Especial: confira um roteiro para definir metas possíveis em 2023

metas 2023

Para seu empreendimento on-line se tornar uma realidade em 2023, troque a resolução de Ano Novo por um ano de metas alcançáveis

*Por Luiz D’Elboux, Country Manager Brasil – GoDaddy

luiz delboux Mais do que a virada de página em um calendário, a passagem para um novo ano nos faz refletir, pensar sobre o futuro e fazer planos. Muitas vezes as resoluções de Ano Novo que estabelecemos, como abrir o próprio negócio, não sobrevivem após apenas algumas semanas. Se essa situação soa familiar, que tal fazer um pouco diferente desta vez? Em vez de estabelecer um objetivo a ser alcançado de uma só vez, considere começar pequeno e trabalhar nele ao longo do tempo.

Na GoDaddy, nossa missão é ajudar as pessoas a transformar suas ideias em realidade, oferecendo as ferramentas e a ajuda necessárias para quem quer se tornar um empreendedor digital. Nesta coluna, compartilhamos um roteiro mensal que dá sugestões de como você pode tirar seu projeto da cabeça, colocá-lo no papel e depois por tudo em prática. É um caminho suave para cada um seguir em seu próprio ritmo e disponibilidade de tempo e recursos.

JANEIRO: este é o momento de tirar as ideias de sua cabeça e colocá-las no papel.

Elabore um plano de negócios que seja o mais detalhado possível nesta fase inicial. Tente responder perguntas como: quem é seu cliente ideal, o que você vai oferecer a eles, como pretende alcançá-los, a estrutura de preços incluindo margens de lucro, quais seriam seus concorrentes e o que você fará de diferente ou melhor do que eles, bem como quais ferramentas você vai usar para chegar lá? O bom é que isto pode ser feito em grande parte durante o tempo de lazer na praia, junto à piscina, relaxando nas montanhas. No canal da GoDaddy Brasil no YouTube você encontra muitos tutoriais em vídeo, produzidos por especialistas, que podem ser uma grande fonte de informação e inspiração.

 

FEVEREIRO: é hora de colocar o bloco na rua.

Uma escolha importante a ser tomada desde cedo é o nome de sua empresa. E fazer o primeiro investimento: registrar um nome de domínio para seu futuro site. O ideal é que o nome deve ter ligação, ou remeter ao seu segmento de negócios, além de ser o mesmo, ou o mais parecido possível, com o nome de sua empresa. Na GoDaddy, você pode encontrar os domínios tradicionais .com e .com.br, assim como novas extensões como .shop, ou .online, que facilitam encontrar o nome ideal para o sua página. Além disso, use este tempo para cuidar de coisas mais burocráticas, como o registro de um CNPJ, por exemplo. E aqui vai uma dica: muitas pessoas começam um negócio on-line como pessoa física, mas usando um MEI (Microempreendedor Individual) o empresário pode pagar menos impostos e ter mais benefícios, tais como a cobertura do INSS.

 

MARÇO: coloque seu domínio para trabalhar.

O website e a loja on-line de sua empresa são o próximo passo neste planejamento. O site dá credibilidade ao negócio e a loja online pode mostrar seus produtos ou serviços da maneira que você deseja. Existem várias ferramentas no mercado para ajudar neste trabalho. A GoDaddy tem um construtor de sites e de lojas on-line muito fácil e intuitivo. Há também o WordPress, uma plataforma gratuita e muito popular com características profissionais. Usando WordPress by GoDaddy um empresário pode ter uma série de vantagens, como gerenciamento de atualizações e recursos de segurança, entre outras.

ABRIL: é hora do social.

Parte dos primeiros passos para colocar seu negócio em funcionamento é conseguir que a seu negócio tenha visibilidade nas mídias sociais. Assim como fez com o nome de seu domínio, tente assegurar um nome de usuário nas redes que seja o mais próximo possível do nome de sua empresa. Você também deve criar um plano de conteúdo com o que você vai postar, e com que frequência. Além disso, certifique-se de incluir todos os detalhes de sua empresa, como seu endereço físico (se sua loja tiver um) e seu website comercial. No início pode ser melhor se concentrar em apenas uma rede de social, adicionando outras ao longo do tempo, à medida que suas habilidades e negócios crescem. Finalmente, procure por ferramentas que possam ajudá-lo no esforço de dar uma aparência profissional a seus conteúdos. Por exemplo, o GoDaddy Studio, um aplicativo que você pode obter gratuitamente na loja de aplicativos de seu celular, pode ser muito útil para este processo, oferecendo modelos e ferramentas de edição para postar, possibilitar a criação de página do tipo “link na bio”, onde você junta todos os seus links, incluindo seu site,  loja on-line, tudo pronto para ser exibido em sua bio nas mídias sociais.

 

MAIO: coloque tudo para funcionar.

