Em dupla ou individual? Entenda se você precisa mesmo de um sócio

Wanderley Cintra, psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho, fala sobre quais pontos considerar antes de formar a parceria

Ao abrir uma empresa, muitas dúvidas surgem pelo caminho, e uma delas é: ter ou não um sócio? Para responder essa pergunta é necessário avaliar algumas questões positivas e negativas.

Os pontos negativos de entrar em uma sociedade são os conflitos de interesse que podem surgir quando se tem diferentes visões, mas que podem ser resolvidos com uma boa comunicação.

Em contrapartida, existem diversos pontos positivos, como um complemento de habilidades, divisão de tarefas, maior capital para investimento e até um suporte emocional, minimizando o estresse e o cansaço diário.

A seguir, Wanderley Cintra, psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho, aborda quatro pontos importantes para se analisar antes de formar uma sociedade:

Avalie suas necessidades e habilidades
Realizar uma avaliação honesta de suas próprias habilidades, identificando pontos fortes e áreas onde você pode precisar de apoio, é um importante ponto. Determine se elas são essenciais para o funcionamento contínuo do negócio e se podem ser supridas através da contratação de funcionários especializados ou consultores temporários. Isso permite preencher lacunas de competências sem comprometer o controle e a propriedade do negócio.
“Avalie se o futuro sócio traz habilidades complementares, compartilha da mesma visão e valores, e se está comprometido com o sucesso do negócio. A decisão de optar por um sócio deve ser bem ponderada, levando em conta a compatibilidade e a dedicação mútua ao empreendimento”, diz.

Objetivos e valores: são compatíveis?
É importante ter uma visão comum para o futuro do negócio e alinhar valores pessoais e profissionais. Discussões detalhadas sobre metas de curto, médio e longo prazo, ética de trabalho e cultura organizacional devem garantir essa compatibilidade e assegurar que ambos os sócios estejam na mesma página.
Além disso, é importante alinhar expectativas em relação a responsabilidades, tomada de decisões e recompensas para evitar conflitos futuros. Estabelecer funções claras e acordos transparentes sobre a divisão de lucros e benefícios ajuda a garantir que todos se sintam valorizados e envolvidos no negócio. “Esse alinhamento inicial promove uma parceria harmoniosa e produtiva, preparando os sócios para eventuais mudanças e transições”.

Leve em conta experiência e networking
A presença de um sócio experiente e bem relacionado é um trunfo para qualquer negócio. Sua experiência proporciona insights valiosos e orientação estratégica, ajudando a evitar armadilhas e a impulsionar o crescimento. “Além disso, suas conexões podem abrir portas para oportunidades únicas, proporcionando um caminho mais acessível para o sucesso”, explica.
A rede de contatos de um sócio é um ativo poderoso, capaz de facilitar parcerias estratégicas, oportunidades de investimento e acesso a clientes em potencial e talentos chave. Portanto, ao considerar um potencial sócio, avalie não apenas suas habilidades e qualificações individuais, mas também a experiência e a amplitude de sua rede de contatos.

A relação é saudável?
A assertividade na relação é, talvez, a mais importante. Uma comunicação honesta ajuda a resolver conflitos, tomar decisões e manter o alinhamento estratégico. Ela é essencial para ajustar continuamente o contrato psicológico, que envolve expectativas implícitas e não escritas entre as partes.

Como a vida é dinâmica e os objetivos mudam, é essencial reavaliar e atualizar constantemente esses objetivos para refletir novas circunstâncias e prioridades. “A assertividade na relação promove um ambiente de respeito e compreensão, garantindo que ambos os lados se sintam ouvidos e valorizados, contribuindo para a adaptabilidade e satisfação na relação”, finaliza.

Sobre Wanderley Cintra Jr.
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.nTem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, dentre outros temas.

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