Segundo pesquisa recente da GEM, Global Entrepreneurship Monitor, dois em cada cinco brasileiros abriram ou tiveram planos de abrir seu próprio negócio no ano passado. Ao todo, cerca de 52 milhões de brasileiros, entre 18 e 64 anos, estavam à frente de alguma atividade empresarial em 2018. Mas, nem só de uma ideia inovadora é feito um negócio. Para se obter sucesso nessa jornada, os empreendedores precisam aprender a conduzir uma empresa da forma correta, seguindo um plano de negócios e outras etapas fundamentais de gestão empresarial. A especialista em marketing para micronegócios, Silvia Martins, aponta cinco passos essenciais para você gerir de forma eficiente o seu negócio.
1) Analisar o mercado:
É preciso avaliar se a sua ideia de negócio tem potencial de compra no mercado, principalmente se o investimento for para um ponto físico – com investimento ainda mais alto. Também é preciso avaliar o seu público-alvo e definir onde ele está, em que localização. Isso vai influenciar na definição do seu ponto de venda. Também faz parte desta análise de negócio observar os concorrentes, onde eles atuam, que tipo de produto vendem e qual público atingem.
2) Conhecer o público-alvo:
O pior inimigo de um negócio é querer atender todo mundo. Para todo negócio, independentemente do seu tamanho, existe um público que vai valorizar e se identificar mais com seu produto e/ou serviço. O microempreendedor precisa mapear quem são estes clientes, não apenas selecionando a classe social, mas sim suas necessidades, suas dores, seus desejos principalmente. Porque desta forma ele consegue suprir essa demanda com seu produto/serviço.
3) Fazer um plano de negócios:
O plano de negócio não é só para empresas de grande porte! Ele deve ser feito pelo microempreendedor principalmente para que ele consiga visualizar o seu propósito, sua estrutura, seus investimentos e principalmente seu plano de ação. E é até um excelente documento para busca de investidores, se for o caso, porque ali estarão todas as informações da empresa.
4) Estabelecer o seu investimento em marketing:
Principalmente no começo do negócio, o empreendedor precisa divulgar a empresa mais do que nunca. Para isso, é importante separar um investimento inicial de marketing. Isso estará atrelado a um plano de comunicação, que descreverá em quais mídias e períodos serão necessários. A verba de marketing é traçada de acordo com o faturamento mensal, mas para empresas que estão começando, o ideal é ter esta verba alocada no investimento, até que a empresa comece de fato a ter faturamento e lucratividade.
5) Saiba precificar:
Uma das preocupações mais comuns do microempreendedor é: Quanto eu posso cobrar pelo meu produto/serviço? Para precificar não basta fazer contas no Excel, é preciso levar em conta: seu posicionamento de mercado, para qual público quer vender, a qualidade do seu produto/serviço aliando as suas projeções de despesa/custos mensais e o lucro que você quer ter.
Quando a gestão falha:
Essa foi a dificuldade da mineira Marina Estanislau Machado: organizar a sua empresa de forma eficiente desde os primeiros passos. A fotógrafa, que começou a oferecer os seus serviços informalmente e sem planejamento, viu o seu negócio crescer de forma desordenada. Sem conhecimento de gestão, Marina não sabia os custos dos seus ensaios fotográficos, quais eram os serviços mais lucrativos ou quais os processos mais coerentes para o seu negócio.
“Minha empresa estava uma bagunça. Eu sabia que era uma boa ideia de negócio, porque ele estava crescendo, ganhando cada vez mais clientes, mas eu não tinha ideia de como conduzir esse trem desordenado. Eu não sabia como eu tinha começado, onde eu estava e para onde eu queria chegar. Não tinha planos, metas ou objetivos. Não havia planejamento algum. Eu simplesmente tocava a empresa por puro “feeling”, mas no fundo eu sabia que estava muito aquém do que deveria ser uma gestão bem-sucedida”, explica a mineira.
A especialista em marketing para microempresas Silvia Martins, foi a pessoa chamada para “organizar a casa” para a fotógrafa. A paulista ajudou a empresária a enxergar o seu serviço como uma empresa de verdade, traçando um plano de negócio com metas a serem alcançadas. Silvia Martins também organizou os processos da empresa fotográfica, a fim de agilizar as edições das imagens e, consequentemente, a entrega dos trabalhos. O serviço de consultora trouxe conhecimento e confiança para a mineira, que segue à frente da sua própria empresa em Belo Horizonte. Seis meses após a ajuda da especialista, Marina mudou para um estúdio 10 vezes maior do que o anterior, conseguiu novos contratos e se consolidou como uma empresa referência na sua cidade.
Mas para Silvia, existem muitos empreendedores com o mesmo problema de Marina: com uma grande ideia nas mãos, mas sem conhecimento de gestão e experiência de mercado para conduzir o negócio de forma eficiente. “Recebo muitas mensagens e pedidos de consultoria para casos muito parecidos com o da Marina. Pessoas que tiveram uma grande ideia de negócio, que começaram a obter retorno positivo, mas que viram a sua empresa fugir do controle e não conseguiram mais retomar as rédeas. Eu costumo falar para os meus clientes que existem cinco pilares básicos que um empreendedor deve seguir para conseguir organizar a sua empresa de forma eficiente. Parecem tarefas despretensiosas para uma pequena empresa iniciante, mas são planos que farão toda a diferença quando o negócio ganhar maiores proporções”, explica a especialista.
Breve Histórico:
Silvia Martins (@silviamartinsmkt) é formada em Marketing com MBA em Gestão Empresarial e Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Depois de 17 anos no mercado corporativo – em grandes companhias, como McDonald’s e DPaschoal –, a paulista investe agora em uma nova fase da sua carreira, onde aposta em conteúdo para as micros e pequenas empresas. Silvia, que também atua como palestrante em grandes eventos Brasil afora, foi uma das poucas brasileiras selecionadas para participar do F8, conferência anual do Facebook voltada para desenvolvedores, que aconteceu no início de maio de 2019, na Califórnia (EUA).