Os brasileiros têm usado o e-commerce como uma ferramenta para comprar produtos com descontos. Neste ano, 17% afirmaram que realizaram alguma compra no canal, sendo que, desses, 35% explicam que o fato de ter o preço mais competitivo é um dos atrativos.
A facilidade em comparar preços também é atrativo para 30% dos usuários do e-commerce e 18% afirmam que compram na internet por praticidade. Os dados são do estudo “Closer”, da Kantar Worldpanel.
Dos 83% que disseram não ter realizado compras no e-commerce no último ano, 39% não possuem internet e 27% não confiam o suficiente para passar os dados do cartão de crédito.
O pequeno varejo também teve crescimento dentro do mercado consumidor. Neste ano, são 2,4 milhões de novos lares consumidores do canal. Além disso, a penetração desse segmento nos lares brasileiros, que era de 70%, no segundo trimestre de 2010, passou para 75% no mesmo período deste ano.
Tecnologia
Os brasileiros também têm consumido mais produtos relacionados às telecomunicações. Comparando segundo quadrimestre de 2011 com o do ano anterior, houve crescimento de 35% na aquisição de TV por assinatura, de 25% na banda larga e de 20% nos combos, que agregam os serviços de TV, banda larga e telefone fixo. Isolada, a aquisição de telefone fixo teve queda de 5%.
Também houve aumento de 73% na aquisição de smartphones para conectividade fora do lar. Atualmente, 70% dos proprietários desse tipo de aparelho navegam na internet, 32% usam programas de mensagens instantâneas, 30% enviam ou recebem e-mails e 23% fazem downloads.
Mesmo com a inserção dos smartphones na vida do brasileiros, apenas 14% dos que possuem o aparelho utilizam os recursos oferecidos por ele.