Fernando Martins trabalhou carregando caminhões até abrir marketplace de alto padrão para arquitetura

CEO do Arqplace aliou experiência pessoal com os conhecimentos acadêmicos para empreender

Desde pequeno, Fernando Martins, CEO do Arqplace, marketplace de revestimentos de alto padrão para arquitetura e decoração, em sua história ligada ao universo da construção civil. Nascido e criado em Tambaú (interior de SP), a quase 100 km de Ribeirão Preto, durante a infância e adolescência ajudava na empresa da família, o que lhe deu a oportunidade de atuar em diferentes etapas do setor produtos.

Carregando e descarregando caminhões, atendendo clientes via telefone e com outras demandas do dia a dia, nesta época, Fernando aprendeu como funcionava a indústria, o processo de negociação com fornecedores, da confecção dos produtos a qualidade. E desenvolveu interesse em conhecer o processo de ponta a ponta.

Sempre muito atento ao mercado, o empreendedor decidiu cursar Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, depois, MBA em Gestão de Marketing pela Universidade de São Paulo, onde aprendeu sobre negócios e ampliou sua visão de mercado. Ainda trabalhando na empresa da família, percebeu uma alta de orçamento por produtos de alto padrão. “Existia uma alta quantidade de mensagens nas redes sociais perguntando sobre produtos de alto padrão, mas havia à época a crença de que os consumidores desses produtos com maior valor gostavam de adquiri-los pessoalmente, após vê-los e tocá-los. Enxerguei a demanda do público como uma oportunidade de negócio”, lembra.

À época, Fernando já sabia que estava entrando em um dos setores mais promissores da indústria e um dos mercados com grande impacto no PIB. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), o Brasil é o segundo maior consumidor de revestimentos; o produto é responsável por 6% do PIB da indústria de materiais de construção, com previsão de crescimento de 15% até 2025. Apesar disso, até 2016 não existia um marketplace que reunisse e permitisse comparar diferentes revestimentos, para compra de qualquer lugar do Brasil.

Imaginando o futuro
Reunindo os conhecimentos da universidade com a vivência prática na empresa, Fernando decidiu fazer uma ampla pesquisa sobre o cenário de revestimentos e imaginar como seria o mercado de revestimentos em 10 ou 20 anos. “Estudei cases de empresas fora do Brasil que trilharam o caminho de digitalizar o fornecimento desses materiais e percebi que os early adopters de marketplaces como o que eu queria criar eram também, geralmente, consumidores com alto poder aquisitivo. Enxerguei uma oportunidade de oferecer uma experiência de compra online com qualidade de imagem, curadoria de produtos cuidadosa e um atendimento humanizado e ágil, que inclui envio de amostras para o cliente”, explica o CEO. Atualmente, a empresa oferece mais de mil itens.

A empresa se responsabiliza por toda a integração e administração dos produtos, assim como pelo atendimento ao cliente e logística. Desde o desenvolvimento de novos produtos até a solução de eventuais conflitos. Todas as operações são gerenciadas internamente, em um modelo de negócio que o empreendedor define como o “customerplace”, no qual os clientes são tanto as fábricas quanto os consumidores finais. “De um lado estamos fazendo a transformação digital das indústrias de revestimentos da construção. De outro, estamos conquistando e habituando o consumidor final a comprar esses materiais pela internet”, comenta ele.

O resultado da aposta de Fernando apareceu no primeiro ano, quando a empresa alcançou R$ 100 mil em GMV – valor movimentado pela plataforma. Operada somente por ele, o marketplace continuou crescendo, mais do que dobrou em GMV no ano seguinte, o que fez o empresário criar e-mails diferentes para o financeiro e comercial e se apresentar para os consumidores com seus dois nomes. Fernando e Tadeu, a fim de atender os clientes e proporcionar uma experiência de compra humanizada e profissional, em diferentes estágios da compra.

Em abril de 2020, atingiu o marco do primeiro de R$ 1 milhão em vendas. De lá para cá, investiu em uma nova plataforma, captou talentos e ampliou o número de fornecedores, que oferecem revestimentos de pedras naturais importadas, iluminação, cerâmicas, louças e vasos ornamentais, o que faz a empresa somar R$ 8 milhões em GMV.

Segundo Fernando, a expectativa é alcançar um GMV de 14 milhões em 2023, um crescimento de 80%. Para isso, deve apostar em uma série de estratégias, como triplicar o número de fornecedores, aumentar a variedade de produtos para a arquitetura e migrar para uma plataforma on-line mais robusta e eficiente, que permita a automação e aumento da produtividade. Sem descartar a possibilidade de buscar investimento externo para acelerar as operações.

FICHA
FERNANDO MARTINS

Idade: 32
Cidade natal: Tambaú (SP)
Formação (acadêmica): Publicidade e MBA em Gestão de Marketing
Cargo atual: CEO do Arqplace

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