Entidades de todo o Brasil aderem ao movimento Compre do Pequeno

Foto: Diretora da BSCA apoia o Movimento em reunião no Sebrae

Confederações, federações, associações, sindicatos e entidades de diversos segmentos da economia estão aderindo ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. Já anunciaram o apoio a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a Associação Comercial do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB), os segmentos de padarias e confeitarias, franquias, cafés especiais e cachaça. Grupos de comunicação e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) também apoiam o Movimento.

A Facesp reúne mais de 400 associações em todo o território paulista e representa mais de 240 mil empresários, e a Associação Comercial do Estado de São Paulo possui mais de 30 mil associados. “Juntas, estas entidades congregam milhares de empreendedores de pequeno porte que são capazes de sensibilizar empresários e consumidores sobre a importância de adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios”, afirma o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O segmento de serviços está representado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com mais de um milhão de empresas, e pelos mais de 30 mil membros da Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB). Grupos de comunicação, como a Bandeirantes, que reúne principalmente emissoras de rádio e TV, também estão engajados na iniciativa do Sebrae, além de jornais, revistas, blogs e portais.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, e a presidente da Associação Brasileira de Francising (ABF), Cristina Franco, anunciaram a parceria no dia do lançamento do Movimento para a imprensa. Segundo Solmucci, cada R$ 1 gasto em um bar ou restaurante gera R$ 2,34 para a economia. Até o dia 5 de outubro, data do lançamento oficial, diversas ações serão realizadas para promover os pequenos negócios em todo o país.

Padarias, franquias, cafés especiais e cachaça

Aproximadamente mil padarias e confeitarias de micro e pequeno porte devem se juntar ao Movimento após a realização do 30º Congresso Brasileiro da Indústria da Panificação, que ocorre de 26 a 30 de agosto, na Bahia. A expectativa é da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), organizadora do congresso, onde o Movimento será anunciado e os empresários convidados a participar. O evento reunirá cerca de 1,3 mil pessoas e terá representantes de 68 entidades que reúnem 63 mil padarias indiretamente.

A ABF reúne cerca de três mil redes franqueadoras e entrou no Movimento fazendo divulgação junto a franqueadores e franqueados, e ainda na internet e nas redes sociais. “O franqueado é um pequeno empreendedor”, explica Cristina Franco. Presentes em 38% das cidades brasileiras, as franquias são capazes de sensibilizar empresários e consumidores sobre a importância de comprar dos pequenos negócios. “As franquias em sua maioria são micro e pequenas. Mais de 500 marcas oferecem franquias no Brasil com investimento baixo, de até R$ 80 mil”, completou Barretto.

Acordo firmado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) e a Unidade de Atendimento Setorial Agronegócios selou o apoio do segmento ao Movimento. “A BSCA congrega cerca de 150 associados e 50 mil produtores de cafés através de cooperativas, cafeterias e minitorrefadoras. É uma entidade parceira que vai dar um apoio muito importante ao Movimento Compre do Pequeno Negócio”, afirma Enio Queijada, gerente da unidade. Fundada por produtores de cafés de alta qualidade, a BSCA oferece ao mercado gourmet os melhores cafés do Brasil e tem o objetivo de estimular o aprimoramento técnico e a maior eficiência nos serviços de comercialização desses cafés. Outro apoiador do Movimento é o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), que está distribuindo material de divulgação junto aos seus associados.

Com informações da Agência Sebrae

Crédito da imagem: Charles Damasceno

 

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