Empreendedorismo brasileiro: cresce protagonismo feminino e 51% são mulheres, revela pesquisa

De acordo com levantamento ‘Rota do E-commerce’ realizado pela Loggi em parceria com a Opinion Box, a principal motivação para o empreendedorismo é a independência financeira (39%)

O empreendedorismo brasileiro segue crescendo e se diversificando nos últimos anos, e traz novas tendências desse segmento no país. De acordo com a pesquisa ‘Rota do E-commerce’ realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, há uma crescente no perfil feminino na criação e gestão de negócios próprios (51%), evidenciando o protagonismo da mulher no empreendedorismo brasileiro.

Entre as motivações para o empreendedorismo de forma geral, a independência financeira lidera (39%), seguida pela realização de sonhos pessoais (27%) e identificação de oportunidades de mercado (24%). Por outro lado, 9% dos empreendedores começaram a empreender, por conta da necessidade de complementar a renda.

Perfis dos empreendedores
A pesquisa mostra que 36% dos empreendedores ainda não possuem o negócio como a principal fonte de renda, sendo que 31% dos entrevistados são empresários, enquanto 58% estão empregados no regime CLT e 27% são prestadores de serviço como pessoa jurídica.

Quanto à escolaridade, a maioria tem ensino superior completo ou pós-graduação (61%), demonstrando o maior nível de qualificação desses empreendedores. Mais da metade dos respondentes têm idade acima dos 40 anos, refletindo maturidade e experiência para empreender.

Curiosidades dos empreendedores
Quanto ao tempo médio de atuação, 45% dos empreendedores têm  mais de cinco anos no mercado, demonstrando uma trajetória sólida. Em relação ao faturamento mensal das PMEs, quase 40% têm entre R$ 10 mil e R$ 50 mil mensais, e 9% acima de R$ 100 mil, reforçando a relevância econômica desse nicho para o mercado nacional.

Quanto à abrangência de vendas, a maioria dos empreendedores (42%) vendem para todo o Brasil, demonstrando a força da logística do e-commerce atualmente. Também, 33% vendem apenas localmente, 18% vendem apenas para algumas regiões específicas e 6% vendem tanto para todo o Brasil quanto para outros países.

Com relação à capacitação e busca por conhecimento em empreendedorismo, os donos de PMES estão consumindo conteúdos principalmente via redes sociais, como Instagram (60%), YouTube (50%) e Facebook (36%), além de outros meios como podcasts (24%) e televisão (21%), refletindo o dinamismo e a inovação no setor.

Um aspecto interessante é que 34% dos empreendedores consomem conteúdos sobre empreendedorismo por meio de algum influenciador do segmento.

Onde estão localizados no Brasil
Geograficamente, há uma diversidade e pulverização dos empreendedores em todo o Brasil. A região Sudeste registra equilíbrio entre São Paulo e Rio de Janeiro (21% cada) e Minas Gerais (15%). Além disso, 18% estão localizados na região Nordeste, seguidos por Centro-Oeste (12%), Sul e Norte (9% em ambos).

Sobre a pesquisa ‘Rota do E-commerce’
A pesquisa ‘Rota do E-commerce’ foi realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, e tem o objetivo de compreender o perfil, os desafios e as estratégias adotadas por empreendedores brasileiros com relação às práticas de venda, logística, uso de plataformas digitais, automação e canais de relacionamento com o público.

O levantamento foi realizado entre abril e maio de 2025 e entrevistou mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil, que realizam ao menos 30 envios de produtos por mês.

Para acessar o material completo, acesse a página oficial da Loggi no link.

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