por Mônica Pupo (monica@empreendedor.com.br)
Qual seria a chance de uma ideia surgida na cozinha de uma república e conduzida por universitários jovens e sem capital inicial dar certo? Para os céticos, quase nenhuma. Mas, para Fernando Ligório, as chances de sucesso eram certeiras. Pois foi exatamente assim que, em 2011, prestes a se formar em Administração de Empresas, ele deu início à operação da agência de comunicação Voe Ideias. A empresa, que começou de forma improvisada descrita no início do parágrafo, atualmente soma mais de 30 clientes atendidos e R$ 9 milhões em faturamento em 2013, um valor três vezes maior do que o registrado no ano anterior.
O desejo de empreender surgiu cedo na vida do empresário, hoje com 26 anos. Logo cedo, ele já mostrava a vocação ao brincar de vender as revistas da mãe numa “banca” improvisada em cima do tabuleiro de jogo de botão. “Desde criança eu venho alimentando o sonho de ser empreendedor. Da minha infância até a faculdade, tentei vários ‘empreendimentos’ para tirar um dinheirinho”, relembra. Mais tarde, enquanto cursava a faculdade de Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a vez de dar início à primeira empreitada real: uma empresa de entretenimento que, embora criada e mantida mais como passatempo, perdurou por dois anos.
Mas foi apenas aos 22 anos, prestes a se formar na faculdade, que Fernando identificou uma oportunidade real de começar algo mais sério, que pudesse ser considerado seu “projeto de vida”. Sem querer retornar para sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, ele decidiu montar a Voe Ideias como forma de também garantir sua permanência em Florianópolis. A agência iniciou com três colaboradores, na cozinha da república onde Fernando morava. Adepto da máxima “quando se quer, se dá um jeito”, ele improvisou como pôde até ver a empresa decolar. “Se não tínhamos dinheiro para ter um escritório, instalamos nossa sala comercial na cozinha e começamos a correr atrás do sonho.”
Seus primeiros clientes foram os próprios professores da UFSC que planejavam um evento. Em pouco tempo, após vencer uma sequência de desafios enfrentados com muita dedicação, o jovem empreendedor angariou o capital necessário não só para permanecer na Ilha, mas para transformar a empresa num inusitado case de sucesso. Para ajudar nesse processo, ele contou com a ajuda dos sócios e ex-colegas de faculdade Francis Ziembovicz e Victor Amorim. “Acredito que a ausência de capital inicial tenha sido um dos principais desafios que enfrentamos, pois não tínhamos um real no bolso”, conta. Outra dificuldade encontrada foi a falta de um conhecimento mais profundo do mercado e da missão da empresa. “No início, não tínhamos um entendimento completo do que éramos bons em fazer, o que atrapalhou a velocidade do crescimento nessa fase.”
Apesar dos percalços, o crescimento da Voe Ideias foi galopante: do primeiro para o segundo ano, a companhia dobrou de tamanho e triplicou do segundo para o terceiro, quando atingiu faturamento de R$ 9 milhões no ano passado. A agência hoje emprega mais de 20 colaboradores, todos com idades entre 20 e 27 anos. Instalada numa ampla casa com piscina, a sede espelha a proposta da agência: a de ser um local que preza pela liberdade para criar e pensar em soluções que escapem do senso comum. “A Voe é resultado de um sonho jovem, de acreditar no impossível e teimar em contrariar as estatísticas”, resume Fernando.
O clima que conjuga despojamento e credibilidade tem ajudado a conquistar clientes, incluindo grandes empresas e marcas nacionais e regionais, como Devassa, Volkswagen, Pedra Branca, Grupo RBS, Sebrae-SC, Melitta, Bauducco entre outros, que somam mais de 100 ações já realizadas. “Dentro do nosso escopo de trabalho, existem projetos proprietários – que são projetos onde identificamos uma oportunidade para as marcas se comunicarem de maneira diferenciada com determinado público-alvo e ofertamos isso a elas – a criação de eventos para as marcas, ações promocionais e também desenvolvemos plataformas de relacionamento entre as marcas e os clientes.”
Para Fernando, o segredo do sucesso é ir além da persistência, sem deixar de lado a criatividade e a insistência em superar as inúmeras dificuldades que costumam ocorrer com todo empreendedor em início de carreira. “Acredito que os principais desafios sejam encontrar as pessoas certas, mantê-las ao nosso lado e transformar o nosso sonho no objetivo comum do grupo inteiro.”
Outra palavra de ordem da Voe Ideias é inovação. Para manter-se sempre à frente num mercado cada vez mais competitivo, como o de comunicação e marketing digital, Fernando aposta em pesquisas, estudos e observações constantes do cenário econômico. “Faz parte da nossa cultura estar sempre de olho nas tendências e mudanças de comportamento das pessoas. Nos cobramos muito para sermos sempre pioneiros e inovadores no mercado. Esse é o nosso DNA.”
Após o excelente desempenho da agência no ano passado, o empresário agora tem expectativas de projeção nacional, devido aos projetos já alinhados em função da Copa do Mundo. “Como empresários e como empresa estamos mais maduros, mais preparados e temos maior clareza dos caminhos que levam ao crescimento e dos desafios que nos esperam”, revela Fernando, que espera elevar o faturamento da empresa em pelo menos 50% em 2014. “Planejamos esse crescimento a partir da conquista de algumas contas e da consolidação de alguns projetos proprietários.”