O brasileiro acaba de receber um convite: fazer suas compras em empreendimentos de pequeno porte, especialmente no dia 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A intenção não é incentivar o consumismo, mas valorizar o poder de escolha do consumidor. Iniciativa do Sebrae, o Movimento Compre do Pequeno Negócio quer conscientizar a população de que empresas como o mercado do bairro, a loja de materiais de construção e o cabeleireiro da esquina fortalecem a economia.
Quando preferem produtos e serviços de microempreendedores individuais e de micro e pequenas empresas, as pessoas empoderam o segmento que emprega 52% dos brasileiros com carteira assinada. Daí o slogan da campanha: ‘Esse negócio também é seu’. “É claro que todo dia é dia de comprar do pequeno. Mas é a primeira vez que o Sebrae fala para a sociedade que, ao fazer isso, ela está melhorando sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, afirma Luiz Barretto, presidente da instituição.
Uma página na internet (www.compredopequeno.com.br) explica o movimento, disponibiliza materiais de divulgação para download e relaciona negócios que já aderiram à ideia. Dessa forma, torna-se vitrine para empresas de norte a sul: um sistema de geolocalização permite buscar nesse banco de fornecedores aqueles que estão mais próximos e oferecem a mercadoria ou o serviço desejado.
Quem, por exemplo, quiser manipular produtos farmacêuticos em Teresina, capital do Piauí, vai encontrar entre os endereços cadastrados a Vittal. Há dois anos nas mãos do empreendedor Sebastião Rocha de Carvalho, 48 anos, essa farmácia faz do atendimento o seu diferencial. No primeiro ano da nova gestão, o faturamento aumentou 56%. Quando iniciou, Carvalho contava com oito funcionários. Agora tem 14 e está contratando mais dois para a filial que inaugura neste mês. “É fundamental que as pessoas entendam o quanto os pequenos negócios são sustentáveis: eles geram mais empregos e colocam de pé a cadeia econômica”, afirma.