Pela passagem do Dia do Amigo, conheça 10 trajetórias de amigos que criaram negócios de sucesso
Comemorado em 20 de julho, o Dia do Amigo é mais do que uma data simbólica: é uma oportunidade para reconhecer relações que ultrapassam o vínculo pessoal e se transformam em parcerias de negócios bem-sucedidas. No Brasil, é cada vez mais comum ver amigos que decidem empreender juntos — e os resultados dessa união aparecem em números robustos.
Segundo o relatório mais recente do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, o país atingiu a maior taxa de empreendedorismo em quatro anos. Cerca de 33,4% da população adulta está envolvida com algum tipo de negócio, e 13,2% já estão à frente de empresas consolidadas. Em paralelo, o dado que chama atenção: 39,5% dos brasileiros dizem ter intenção real de abrir um negócio nos próximos três anos.
Confira abaixo dez histórias de amizades que viraram sociedades e movimentam milhões no empreendedorismo brasileiro.
Água Doce Sabores do Brasil
Cleber de Azevedo Camargo e André Ribeiro se tornaram amigos em 2016, por meio de uma conexão inusitada: um amigo em comum, conhecido por Cleber nos Estados Unidos, apresentou os dois. O momento não poderia ser melhor, pois Cleber estava em busca de um sócio para a unidade da Água Doce Sabores do Brasil em Araraquara, no interior de São Paulo, e André, então residente na capital paulista e já com experiência no ramo alimentício, buscava qualidade de vida em um município interiorano. Após algumas conversas por telefone, Cleber o convidou para conhecer Araraquara e o modelo de negócio da Água Doce.
O encontro selou não só o início de uma jornada empreendedora, mas também uma amizade sólida, pautada por confiança mútua e objetivos compartilhados. “Nossa relação é muito tranquila. Sempre respeitamos o espaço um do outro e todas as decisões são tomadas com foco no que é melhor para o negócio”, conta Cleber. Para ele, a união de forças e a distribuição clara de responsabilidades foram determinantes para o sucesso da operação. “Cada um tem suas qualidades e, quando somadas, elas se complementam e se tornam ainda mais fortes”, completa.
Calçados Bibi
Marcia Majowski, de 50 anos, e a Pollyana Thibes, de 48 anos, se conheceram por acaso durante uma reunião de networking promovida pelo Conselho da Mulher Empresária, na cidade de Londrina, no Paraná, e logo criaram uma forte afinidade. “Desde o início da amizade começamos a conversar sobre a possibilidade de expandir nossos negócios. A Pollyana já tem o perfil de investir em diferentes empreendimentos, sempre diversificando os negócios, por isso, decidi apresentar a ela a proposta da franquia da Calçados Bibi. Ela se identificou imediatamente com o propósito da marca, percebeu o quanto sou encantada pela empresa e logo decidiu empreender junto comigo. Na época, estava sozinha com essa iniciativa e não tinha capital suficiente para realizar esse sonho. Minha amiga e agora parceira de negócios foi essencial nessa parte, pois tinha o capital, mas buscava opções diferentes para investir”, conta Marcia. A operação foi inaugurada em julho de 2025 no Shopping Catuaí, na cidade de Londrina, Paraná.
Ensina Mais Turma da Mônica
Ana Paula Camargo, pedagoga com pós-graduação em Alfabetização e Letramento, e Maira Pereira, bióloga com especialização em Educação Infantil, se conheceram em 2018, quando Ana foi professora do filho de Maira. A partir daí, a conexão cresceu com a convivência no grupo da igreja que frequentam. Entre trocas e afinidades, nasceu não apenas uma amizade, mas uma parceria de propósito. Durante uma conversa em um dos encontros do grupo, Maira revelou seu desejo de empreender na área da educação, o mesmo sonho que Ana já alimentava.
Naquele momento, começaram a pesquisar juntas e se encantaram pelo modelo da Ensina Mais Turma da Mônica, que alia inovação pedagógica ao universo lúdico da infância. Assim, decidiram transformar o desejo comum em um negócio de impacto. No dia a dia da operação, a sintonia entre elas se revela no equilíbrio. “Temos uma boa relação. Sempre sentamos para discutir e tomar decisões juntas. Mesmo com diferenças, a gente se completa”, compartilha Ana Paula. Para Maira, o processo vai além da gestão: “Mais do que empreender, é a realização de um sonho. Unimos nossos propósitos para transformar vidas por meio da educação.” A parceria fortaleceu não só a operação da unidade, como também o desenvolvimento pessoal de ambas. “Estamos sempre nos encorajando, aprendendo e nos superando. Descobrimos que, juntas, somos mais fortes e capazes de realizar coisas extraordinárias”, completam elas.
iGUI
Jackson Tibolla e Júlio Mesck se conheceram ainda na época da escola em Canoas (RS). Embora estudassem em turnos diferentes, tinham amigos em comum, mas ambos traçaram caminhos distintos ao longo da vida – Jackson se dedicou ao esporte, enquanto Júlio seguiu carreira na área militar. Anos depois, em 2021, os dois se reencontraram profissionalmente na iGUi, a maior produtora e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas. Jackson entrou como vendedor e, pouco tempo depois, Júlio começou a atuar na área de obras, já trazendo experiência da Rede por ter passado pela Splash.
Em 2023, surgiu a oportunidade de assumirem juntos uma loja da iGUi em Fortaleza (CE), ao lado de um terceiro sócio. Desde então, trabalham juntos na operação. “Sempre tivemos um ambiente muito leve, de amizade mesmo. Sempre fomos grandes amigos e trouxemos esse clima também para Fortaleza. Até hoje seguimos firmes, somos sócios, mas, acima de tudo, a amizade permanece. Acho que é justamente isso que sustenta o bom trabalho que construímos aqui.”, afirma Jackson.
Microlins
Samara Oliveira da Silva e Grasiela Ferrarez se conheceram em 2005, dentro da própria Microlins, maior rede de ensino profissionalizante do Brasil. Grasiela foi até a unidade para fazer sua matrícula e foi atendida por Samara, então gerente comercial. O que começou com um atendimento virou o ponto de partida de uma história de parceria e admiração mútua. Grasiela iniciou sua trajetória como voluntária, evoluindo para recepcionista, auxiliar administrativa e secretária.
Ao mesmo tempo, Samara crescia na empresa e se tornava sócia da franqueada responsável pela escola na época. “A Gra sempre foi generosa, solícita e tinha valores muito parecidos com os meus. Mesmo como colaboradora, eu já enxergava nela uma possível sócia”, conta Samara. Em 2017, as duas estiveram à frente de operações da rede durante a ausência da franqueada. A convivência diária reforçou a sintonia e fortaleceu o relacionamento. Foi em 2020, diante de um momento pessoal delicado, que Grasiela decidiu pedir demissão. Samara, então, fez o convite para que empreendessem juntas. “Foi uma das melhores decisões da minha vida. A Samy me impulsiona, me desafia e acredita em mim. Crescemos muito juntas desde então”, destaca Grasiela.
No dia a dia do negócio, a complementaridade entre os perfis faz toda a diferença. “A Gra é planejadora, conservadora e analítica. Eu sou mais ousada, extrovertida e acelerada. Onde eu sou tempestade, ela é paz. Nos equilibramos”, afirma Samara. Grasiela reforça: “Temos liberdade para trocar ideias, respeitamos o espaço e os limites uma da outra. Isso torna a operação mais leve e sustentável”, finaliza.
Oral Sin
Halison Pereira Matias, 28 anos, é cirurgião-dentista e franqueado da Oral Sin ao lado dos amigos e também dentistas especialistas em implante dentário, Hugo Firmo e José Welliton. Unidos pela profissão e por uma amizade de mais de 10 anos, os três comandam juntos uma unidade da rede, que já está em operação há dois anos.”A confiança e o companheirismo que temos uns com os outros são o principal ponto da nossa parceria. Vai além de um negócio ou empresa. Nós somos família, e os resultados vêm do empenho familiar que temos”, destaca Halison. Segundo ele, o diálogo frequente e a facilidade de um entender o outro fazem toda a diferença. “Nunca tivemos desafios entre nós. Acredito que esse é o maior benefício: conseguimos tomar decisões com muito mais objetividade e leveza”, afirma.
Peça Rara
Roberta Dutra e seu marido fizeram carreira no mundo corporativo, mas durante a pandemia começar a pensar em empreender. Foram pesquisar franquias de alimentos a beleza, cafeteria, mas nada fazia sentido para largar tudo e começar de novo.
Quando encontrou o Peça Rara, percebeu que já fazia economia circular desde a infância, ao usar roupas de primos, filhos de amigos e repassou essa ideia para seus filhos. Foi então que percebeu que a marca tinha o propósito que a faria deixar o mundo corporativo, e junto com o marido, abrir a sua primeira unidade em Ipanema. Fernando Castellões se mantém na profissão, mas participa ativamente do dia a dia da loja.
