A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) realizaram, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Encontro de Negócios Brasil Trade São Paulo.
Nos dois dias de Encontro, os empresários brasileiros e os compradores africanos participaram de 322 rodadas de negócios, gerando, de imediato,US$ 9,15 milhões. A expectativa de negócios para os próximos 12 meses é de US$ 29,85 milhões. “Nossa iniciativa, quando fazemos um Encontro Brasil Trade, é trazermos empresas brasileiras de pequeno e médio portes a mercados aos quais elas não têm acesso. As empresas brasileiras extremamente competitivas, quando associadas às tradings, certamente têm novas oportunidades de negócios”, afirma o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.
O Encontro de Negócios Brasil Trade São Paulo foi destinado exclusivamente a empresas comerciais exportadoras, tradings e consórcios de exportação brasileiros qualificados, com potencial de exportação e em condições de firmar possíveis parcerias estratégicas, com compradores de países africanos.
O Brasil Trade São Paulo reuniu 35 empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção e móveis e 15 compradores de Angola, África do Sul, Botsuana, Moçambique, Namíbia, Tanzânia e Zâmbia. “No primeiro dia em contato com duas empresas brasileiras, encontrei solução para os meus problemas. A maioria dos materiais da construção civil, em Angola, vem do mercado asiático e não tem qualidade. As empresas brasileiras apresentam produtos de qualidade e que podem ser apreciados no mercado angolano”, conta o engenheiro civil Patrick Mbuji, representante da empresa angolana DEVKA.
A empresária brasileira Leda Maria Meirelles, da Venicomex, acredita que o Encontro Brasil Trade é uma oportunidade para apresentar seu produto. “Desenvolvemos uma bebida de clima tropical e temos como público-alvo o mercado africano. Há uma expectativa de realizarmos negócios na África, pois temos produto e preço adequados ao mercado.”
Em 2011, o Brasil exportou US$ 12,22 bilhões para o continente africano, sendo 69% deste total referente a vendas de produtos do complexo de alimentos e bebidas. Entre 2009 e 2010, as exportações brasileiras para a África cresceram 6,3%. Em 2010, o Brasil foi o 16º maior exportador para aquele continente e o primeiro no complexo de alimentos, bebidas e agronegócios.
Sobre o Projeto Brasil Trade
O Projeto Brasil Trade é uma iniciativa da Apex-Brasil que tem por objetivos promover as exportações dos produtos brasileiros por meio do fomento às ações das trading companies (TC) e das empresas comerciais exportadoras (ECE) e, ao mesmo tempo, solidificar a cultura exportadora das micro e pequenas empresas brasileiras. O Projeto também tem por finalidade a identificação de barreiras à exportação brasileira e a busca de soluções para superá-las.
Para isso, o Projeto promove a aproximação das micro e pequenas empresas produtoras com empresas exportadoras (TC e ECE), identificadas e qualificadas no Brasil Trade Guide (BTG), e desenvolve oportunidades de negócios entre TC e ECE e os compradores internacionais por meio de eventos de promoção comercial.
O Projeto se firma em três pilares: ações institucionais (fortalecimento do setor e identificação de barreiras), ações setoriais (aproximação entre as micro e pequenas empresas e as TC e ECE) e promoção de negócios (rodadas de negócios realizadas no Brasil e no exterior entre as TC e ECE e os compradores internacionais).