Empresas internacionais, de diferentes países e de diferentes segmentos empresariais, em maior número de base tecnológica, inovadoras e escaláveis em produção e rentabilidade, olham no momento com lentes de aumento para o Brasil. Diante dos seus olhos está um país que tem um mercado de mais de 200 milhões de pessoas e cerca de 20 milhões de empresas ativas. Só esses números são suficientes para animar uma empresa a investir num mercado deste tamanho, tendo grandes chances de acerto e boas perspectivas de crescimento.
Esse é o tema principal da edição de maio da Revista Empreendedor. Como exemplo dessa entrada internacional no país, mostramos em detalhes de estratégias e metas da multinacional italiana Zucchetti, líder mundial na produção de softwares de gestão empresarial, que recarrega suas baterias para abocanhar uma maior fatia do mercado brasileiro.
A qualidade da mão de obra brasileira é também um forte atrativo de empresas internacionais. Mas neste tema ergue-se um grande obstáculo, a ser superado, que também abordamos nessa edição. O Brasil forma por ano hoje cerca de 46 mil novos profissionais para trabalhar em empresas tecnológicas. A partir de 2024 esta necessidade anual será de 70 mil profissionais.
Mais empresas internacionais de base tecnológica no Brasil vão estimular a formação de mais mão obra especializada e o surgimento de novas soluções que vão beneficiar as pessoas, de diferentes formas, no dia a dia.
Boa leitura e bons negócios!