Atuo no jornalismo de negócios há 15 anos. Um tema sempre presente nas pautas é a inovação. Mesmo antes de me formar, trabalhei na divulgação das pesquisas científicas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde estudava, e a tônica entre a maioria dos pesquisadores e administradores era a necessidade das empresas inovarem e agregarem tecnologias aos seus empreendimentos. O envolvimento inspirou a mim e alguns colegas a fazer, como trabalho de conclusão de curso, o Jornal UFSC Ciência&Tecnologia. Este foi o embrião para o primeiro projeto profissional – e empreendedor – desse grupo de jornalistas, a Revista Nexus Ciência&Tecnologia, que tinha como principal objetivo aproximar as empresas às universidades e aos institutos de pesquisas. Ou seja, ligar quem tem o problema a quem tem a solução, pois no Brasil a grande maioria dos pesquisadores está nas universidades.
O tempo passou, a Revista Nexus acabou, mas o tema continuou a me acompanhar por todos os veículos de comunicação que passei, inclusive na Revista Empreendedor, seja atuando como repórter, seja como editor. Claro, o tema não é uma exclusividade minha. Muito pelo contrário, cada vez mais a mídia, especializada ou não, aborda a inovação como um dos principais caminhos para a competitividade das empresas. Não é o único, mas é um dos poucos caminhos que não depende da esfera pública (melhorias de infraestrutura, desoneração do setor produtivo, acesso maior e facilitado ao crédito, juros baixos etc.), depende basicamente das empresas.
Agora me pergunto. Por que então os empresários brasileiros ainda estão tão distantes da inovação? Os empreendedores só tem a ganhar com a inovação. O mais importante é ter a cultura da inovação nas empresas, e isso tem que partir de cima e envolver todos os colaboradores. A solução pode até ser encontrada fora, com a ajuda de universidade e institutos de pesquisa ou em empresas que tem como fim a inovação, em especial aquelas de base tecnológica. Mas o que não pode deixar é de buscar sempre a inovação.
Na edição de outubro da Revista Empreendedor (http://empreendedor.com.br/revista/santa-inovacao) o tema foi novamente abordado, e com profundidade. Especialistas deram sua opinião, e uma série de exemplos foram apresentados. Não por acaso, a reportagem foi vencedora do Prêmio Fiesc de Jornalismo. As lideranças do setor produtivo já perceberam a importância de inovar, agora é preciso que isso se dissemine por toda a base. Nós continuaremos a entoar o mantra da inovação. Junte-se a nós!
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