por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)
Aos 18 anos, as pesquisas de mercado começaram a dominar a vida de Felipe Schepers. O cofundador e COO da Opinion Box, start-up especializada em pesquisas on-line, cursava o primeiro semestre da graduação em Publicidade quando começou a trabalhar como estagiário de análise de pesquisa na Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado. Nos anos seguintes, o trabalho de Schepers só evoluiu. Em 2010, ele fazia parte do quadro de sócios da empresa. E dois anos depois, ele se torna responsável pela Opinion Box com a missão de fazê-la crescer e ser reconhecida no mercado pelo modelo inovador. Fundada em 2012, a Opinion Box foi criada pela união de três forças: Expertise, Pentagrama (empresa de tecnologia da informação) e Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. E nesse curto período de vida, conquistou diversos prêmios, entre eles, o primeiro lugar no Startup – Programa Locaweb 2012 e primeiro lugar no Pitch Digital, e o segundo lugar no Prêmio Anjos do Brasil.
Além disso, foi finalista do Prêmio Info e selecionada pelo Programa Start-Up Brasil 2013. A mudança na estratégia de negócios da Expertise rumo ao segmento de pesquisas on-line foi motivada pelo impacto que o mundo digital teria no futuro das empresas que trabalham com pesquisas de mercado. Schepers se reuniu com os sócios da Expertise para avaliar os custos que envolviam uma pesquisa de mercado. O estudo apontou que uma parcela significativa de recursos era destinada à coleta de dados. A necessidade de reduzir esse valor, diminuir também os prazos para entregar uma pesquisa e ao mesmo tempo manter a qualidade na realização das entrevistas que eram feitas via telefone e pessoalmente, foi determinante para a decisão da mudança em busca de um novo formato de trabalho. Diante disso, Schepers conta que os sócios começaram a acompanhar e observar o mercado dentro e fora do Brasil e perceberam que o processo de coleta de dados on-line no País estava começando e que havia um enorme potencial para crescimento. “Identificamos que havia espaço para uma empresa que pensasse na coleta de dados com o DNA de pesquisa de mercado e não apenas com o olhar tecnológico”, afirma. Assim, a ideia do grupo foi criar uma empresa que tivesse a base metodológica de pesquisa de mercado e utilizasse a tecnologia como impulsionadora de maior agilidade, baixo custo e garantia da credibilidade das respostas.
Com este conceito, os sócios lançaram duas ferramentas, a Heap Up e a Opinion Box (mesmo nome da start-up), a primeira para atender ao público respondente das pesquisas e a segunda para ofertar um canal totalmente on-line para as empresas criarem suas próprias pesquisas. Para desenvolver ambas as plataformas, foram realizadas pesquisas de mercado para avaliação do conceito e nome para depois iniciar os esforços de desenvolvimento da start-up. Diferentes tes tes de usabilidade e funcionalidade também foram executados para buscar melhorias nos sistemas. A empresa de tecnologia Pentagrama foi convidada a integrar o time de sócios e ficou responsável pelo desenvolvimento das plataformas. Para Schepers, a pesquisa e a participação da Pentagrama no processo foram extremamente importantes para agilizar o trabalho e focar no que já tinha sido testado e validado. Dessa forma, para o desenvolvimento da plataforma Heap Up foram necessários cinco meses de desenvolvimento e para a Opinion Box, seis meses.