Este mês pode ser o primeiro teste de fogo para seu negócio on-line, com uma das datas mais importantes para o comércio: o Dia das Mães. Veja o que outras empresas estão fazendo para promover seus produtos e considere se eles podem ser um bom modelo para o seu negócio. Por exemplo, planeje uma oferta especial para novos clientes, surpreenda-os com uma promoção, ou ofereça um desconto especial para as mães. As datas comemorativas são uma oportunidade importante para todo comerciante.

 

JUNHO: você está indo muito bem.

A metade do ano se foi e a sua resolução de Ano Novo está criando forma. É hora de fazer uma primeira revisão de seu negócio: revisite o plano de negócios, veja o que foi realizado, o que falta fazer e identifique o que pode estar faltando agora que você já está em operação há alguns meses. O segundo semestre estará aqui em breve, então faça a si mesmo esta pergunta: o que posso fazer para terminar o ano forte?

 

JULHO: a segunda metade do ano é um ótimo momento para ajustes.

Depois de pensar em junho o que pode ser feito de diferente, julho lhe dá a oportunidade de implementar essas mudanças. Historicamente, a segunda metade do ano é a mais forte para o comércio, começando com o retorno às aulas e terminando com as férias em dezembro. Olhando para o futuro, combinado com a avaliação que você fez, faça um plano detalhado para o que está por vir nesse período. Planeje estoques, ajuste os custos de mão-de-obra e avalie o funcionamento das ferramentas.

 

AGOSTO: refine suas habilidades promocionais.

Este mês celebra os pais e oferece ao seu negócio a oportunidade de ver o que funcionou ou não, e que coisas novas você quer experimentar que sejam diferentes do que você fez no Dia das Mães. Continue a compartilhar posts em suas redes sociais com o tema celebrado, personalize as imagens de seu site. Usando o construtor da loja on-line da GoDaddy, você pode mudar as imagens em sua página inicial de forma rápida e fácil. Mais uma vez, procure ferramentas que possam lhe fornecer recursos, como os bancos de imagens profissionais do GoDaddy Studio para criar belas e atraentes peças de arte.

 

SETEMBRO: você está se tornando um profissional.

Com duas datas importantes chegando, aproveite a oportunidade da Semana do Brasil para ser ainda mais criativo como comerciante. Como esta data, que celebra a Independência, é mais ampla, você pode buscar um público mais diversificado, tanto em suas redes sociais quanto em campanhas de mídia. Em nosso canal no YouTube temos vídeos que ensinam, passo a passo, como criar uma campanha no Facebook ou no Google.

 

OUTUBRO: é hora de se preparar para a Black Friday.

Você chegou ao trimestre mais movimentado do ano em termos de vendas. A boa notícia é que você teve vários meses para praticar. Considere criar uma lista de e-mail de pessoas que visitaram seu site, mas ainda não compraram. Crie estratégias para obter seus endereços de e-mail. Por exemplo, você pode prometer um desconto exclusivo. Lembre-se de que isto deve ser uma troca: o público lhe dá suas informações de contato, e você oferece algo importante em troca.

 

NOVEMBRO: E a Black Friday chegou.

A Black Friday é momento para vender muito. Considere descontos agressivos para ser competitivo nesta época do ano. Use a arte e os banners em todos os pontos de contato com clientes potenciais, desde mídia social até campanhas de e-mail marketing para seu site e loja on-line, a fim de garantir que os clientes atuais e potenciais saibam que você está pronto para eles.  Por exemplo, crie campanhas de e-mail para os clientes com base no que eles já compraram. Com a ferramenta certa pode ser prático até mesmo para monitorar os resultados.

 

DEZEMBRO: termine o ano forte.

Chegou novamente a hora do Natal e do Ano Novo! Use os primeiros 15 dias para analisar os resultados da Black Friday. Respire fundo e se prepare para sua última campanha do ano. Crie conteúdo para seu site e mídia social que esteja no espírito das festas de Natal e de Ano Novo. Use a segunda metade do mês para cuidar de si mesmo. Ser um empreendedor leva tempo e dedicação, por isso é essencial que você descanse, se reconecte com seus entes queridos e recarregue suas baterias!

Mais um ano está terminando e pelo menos uma de suas resoluções de Ano Novo se tornou realidade. Aproveite o aprendizado, sonhe maior e vamos trabalhar.

 

Sobre a GoDaddy – A GoDaddy ajuda milhões de empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios. As pessoas procuram a GoDaddy para dar um nome para sua ideia, construir um site profissional, atrair clientes, vender seus produtos e serviços e aceitar pagamentos on-line e pessoalmente. As ferramentas fáceis de usar da GoDaddy ajudam os microempresários a gerenciar tudo em um só lugar e seus especialistas estão disponíveis via telefone, WhatsApp e chat online para assistência em português.

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