Quando lemos a palavra etiqueta logo vem à cabeça grifes, grandes marcas, símbolos desejados e, num segundo momento, o sinônimo de comportamento da palavra. Mas será que uma coisa não está ligada à outra? Como gerir uma grande marca sem etiqueta, sem comportamento adequado, sem postura e posicionamento.
Somos vorazes leitores de símbolos, e isto já vem dos nossos antepassados. A história nos mostra que quanto mais simples mais aderentes se tornam, haja vista o símbolo da igreja católica, duas retas cruzadas, normalmente de uma só cor, que nos convida ao mundo do entendimento e interpretação.
Acredito que com esta mesma simplicidade, a etiqueta corporativa deve ser encarada, não é de ninguém a propriedade para que tenhamos êxito em nossos comportamentos, o que existe mesmo é uma pura questão de escolhas e abdicação.
O sim e o não, o fácil e o difícil, o certo e o errado, o bem e o mal, tudo isso está à nossa disposição, ao dispor do nosso livre-arbítrio, mas poucos têm a clareza de entender que ao escolhermos um caminho, um lado, imediatamente estamos abdicando do outro e, assim, definindo também mais uma escolha, pois uma escolha nunca é isolada, na verdade, são escolhas duplas, queira ou não.
No momento que nossas decisões são tomadas, nos lançamos ao risco, à oportunidade e assim passamos e ficar expostos à avaliação e julgamento de terceiros que, por sua vez, velam seus vereditos e os disseminam na calada da noite transformando-nos em réus da vida, onde ora somos elevados e ora somos rebaixados, sem direito à defesa.
Precisamos refletir e ter muita cautela com nossos atos, pois as interpretações ficam fora de nosso controle e conhecimento. Veja o comportamento da mídia diante dos fatos. Erguem e arrasam pessoas e empresas sem o mínimo aviso prévio, mas isso só acontece após as escolhas dos atos antes de se entender como vítima ou um possível réu.
A etiqueta corporativa passa por todos estes caminhos de comum entendimento, portanto, todo cuidado é pouco, mas a impecável atenção a este tema pode gerar resultados fantásticos em curto, médio e longo prazos.
Preste atenção, pense antes de falar ou agir, cuide do linguajar e principalmente da educação, sempre, a toda hora, por toda vida. Um deslize pode colocar anos de acerto na lona. Construir uma reputação e adquirir admiração pode levar anos; destruí-las acontece em segundos, nunca se esqueça disso.