Emprego industrial cresce pelo 12º mês seguido, aponta IBGE

O emprego industrial registrou variação positiva pela 12ª vez seguida na comparação com igual mês do ano anterior, com perfil generalizado de expansão, mas com redução no ritmo de crescimento.

Em janeiro, a alta foi de 2,7%, elevação menos intensa desde março de 2010 (2,4%), segundo a pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já no confronto com dezembro, o emprego industrial repetiu em janeiro a variação negativa de 0,1% observada no mês anterior, na série livre de influências sazonais, após apontar variação positiva de 0,1% em outubro e novembro de 2010.

Esse quadro de estabilidade refletiu o menor dinamismo da produção industrial observado a partir do segundo trimestre do ano passado, de acordo com o órgão.

No acumulado nos últimos 12 meses, houve crescimento de 3,7%, o resultado mais elevado desde o início da série histórica do IBGE.

LOCAIS E SETORES

No confronto entre os meses de janeiro, o contingente de trabalhadores avançou nas 14 áreas investigadas. Os destaques ficaram com São Paulo (2,0%), Minas Gerais (4,2%), região Norte e Centro-Oeste (4,4%) e região Nordeste (2,1%).

Em termos setoriais, houve expansão em 12 dos 18 ramos investigados. As pressões positivas mais importantes vieram das atividades de meios de transporte (8,2%), de produtos de metal (8,9%), de máquinas e equipamentos (7,4%), de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (7,6%) e de metalurgia básica (9,0%).

O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria teve variação negativa de 0,1% frente ao mês anterior, na série livre dos efeitos sazonais. Já na comparação com janeiro do ano passado, houve avanço de 2,8%, o menor crescimento desde fevereiro de 2010 (1,7%).

O valor da folha de pagamento real ajustado sazonalmente cresceu 5,1% em relação ao mês imediatamente anterior. No confronto com igual mês de 2010, houve avanço de 7,1%, a 13ª taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn