A empreendedora carioca Beatriz Scher (foto em destaque) é fundadora por trás do Instagram e da loja virtual Biabética, onde compartilha dicas sobre a doença e comercializa produtos personalizados para diabéticos
Com mais de 16 milhões de pessoas com diabetes, o Brasil é o 5º país com mais incidência da doença no mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ainda de acordo com a instituição, esse número pode chegar a 21,5 milhões de pessoas até 2030. Aos 6 anos de idade, Beatriz Scher descobriu que fazia parte dessa estatística quando foi diagnosticada com diabetes tipo 1. Apesar do apoio familiar, um dos maiores desafios da carioca sempre acerca de encontrar informações sobre a condição que enfrentava. Sem diabéticos na família ou no círculo de amigos, Scher não tinha acesso a comunidades onde outras pessoas com a condição pudessem trocar experiências e compartilhar suas vivências com ela. Foi diante dessa necessidade pessoal que nasceu o @biabética, que transformou a carioca em uma influencer em prol da conscientização da diabetes – doença que ganha destaque nesse mês de novembro.
Desde 2017, a comunidade ganhou tração para se tornar, inclusive, um negócio rentável de produtos personalizados para diabéticos, com adesivos de bombas de glicose e outros acessórios com objetivo de facilitar e trazer leveza ao dia a dia dos brasileiros com a condição. E o que começou com um investimento inicial de R$ 500,00 na impressão de alguns adesivos, e que chegou a faturar R$ 250 mil em 2022, recentemente fechou o ano de 2023 com faturamento de R$ 400 mil.
“Em 2015 comecei no Instagram como influencer sobre diabetes porque não achava informações suficientes online em português e queria encontrar outras pessoas com a doença. A ideia no início era conscientizar pessoas que não tinham diabetes, queria explicar sobre a minha condição para os leigos, mas depois consegui atrair milhares de diabéticos para a comunidade”, relata a jovem empreendedora de 30 anos, que hoje acumula mais de 50 mil seguidores na rede social.
Beatriz nunca enfrentou questões de vergonha ou dificuldades familiares para lidar com a diabetes. Nunca teve problema em usar biquinis com bombinha de insulina a mostra ou de se sentir mal com a estética dos aparelhos. No entanto, conforme a comunidade que criou no Instagram foi crescendo, Beatriz se deparou com muitas pessoas que tinham dificuldade ou vergonha em lidar com o dia-a-dia da doença. Uma das maiores queixas de todos sempre foi a falta de produtos personalizados.
“Os produtos para diabéticos sempre são em cores neutras, hospitalares, sem personalidade, com poucas opções de escolha. Uma vez vi uma influencer diabética europeia personalizando sua bomba de insulina em um vídeo e também quis fazer na minha. Meus seguidores amaram tanto que se interessaram em comprar. Investi R$500 reais na compra dos adesivos que estavam disponíveis apenas em dois modelos e cinco estampas. Hoje tenho adesivos para mais de 12 diferentes modelos de bombas de insulin, são mais de 30 estampas”.
Beatriz não parou por aí. Com o sucesso da loja, investiu em mais produtos como estojos, bolsas térmicas, biquinis com suporte combinando para bomba de insulina, diários para diabéticos, necessaires e até lingerie de perna para bombinha disponível em várias cores.
Apesar do sucesso, até o ano de 2020 Beatriz precisou se desdobrar entre o empreendimento e o emprego de carteira assinada. A grande virada de chave da loja Biabética aconteceu quando a jovem começou a importar um adesivo australiano necessário para fixar o sensor de aferição de glicemia no braço. Diabéticos que utilizam bomba de insulina, dependem também deste aparelho para aferir os níveis de glicemia no sangue. O grande problema é que o aparelho é caro e as pessoas perdem ou danificam com facilidade pela má qualidade ou fixação dos adesivos vendidos no Brasil. Seu grande diferencial foi conseguir trazer da Austrália esse adesivo que dura 10 dias e é à prova d´água. Nenhum outro fornecedor nacional hoje possui um adesivo de tamanha qualidade quantos os que a loja Biabética comercializa com exclusividade.
Após esse boom da loja online, a linha de produtos só cresceu e a jovem empreendedora conseguiu aos poucos reinvestir o lucro na loja. Em 2021, o faturamento da loja Biabética foi de R$160 mil, já no ano de 2022, chegou a R$250 mil. Em 2023, Beatriz Scher conseguiu finalmente dispensar o emprego de carteira assinada para se dedicar totalmente a empresa, e por isso a loja duplicou de tamanho.
Ela fechou o faturamento de 2023 em R$400 mil e os planos da empreendedora não param por aí. Com a curva de crescimento que encara hoje, os planos são de lucrar R$800 mil em 2024. “Agora estamos investindo na faixa esportiva para bomba de insulina. Os planos para o ano que vem são de expandir a linha de produtos oferecidos e atingir a meta de faturamento que já estipulei”, conta Beatriz.
Sobre Beatriz Scher (@biabetica):
Conhecida como a “influencer da diabetes”, a carioca de 30 anos começou a se aventurar na produção de conteúdo sobre a condição, em 2016. Diagnosticada aos seis anos com diabetes tipo 1, hoje seu objetivo é ser uma porta-voz em prol da conscientização da doença. Através do @biabetica, que conta com mais de 50 mil seguidores no Instagram, Beatriz Scher compartilha a rotina de uma pessoa com a condição, além de educar sobre tratamentos, aparelhos e tudo relacionado ao universo da diabetes. O projeto rendeu, inclusive, uma nova empreitada: a loja Biabética, e-commerce especializado em acessórios alegres e divertidos para pessoas com a condição.