Empreendedor conta como superou desafios para crescer na área de higiene bucal

Em 2009, Angelo Lloret se uniu a um amigo de longa data para dar início a um projeto: a criação da própria empresa. Os detalhes sobre o início da Powerdent, ele conta, via canal colaborativo Eu, Empreendedor:

O mercado de higiene oral movimenta no Brasil quase R$ 3 bilhões. De olho nesse potencial, eu e um amigo nos unimos e criamos a Powerdent, especializada em produtos para higiene bucal, em 2009. Eu já trabalhava com importação e exportação em uma grande varejista de moda e produtos de limpeza. Fui convidado por uma empresa de higiene oral para contribuir com o processo de exportação de seus produtos, mas por causa da estabilidade do mercado naquele momento, ela encerrou suas atividades. A partir disso, resolvi abrir minha própria empresa, em sociedade com Fabio Miranda, amigo de longa data.

Abrimos a empresa, fizemos contato com os fornecedores no exterior, escolhemos os modelos iniciais de produtos e, quando tudo estava encaminhado, fomos para um galpão adequado para que pudéssemos tirar as licenças necessárias da Anvisa e demais órgãos do setor. O processo de aprovação demorou em torno de um ano e só então a Powerdent fez a importação do primeiro container, com 10 modelos de escovas de dente e um de fio dental.

Para a venda, reunimos representantes conhecidos e as vendas tiveram início, porém com muita dificuldade. Na época, o público alvo eram pequenos comércios de bairro, como farmácias e mercadinhos. Também identificamos algumas dificuldades: pequena variedade de produtos, qualidade mediana e preço acima do mercado.

Já em um galpão de 300 metros quadrados em Barueri (SP), a Powerdent, começou realmente a crescer quando começamos a vender escovas de dente licenciadas com a marca de dois times de futebol. Em apenas três meses, o estoque acabou e precisamos fazer novas importações. Desde então, já fechamos contrato de licenciamento com os 25 maiores clubes de futebol brasileiros, além de personagens da Warner, Fox, entre outros.

Paralelamente, a Powerdent começou a focar em produtos de higiene oral avançada, ou seja, desenvolvida com a participação efetiva de profissionais da área odontológica, com o intuito de oferecer uma gama completa de produtos para as mais diversas necessidades da higiene bucal. Hoje, a Powerdent tem uma linha completa, com produtos voltados para bebês, como escovas massageadoras, passando pela linha avançada, que envolve as escovas profissionais, interdentais e licenciados.

Uma grande parte deste sucesso se deve ao fato de conseguirmos trazer algumas pessoas com experiência neste no mercado, e que hoje formam os pilares da empresa junto a nós. Fora isto, nossa estrutura é muito enxuta e procuramos trabalhar com poucas pessoas, mas com capacidade e vontade de crescer junto com a empresa.

Conseguimos crescer e chegar em um faturamento muito positivo em seis anos de vida. As empresas concorrentes deste segmento, por exemplo, levaram cerca de 20 anos ou mais para conseguir o mesmo patamar, de acordo com pessoas que acompanharam de perto as trajetórias.

Hoje, temos aproximadamente 30 pessoas que trabalham internamente, além de uma equipe de 40 representantes em todo o Brasil. A empresa tem cerca de 3.500 metros quadrados distribuídos entre fabricação, escritórios e estoque de mercadorias.

Participe do Eu, Empreendedor. Clique no link www.empreendedor.com.br/participe e compartilhe sua história.

Veja mais sobre Eu, Empreendedor.

Facebook
Twitter
LinkedIn