Consultoria Newa, especializada na capacitação de líderes, entende que é fundamental construir espaços organizacionais focados no desenvolvimento coletivo
Em um momento em que se fala tanto sobre estresse, ansiedade e depressão causados pela pandemia, a segurança psicológica tornou-se algo ainda mais urgente dentro das organizações. Afinal, desenvolver estratégias e ações que tornem o ambiente de trabalho mais saudável tem sido um dos grandes desafios das lideranças.
De acordo com um estudo intitulado “Project Aristotle”, do Google, as equipes com altas taxas de segurança psicológica têm melhores desempenhos. No mesmo sentido, uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa especializada em pesquisas de opinião, aponta que com segurança psicológica as organizações podem obter uma redução de até 27% na rotatividade e 40% nos incidentes de segurança, além de um aumento de 12% na produtividade.
Diante deste cenário, surge a Newa, empresa especializada na capacitação de líderes e seus colaboradores que transforma as organizações por meio da diversidade, inclusão e inovação. A Newa atua com a intenção de revolucionar positivamente as instituições, seja por meio de workshops, treinamentos e debates, a fim de construir um ambiente saudável dentro das empresas, focando no respeito, na diversidade e na saúde mental de seus colaboradores.
“A promoção da segurança psicológica nas empresas é considerada um alicerce para equipes de alto desempenho, mas para que ela seja atingida, é fundamental que haja a promoção de uma cultura na qual todos possam interagir e se arriscar, sem medo de julgamentos, aprendendo coletivamente”, enfatiza Carine Roos, CEO e fundadora da Newa.
Segundo a Pesquisa Profissional do Futuro 2021, da CI&T, 81% dos colaboradores entrevistados disseram ter um mindset de crescimento em face aos 19% que tendem a possuir pensamentos fixos e imutáveis. Neste sentido, Carine aponta alguns pontos que precisam ser levados em consideração para que as organizações se tornem saudáveis para os seus colaboradores. “É preciso criar uma cultura de feedback, uma vez que essa é uma das maneiras mais eficazes de criar diálogos honestos entre líderes e liderados”. Ela elenca ainda outras dicas para que as empresas consigam construir ambientes saudáveis para os colaboradores: maior tolerância aos erros e às diferenças, incentivo à criatividade e a escuta ativa, além da inclusão dos colaboradores nas tomadas de decisões. Ou seja, um ambiente colaborativo é bom não só para a empresa, mas para os funcionários.
Dessa forma, a especialista em Diversidade e Inclusão afirma que é essencial construir espaços organizacionais propícios para o desenvolvimento de seus colaboradores, enquanto pessoas e profissionais. “Os líderes e profissionais de RH devem se tornar colaboradores e facilitadores na construção de uma cultura de segurança psicológica. Afinal, quando estamos psicologicamente seguros, estamos dispostos a aceitar que podemos não ter habilidades sobre algumas coisas e sermos muito habilidosos para outras”, explica Carine.
Sobre a Newa
A Newa é uma empresa especializada na capacitação de líderes e colaboradores que transforma as organizações por meio da diversidade, inclusão e inovação. A sócia-fundadora, Carine Roos, pretende apoiar as empresas no desenvolvimento de lideranças que valorizem e respeitem a diversidade, promovam maior escuta ativa e sejam verdadeiras aliadas para impulsionar a equidade de gênero, etnia, público LGBT, PcDs, maduras e refugiadas dentro das organizações. Ao aprofundar a mentalidade de diversidade dos líderes, a empresa engaja lideranças no tema para que a mudança e a transformação sejam efetivas e tragam valor à sociedade como um todo.