Num dos eventos da marca, ao conversar com a dentista Gabriela Ewbank percebeu que ela precisava de um empurrãozinho para adquirir uma unidade do Peça Rara. A empreendedora que tem uma clínica se empolgou com a moda consciente, economia circular e junto com Roberta, adquiriram a loja do Ipiranga, com mais dois sócios.
As sócias têm em comum a admiração pela sócia-fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi, que para elas, representa uma mulher foto, que saber o que quer e sempre está se renovando, tem consciência ambiental, que criou uma marca junto com a família e repassa a generosidade do seu expertise para os franqueados.
Prepara IA
Carolina Aizar, formada em Marketing e Vendas, e Andrei Orlandi, bacharel em Ciências da Computação, já integravam o ecossistema da Prepara IA quando se conheceram. “Nos conhecemos como franqueados da rede, cada um com sócios diferentes. Eu operava uma unidade na região leste de São José do Rio Preto, junto com minha irmã e cunhado. O Andrei era Master Franqueado em São Carlos. Ambas as cidades localizadas no interior paulista”, relembra Carolina. Após o encerramento da sociedade familiar, Carolina passou a tocar o negócio sozinha e, com o tempo, enfrentou dificuldades na gestão estratégica da escola. “Depois de dois anos sozinha, percebi que precisava de alguém com perfil complementar ao meu. A parte de processos e as estratégias sempre foram minhas maiores dores e eu sabia que eram os pontos fortes do Andrei”, conta.
A proposta foi clara: vender 50% da operação e unir forças. Em janeiro de 2016, a nova sociedade foi formalizada. “Desde o início, dividimos responsabilidades conforme nossas melhores habilidades. Isso nos permitiu potencializar o que cada um tem de melhor”, comenta. O objetivo da dupla era ambicioso: bater o faturamento da unidade piloto da rede, na época comandada pelo Rogério Gabriel. Com foco e planejamento, atingiram a meta em menos de dois anos e foram além. Dois meses depois, adquiram a operação da unidade piloto. Ali consolidaram presença e ampliaram o impacto da atuação da marca em São José do Rio Preto. Para ambos, a sociedade representou um salto de crescimento profissional e amadurecimento na gestão. “A parceria tornou a operação mais leve, produtiva e estratégica. Mas, acima de tudo, nos permitiu crescer como gestores e fortalecer ainda mais a marca Prepara na região”, concluem.
5àsec
Armando Papa Junior, de 73 anos, e Rubens Yassuo Ito, de 75 anos, se conheceram em uma empresa de engenharia e mineração onde trabalharam juntos de 2000 até 2013. De lá para cá, a parceria dos dois engenheiros mecânicos se fortaleceu com a convivência diária dos colegas de trabalho. Em 2014, ambos se aposentaram e decidiram empreender por meio de franquias.
Após uma visita na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo realizada anualmente em São Paulo, escolheram a 5àsec para investir no próprio negócio. Na ocasião, assumiram duas lojas por repasse na Lapa e em Pirituba, ambas em São Paulo capital, e estão juntos no comando há nove anos. Armando conta que a amizade foi essencial para os negócios. “Para mim, foi muito importante empreender com o Rubens. Ele é paciente e eu sou mais acelerado e dessa forma nós nos completamos nos negócios. A meu ver, talvez se estivesse sozinho nesta jornada, já teria desistido. Quando um está mais desanimado, o outro puxa para cima e vice-versa para incentivar a continuar batalhando pelos nossos sonhos. Somos grandes amigos e nossa união faz a diferença. Incentivo a quem tem um amigo que se dá bem e com os mesmos propósitos, para que empreendam juntos, pois isso tem tudo para dar certo”, finaliza.
Rockfeller
O dentista André Belz e a engenheira Renata Morais transformaram a amizade em um negócio de sucesso ao lado de Romeu Morais, pai de Renata. Em 2004, fundaram a Rockfeller Language Center, após enfrentarem dificuldades como franqueados de outra rede. Com uma metodologia própria, forte apelo tecnológico e foco em resultados, a marca cresceu rapidamente. Hoje, a rede conta com mais de 100 unidades no Brasil, está expandindo para cidades pequenas e faturou R$ 78 milhões no último ano. O trio é exemplo de sociedade sólida, baseada em confiança, inovação e propósito em comum: democratizar o ensino de inglês com qualidade.