Adaptabilidade, criatividade, uso das redes sociais e formações específicas estão entre os direcionamentos
A pintura é uma das artes mais antigas do mundo. De cavernas a muros e de telas convencionais a telas digitais, o ser humano sempre teve a necessidade de externalizar sentimentos e impactar outros por meio de ilustrações. A maquiagem artística é uma forma de expressão aplicada na superfície da pele, utilizada em contextos muito diferentes no âmbito cultural, desde o teatro e audiovisual, a apresentações musicais e festas como o Carnaval, o que torna este um mercado amplo e promissor.
“A democratização dos ambientes culturais amplia a diversidade de formas de expressão, permitindo que diferentes estéticas, estilos e técnicas artísticas sejam explorados. A maquiagem cênica não está presente apenas no cinema e no teatro, mas também em apresentações musicais, e diversas outras formas de expressão, o que torna essa área ampla e com inúmeras possibilidades de atuação”, comenta Isadora Mellado, produtora executiva da Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos financiados por meio de leis de incentivo.
À frente da coordenação do maquie&crie, curso formativo nas áreas de maquiagem cênica e figurino que inspira jovens a ingressarem no mercado artístico-cultural, Tiça Camargo separou 5 dicas para facilitar a vida de quem tem em vista atuar no mercado da maquiagem. Confira:
1. Escolha o nicho de atuação
Como o universo da maquiagem artística é muito amplo, é importante escolher um nicho para começar a atuar, mantendo em mente que cada área de atuação apresenta suas particularidades. Quando falamos em maquiagem cênica, as possibilidades são: peças teatrais, musicais, óperas para os palcos ou no audiovisual, como cinema, televisão, publicidade e web séries. Entretanto, é preciso considerar o jogo de luzes e diferença das mídias por conta das ferramentas de cada uma, como câmeras e palco, durante o processo criativo da maquiagem artística.
2. Estude sobre diversidade e conheça os tipos de pele e os produtos
Para atuar no mercado de maquiagem, não basta apenas ter conhecimento sobre o fazer artístico, mas também é importante conhecer os materiais, e, claro, os diferentes tipos de pele, para assim saber como obter o resultado esperado utilizando materiais na tonalidade e na textura correta e as técnicas adequadas para cada aplicação, de acordo com cada necessidade.
“É muito importante conhecer os tipos de material com que se vai trabalhar para poder ter uma ideia de como utilizar as técnicas da melhor maneira possível, principalmente quando se visa atingir um efeito específico”, destaca Tiça Camargo, coordenadora pedagógica do maquie&crie.
3. Maximize sua presença nas redes sociais
É de suma importância estar presente também nas redes sociais. Principalmente, porque as redes sociais se transformaram em um ambiente que dita e populariza tendências, o que facilita que o algoritmo entregue os vídeos para um público maior. Na era do digital, construir um portfólio nas redes sociais é indispensável para quem quer ser visto e atrair pessoas que possam se interessar pelo seu trabalho.
4. Aprofunde-se em estudos sobre comportamento
A maquiagem é, acima de tudo, um trabalho artístico. Isso implica que criatividade, senso estético e adaptabilidade fazem parte da rotina. Assim, para que seu trabalho se destaque, é importante ter uma boa noção do que o mercado pede, se nutrir de arte, de humanidade e saber adaptar seu estilo para não acabar fazendo mais do mesmo, acompanhe pessoas influentes no setor, busque por novas fontes de aprendizado e esteja aberto ao novo.
5. Faça bons cursos
Por último, mas não menos importante: como todo campo das artes, a maquiagem não envolve apenas o interesse e a inspiração, mas também o domínio de técnicas. Por isso é importante ter a orientação de profissionais qualificados e que facilitem o processo de aprendizagem.
“O setor está em constante transformação, sendo de extrema importância buscar se atualizar em suas referências. Hoje, à frente da coordenação do projeto maquie&crie vemos como os jovens já chegam com uma boa base construída por vídeos, games, tutoriais e materiais on-line, o que abre o leque e facilita prepará-los para ingressar no mercado artístico-cultural atuando em espetáculos, no audiovisual e no também como possibilidades de eventos sociais nas suas regiões”, conclui Tiça Camargo, coordenadora pedagógica do projeto.
O maquie&crie é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário. A realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.