO do Grupo John Richard, o livro propõe que pessoas,
negócios e mercados resgatem a razão de ser da sua existência, para trilhar um caminho
sólido e bem-sucedido rumo ao crescimento.

6. Guga, Um Brasileiro – Autor: Gustavo Kuerten
Indicado por Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, a obra relata todas as
passagens mais marcantes da vida do tenista Guga. Embora conectados ao esporte, o
livro remete a diversos aspectos que podem se relacionar com o empreendedorismo,
destacando que a necessidade de se superar a cada instante faz com que nos dediquemos
diariamente, a fim de superar todos os nossos desafios e enfrentar as adversidades
constantes da vida.

7. Empreendedoras de Alta Performance – Coordenação: Andréia Roma, Janine
Brito e Katharine Bernardes
Indicado por Jefferson Araújo, CEO da  Showkase , o livro vem se tornando referência
ao compartilhar as histórias da atuação de mulheres na cidade em que vivem. Ao todo,
são 29 líderes, dos mais diversos segmentos, que representam o modo feminino de
empreender.

8. Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro – Autor: Mauro Halfeld
Indicado por Samir Iásbeck, CEO e Fundador da  Qranio , o livro dá dicas de como
administrar melhor o dinheiro e como ele pode se multiplicar com o passar do tempo.
Com uma abordagem objetiva e didática, ele fala de questões como os melhores
caminhos para o orçamento pessoal, a compra de imóveis e os investimentos
financeiros.

9. O Catador de Sonhos – Autor: Geraldo Rufino
Indicado por Mateus Vicente, CEO e fundador do  MaisMei , o livro mostra que trabalhar
com o espírito e a mente é a fórmula do sucesso que Rufino conseguiu desenvolver.
Ensinou também enxergar oportunidades em cenários diversificados, não se deixar
abalar pelas crises e manter a credibilidade em momentos críticos.

10. A morte é um dia que vale a pena viver – Autora: Ana Claudia Quintana
Arantes
Indicado por Guiarruda, CEO da  Vertown , o livro aborda o “fim” sob um ângulo
diferente. Para a autora, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a
possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso
tempo da maneira que gostaríamos.
11. Nada Easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade
para levar minha empresa a 35 países em 4 anos – Autor: Tallis Gomes
Indicado por Vinicius Callegari Co-fundador da  GaussFleet , a obra retrata o cenário
empreendedor no Brasil. Muito interessante para quem está pensando em abrir um novo
negócio ou precisando aprimorar sua veia empreendedora.

12. Do mil ao milhão – Autor: Thiago Nigro
Indicado por Carla B. Schork, Diretora de Novos Negócios  Texneo , o livro mostra que a
riqueza é possível para todos, basta estar disposto a aprender e se dedicar.

13. Pense simples – Autor: Gustavo Caetano
Indicado por Mateus Magno, CEO da  Sambatech , o livro mostra que, ao contrário do
que se imagina, inovar é simples. A obra ensina como o fracasso pode moldar a
mentalidade para o sucesso, a lógica da simplicidade para estimular a inovação e,
principalmente, a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial
inovador.

14. Avalie o que importa – Autor: John Doerr
Indicado por Thiago Campaz, CEO do  VExpenses , a obra é ideal para o empreendedor
que deseja criar um modelo simples e eficiente de definição e mensuração de Objetivos
e Resultados-chaves (OKRs)

15. Persuasão: Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida
pessoal e profissional – Autor: Maytê Carvalho
Indicado por Camila Florentino, CEO da Celebrar, o livro ajuda as pessoas a se
comunicarem melhor, ter mais protagonismo, voz ativa e a capacidade de influenciar as
tomadas de decisões.

16. Vendedor bonzinho não fica rico: Os quatro princípios sobre como ganhar
dinheiro com vendas – Autor Thiago Concer
Indicado por Gustavo Mota, CEO da Sales Clube, o livro aponta os fatores e as razões
que influenciam o sucesso na área de vendas.

17. Feedback corporativo – como saber se está indo bem – Autor: Simoni Missei
Indicado por Gustavo Malavota, sócio-diretor da  SalesFarm , o livro vai mostrar como
um feedback pode ser eficiente e enriquecedor para as empresas e funcionários e como
eles devem agir em caso de retornos positivos ou construtivos.

18. Os Eleitos – Autor: Tom Wolfe
Indicado por Paulo Castro, CEO do  Contbank , o livro é uma biografia que conta a
história de pilotos envolvidos em experiências de foguetes americanos no pós-guerra e
documenta as histórias dos primeiros astronautas do Projeto Mercury, primeiro projeto
tripulado de exploração espacial feito pela NASA.

19. Alta Performance em Vendas: Como fazer amigos & Influenciar Clientes Para
Aumentar Suas Vendas – Autores: Dale Carnegie, J. Oliver Crom e Michael Crom
Indicado por Rafael Gianesini, CEO e co-fundador da Cidadania4u, o livro é um
clássico na área comercial e desmistifica o processo de vendas com dicas que vão desde
a prática até psicológicas, como o motivo por trás do interesse no produto.
20. Psicologia financeira – Autor: Morgan Housel
Indicado por Pedro Santiago, CEO e co-fundador da Idez, o livro apresenta casos de
sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças,
oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca da
felicidade.

21. Gestão do Amanhã – Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Indicado por Daniel Kroin, CEO e co-fundador da DIWE, o livro apresenta conceitos de
alto impacto como a criação dos motores de crescimento que são basicamente como
estamos atentos para o futuro e nos transformando para uma nova economia.

22. Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar
equipes e manter o foco em resultados – Autor: Andrew S. Grove Indicação de Jota
Baptista, CMO e Sócio da  Vivalisto , a obra traz ensinamentos sobre como criar e
manter uma empresa e insights práticos de como gerenciar negócios e conquistar
desempenho e performance. O livro foi escrito por Andrew Grove, que foi CEO da
Intel.
23. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção – Autores: Reed
Hastings e Erin Meyer Indicado por André Brandão, CEO da  Medictalks , o livro traz
detalhes da cultura criada pela Netflix, como o negócio atingiu o sucesso e também os
principais ensinamentos a respeito de gestão de pessoas e liderança.

24. Liminal Thinking – Autor: David Gray Indicado por Daniel Guedes, Co-founder e
CEO da  Socii Law , o livro busca simplificar a vida das pessoas, trazendo imagens e
pensamentos visuais e explicando como o Pensamento Liminal – Liminal Thinking em
tradução livre – pode ajudar os seres humanos a encontrarem oportunidades por trás das
suas crenças. A obra é uma ótima indicação para líderes de diferentes departamentos e
profissionais da área de design.

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