Etiqueta corporativa

Quando lemos a palavra etiqueta logo vem à cabeça grifes, grandes marcas, sím­bolos desejados e, num segundo momento, o sinônimo de comportamento da palavra. Mas será que uma coisa não está ligada à ou­tra? Como gerir uma grande marca sem eti­queta, sem comportamento adequado, sem postura e posicionamento.

Somos vorazes leitores de símbolos, e isto já vem dos nossos antepassados. A histó­ria nos mostra que quanto mais simples mais aderentes se tornam, haja vista o símbolo da igreja católica, duas retas cruzadas, normal­mente de uma só cor, que nos convida ao mundo do entendimento e interpretação.

Acredito que com esta mesma simplici­dade, a etiqueta corporativa deve ser enca­rada, não é de ninguém a propriedade para que tenhamos êxito em nossos comporta­mentos, o que existe mesmo é uma pura questão de escolhas e abdicação.

O sim e o não, o fácil e o difícil, o certo e o errado, o bem e o mal, tudo isso está à nossa disposição, ao dispor do nosso livre-arbítrio, mas poucos têm a clareza de entender que ao escolhermos um caminho, um lado, imediata­mente estamos abdicando do outro e, assim, definindo também mais uma escolha, pois uma escolha nunca é isolada, na verdade, são escolhas duplas, queira ou não.

No momento que nossas decisões são tomadas, nos lançamos ao risco, à oportu­nidade e assim passamos e ficar expostos à avaliação e julgamento de terceiros que, por sua vez, velam seus vereditos e os dissemi­nam na calada da noite transformando-nos em réus da vida, onde ora somos elevados e ora somos rebaixados, sem direito à defesa.

Precisamos refletir e ter muita cautela com nossos atos, pois as interpretações ficam fora de nosso controle e conhecimento. Veja o comportamento da mídia diante dos fatos. Erguem e arrasam pessoas e empresas sem o mínimo aviso prévio, mas isso só acontece após as escolhas dos atos antes de se enten­der como vítima ou um possível réu.

A etiqueta corporativa passa por todos estes caminhos de comum entendimento, portanto, todo cuidado é pouco, mas a im­pecável atenção a este tema pode gerar re­sultados fantásticos em curto, médio e longo prazos.

Preste atenção, pense antes de falar ou agir, cuide do linguajar e principalmente da educação, sempre, a toda hora, por toda vida. Um deslize pode colocar anos de acerto na lona. Construir uma reputação e adquirir ad­miração pode levar anos; destruí-las acontece em segundos, nunca se esqueça disso.

Facebook
Twitter
LinkedIn