Embora a construção civil ainda seja uma área predominantemente masculina, o mercado de trabalho vem melhorando a oferta de oportunidades para as mulheres.
De acordo com dados do IBGE, em 2018 havia 239.242 trabalhadoras registradas neste segmento. Em 2007, esse número era de 109.006, ou seja, o aumento foi próximo de 120% em 11 anos, onde as mulheres conseguiram ocupar importantes espaços e cargos entre o escritório, o canteiro de obras e a realização de importantes projetos.
A executiva Susanna Marchionni é um exemplo. Com muita dedicação, ela conseguiu trazer o projeto de cidades inteligentes para o Brasil pela Planet Smart City. Desenvolvendo infraestrutura de alto padrão aliada à inovação social e digital, com preços acessíveis, desde 2015 o projeto já caminha a passos largos no Ceará, Rio Grande do Norte e em São Paulo. A representante nacional da Planet atua na contramão de lideranças tradicionais apostando no engajamento social e no empoderamento de sua equipe para fazer a diferença.
Nas redes sociais, Susanna aparece em diversas publicações no seu Instagram, com mais de 61 mil seguidores, mostrando que a sua rotina vai além do seu escritório que, aliás, não existe. “O meu dia é muito agitado e estou sempre infiltrada no meio da minha equipe para estar por dentro de tudo o que acontece. Acredito que isso aproxima a equipe e desmistifica a ideia de inalcançável. Não quero ser uma pessoa que os colaboradores tenham medo. Quero que eles consigam me acessar sempre que necessário, seja no cantinho do café ou com ajuda na formatação daquela planilha difícil”, explica Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil.
Nascida em Turim, na Itália, Susanna vive sempre sem se limitar às fronteiras. Mesmo tendo morado a vida toda na Europa, decidiu se mudar para o Brasil, aprender a falar português e renovar o mercado imobiliário brasileiro: “Em 2011, quando estávamos buscando o lugar para realizar o projeto piloto da Planet no mundo, vi uma reportagem da revista britânica The Economist, que afirmava que a região do Complexo Portuário do Pecém era uma das dez melhores do mundo para investir. Imediatamente, fui visitar a área e, em seguida, a Planet encomendou um estudo da Universidade de Milão, que constatou uma região de grande desenvolvimento econômico e com grande déficit habitacional, ou seja, o local ideal para o nosso projeto”, lembra a CEO.
E a CEO gosta de proporcionar o mesmo desafio para profissionais que desejam inovar. Em sua equipe o intercâmbio linguístico é comum. Apesar do escritório estar localizado no Ceará, a equipe é composta por alguns estrangeiros que, assim como ela, aceitaram o desafio de expandir o seu conhecimento no Brasil.
Em um mercado competitivo, ela também afirma nunca ter se intimidado: “eu nunca me intimidei perante os desafios ou à um cargo. Onde quer que eu esteja, eu sempre trabalho de forma firme, independentemente de quem está na minha frente”. O resultado é o grande sucesso da Planet no Brasil, que atua hoje em cinco projetos nacionais e tem grandes metas: “Com sede em Londres, operando também na Itália, na Índia e nos Estados Unidos, trabalhamos com o objetivo de chegar à marca de dez projetos no Brasil nos próximos dois anos e iniciar atividades em novos países, como a Colômbia. Nas cidades do futuro, as pessoas não irão comprar apenas lotes e casas, mas todos os serviços compartilhados que estão ao seu redor”, conta a executiva.
Sobre a Planet Smart City:
A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.
O grupo fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni é líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, e tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e India. A Planet está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo até 2023.
A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde estão sendo construídos projetos horizontais – Smart City Laguna (CE), Smart City Natal (RN), Smart City Aquiraz (CE) – e verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos com o parceiro local InLoop com a marca Viva!Smart.