Para o diretor de comunicação e operações da administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas, Ângelo Vieira, existem situações preocupantes e nessa entrevista ele dá dicas para aumentar as vendas.
1 – Quais os erros mais comuns no varejo?
Muitas vezes entro em estabelecimentos variados, muito bem localizados e com uma proposta teoricamente interessante, contudo, me espanto com uma realidade de total desorganização de produtos, comunicação falha e atendimento inadequado. É importante ter em mente que isso impactará diretamente nos resultados de vendas.
2 – O que pode ser mudado?
Uma boa exposição e organização de produtos em um estabelecimento, de forma ordenada e com fácil identificação das categorias, conquista os consumidores e ajuda na fidelização. São muitos os detalhes que devem ser pontos de atenções, é preciso conhecimento, que vai desde a disposição de produtos, até mesmo a legislação relacionada ao tipo de estabelecimento. Nas farmácias, por exemplo, existe uma série de limitações.
3 – E como as farmácias podem fugir destas limitações?
Um ponto é o posicionamento estratégico de produtos focos, ou seja, os produtos que levam os consumidores ao estabelecimento devem geralmente ser expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada da loja. Isso estimula o cliente a circular e conhecer outros itens ofertados no caminho. É importante também dar visibilidade às embalagens e preços. Organize a exposição de produtos de forma padronizada, com o melhor lado da embalagem para frente, ou seja, voltado para a visão do cliente. Com os nomes e as marcas bem visíveis. Também é importante checar se os preços estão posicionados abaixo dos produtos corretos.
4 – Quais as dicas para organizar a loja?
Fazer a organização por demanda e tamanho de embalagem. Agrupe as subcategorias e os sabores em ordem crescente de demanda, ou seja, coloque primeiro na visão do cliente os itens que vendem mais. Além disto, uma dica é posicionar as embalagens menores nas prateleiras que estão na altura do quadril e as maiores nos expositores mais baixos. Os produtos da mesma categoria devem estar sempre juntos – evite o vai-e-vem do consumidor, com os itens da mesma categoria separados em diferentes prateleiras. Coloque esses produtos juntos para que se possa optar pelo que melhor atende à necessidade naquele momento.
5 – Existem outras possibilidades para facilitar a venda?
Expor os produtos de alto giro em uma altura abaixo do joelho do cliente ou atrás de balcões de vidro pode desestimular a compra pelo consumidor. Dar destaque para esses produtos é fundamental para o resultado de vendas. Evite reservar grandes espaços nas gôndolas para os produtos de baixo giro. É preciso se preocupar com a facilidade para o consumidor encontrar um produto, certifique-se que a sinalização está clara para agilizar a procura do produto na loja pelo cliente. E treine a equipe para sempre orientar de forma correta
Outro ponto é a quantidade insuficiente de itens. Evite deixar apenas uma embalagem de cada produto exposto na gôndola. Isso dá a impressão que o produto está acabando ou saindo de linha. Manter o mobiliário da loja bem abastecido é fundamental .
6 – As promoções são boas estratégias?
As promoções devem ocorrer sem exageros. É sempre bom evitar o excesso de ilhas promocionais. Use a estratégia de forma objetiva. Certamente é mais assertivo investir em uma ação bem desenhada do que fazer várias para tentar acertar o que pode dar certo. Isso gera certa confusão na cabeça do consumidor, que não sabe no que realmente deve prestar atenção . Por isso as promoções e ofertas precisam estar precificadas com todas as informações visíveis ao consumidor.
7 – Mais algumas dicas para atrair e motivar a compra?
Cuidar da limpeza das embalagens e mobiliário, assim como da frente da loja, balcões e do chão é fundamental para garantir um visual agradável no ponto de venda. As vitrines e pontas de gôndola são os locais mais atrativos para exposição de produtos, então uma dica é utilizar esse espaço para colocar lançamentos e ofertas sazonais relacionadas com as datas comemorativas.
Instale luminárias de qualidade que valorize a exposição dos produtos na e melhore a experiência de compra do consumidor. Se quiser chamar a atenção da população que circula pela calçada, uma loja escura certamente terá o efeito contrário.
8 – Os vendedores são peças fundamentais, quais as orientações?
A capacitação de colaboradores é fundamental para manter a organização e abastecimento da loja. É papel da equipe arrumar as prateleiras e sempre repor os produtos quando necessário. Isso ajuda a evitar que o produto não esteja na prateleira quando o consumidor procurar. Muitos gestores se preocupam apenas com as estratégias de preços, mas uma equipe motivada e preparada também são fundamentais para garantir a prosperidade do negócio.