A Heap Up funciona como um painel, no qual as pessoas se cadastram para responder a pesquisas em seus computadores e notebooks em troca de incentivos. O resultado foi tão positivo que mais de 100 mil respondentes qualificados em todo o País estão cadastrados para responder a pesquisas e receber prêmios a cada pesquisa respondida. A start-up segue inovando e acaba de lançar o aplicativo da plataforma Heap Up para iOS. Assim, as pessoas cadastradas poderão responder às pesquisas também pelo celular ou pelo tablet, procurando se adequar à tendência da forte mobilidade. Com este lançamento, o Heap Up se torna a primeira solução multiplataforma do País em que o usuário pode participar de pesquisas através do computador, do tablet ou celular e receber prêmios na hora. Foram investidos cerca de R$ 150 mil para o desenvolvimento do app Heap Up, que está disponível para usuários iOS e, nos próximos meses, estará disponível também para usuários da plataforma Android. “Nós já cumprimos uma série de tarefas pelos celulares enquanto estamos no trânsito, no médico ou em qualquer situação de espera. Por que não responder a uma pesquisa também?”, argumenta Schepers. Dessa forma, a empresa aumenta as chances de participação dos respondentes e a velocidade de retorno aos clientes. Nos primeiros 15 meses de operação, o Heap Up foi utilizado em mais de 150 projetos, totalizando 230 mil entrevistas on-line.
Neste ano, a start-up veio com outra novidade, lançando a plataforma Opinion Box, uma ferramenta para empresas, empreendedores e acadêmicos realizarem suas pesquisas de mercado totalmente on-line. Baseada no conceito Do it yourself, o usuário cria o seu questionário, define o público-alvo, a amostra, realiza o pagamento e recebe os resultados, sem necessidade de qualquer interface humana. Outra vantagem é a velocidade da coleta dos dados. Schepers garante que em até 24 horas após o pagamento, o usuário já começa a receber as primeiras entrevistas e poderá acompanhar os resultados em tempo real. A coleta estará completa em, no máximo, sete dias, e as empresas podem realizar pesquisas a partir de R$ 200.
É exatamente nesse baixo custo para realizar uma pesquisa qualificada que está o diferencial da Opinion Box. Na visão de Schepers, a pesquisa de mercado e opinião é uma ferramenta muito útil para o dia a dia de todos os empreendedores, independente do porte da empresa. Com este direcionamento, a Opinion Box criou a ferramenta que automatiza todas as etapas da pesquisa, permitindo que desde a criação do questionário até a análise dos resultados fosse feito de maneira on-line. A start-up também disponibilizou uma biblioteca com mais de 40 modelos de questionários para que cada usuário pudesse optar por começar do zero ou de um modelo já pronto de pesquisa. A plataforma ainda foi integrada a uma rede de pessoas interessadas em responder pesquisas, possibilitando que uma das etapas mais complicadas – buscar pessoas para participar do estudo dentro do perfil – seja otimizada. Com isso, a Opinion Box conseguiu entregar estudos em até cinco dias, a um custo a partir de R$ 4 por entrevista.
Segundo o executivo, para o desenvolvimento e lançamento da plataforma Opinion Box, houve uma segunda rodada de investimentos, totalizando R$ 1,5 milhão desde o lançamento da empresa. Neste ano, deve acontecer uma nova rodada, totalizando R$ 3 milhões investidos. Com faturamento de R$ 400 mil em 2013, a expectativa para 2014 é de um crescimento de aproximadamente 400%. “Nosso objetivo é ser, em pouco tempo, a maior empresa de coleta de dados primários e pesquisa digital no País”, revela o COO.
Ainda para este semestre, a empresa vai ofertar uma nova versão da Opinion Box e dar início a uma parceria com uma grande empresa para distribuir a plataforma Opinion Box a micro e pequenas empresas. Lançar o aplicativo do Heap Up para Android também integra mais uma ação inovadora programada para acontecer até o final do ano. Schepers avalia que a Opinion Box trouxe ao mercado um modelo realmente inovador e que não focou apenas no público que hoje utiliza pesquisa de mercado, como grandes empresas, mas sim pensou em como democratizar a pesquisa de mercado e opinião como ferramenta de trabalho para todos, atingindo uma parcela do mercado que não tinha acesso ao serviço pelo alto custo e ainda com prazos extensos. “O foco é sempre tornar a pesquisa mais acessível e útil aos empreendedores, consultores, agência e acadêmicos.”