A Facilitrip foi criada em novembro a partir da identificação da oportunidade de negócio pela empresária Isabel Tuñas (foto em destaque) e esgotou o estoque de itens ofertados para alugar
Início do verão, ano novo começando e muitas pessoas aproveitando as folgas. O calor, os casos de férias de pais e mães trabalhadores e o descanso das crianças após o ano letivo formam uma equação perfeita para o turismo e o lazer. A empresária Isabel Tuñas vinha pensando em estratégias para esse período e, em novembro, colocou em prática uma novidade: fundou a Facilitrip, uma empresa de aluguel de itens para facilitar a viagem com bebês.
“Identifiquei essa oportunidade de negócio e decidi criar a empresa, que tem um portfólio com tudo que as famílias precisam durante viagens, como carrinhos, cadeirinhas bebê conforto para automóveis e até banheiras e berços”, explica a empresária.
Isabel também é fundadora da Facilitoy, rede de franquias que atua com aluguel de brinquedos e acessórios infantis. “Com base no know how obtido com a Facilitoy, a gente sabia que focar em itens para viagem tinha tudo para dar certo. Nossa previsão se concretizou. Todas as expectativas iniciais com o Facilitrip foram superadas, com taxa de locação dos itens de 100%”, afirma Isabel.
Segundo ela, os clientes aderiram à oferta, entre outros fatores, pela experiência proporcionada pelo serviço. Para o desenvolvimento da Facilitrip em 2024, estão nos planos a abertura de unidades principalmente em destinos turísticos, facilitando assim a vida das famílias, para que não precisem transportar os brinquedos e acessórios alugados.
Empreendedorismo
Isabel é mãe da Alice (8 anos) e da Marina (5 anos). Ela é prova de que é possível conciliar maternidade e empreendedorismo. Graduada em Administração pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ela atuou no setor de hotelaria e viveu uma rotina de trabalho intensa, com jornadas que facilmente chegavam a 12 horas diárias.
Isso ocorreu até o nascimento de sua segunda filha. Ao ter de voltar ao trabalho, ela teve um sentimento de culpa por ter de deixar a filha enquanto trabalhava. Foi quando buscou ressignificar a vida pessoal e profissional e partiu para o empreendedorismo.
Nasceu então a Facilitoy, em 2020, em Macaé (RJ). Isabel desenvolveu um modelo de negócio com o propósito de que mães vivam o momento da maternidade de forma presente e sem precisar abrir mão de conquistar a liberdade financeira.
A primeira loja foi aberta pouco antes do início da pandemia. Mesmo diante desse desafio, em 2022 a Facilitoy deu início ao processo de expansão por meio do modelo de franchising. Atualmente, a sede é em São Paulo (SP). A empresa já conta com unidades franqueadas em 45 cidades, distribuídas por todas as regiões do país.
A proposta da Facilitoy é, ao invés de pagar caro em brinquedos pelos quais as crianças perdem rápido o interesse, os pais possam alugar pelo tempo certo que a criança irá se interessar. Além da economia (alugar chega a ser 90% mais barato do que comprar), o modelo de negócio promove o respeito ao meio ambiente, já que os mesmos itens podem ser usados por mais de uma criança.
Agora, além da Facilitoy, Isabel também está no comando da Facilitrip, que inicia neste mês sua expansão e espera ainda no primeiro trimestre de 2024 atender dez cidades do país.