Empreendedores seriais não nascem somente no Vale do Sílicio norte-americano. Em Florianópolis (SC) há um exemplo desse fenômeno, basta olhar para a trajetória do empreendedor Fernando Vianna. A única diferença é que ele não cria as empresas e depois vende. Vianna funda e dá de presente para a família administrar.
Desde os 14 anos ele sentiu que tinha uma atração por empreender e, desde então, começou alguns projetos e empresas. Hoje, por enquanto, ele atua em uma das empresas que criou: Coisas de Boteco, maior e-commerce do Brasil de objetos de decoração para bares, botecos, pubs e áreas gourmet, fundado em sociedade com Gabriela Soares Sant´Ana.
Antes Vianna começou, em parceria com seu irmão, Lucas Vianna, a Floripa 360°, especializada no desenvolvimento de soluções computacionais para a internet e sistemas internos. As empresas, com 2 anos e 10 anos no mercado respectivamente, se consolidam em seus segmentos de atuação seguindo o lema de sempre priorizar o cliente com excelência no atendimento e na entrega de serviços e produtos.
As noções de empreendedorismo na vida de Vianna são atribuídas a sua mãe, que foi professora e hoje administra um e-commerce que ganhou do filho: o Shamballas Garden, que atua nos ramos de produção e venda de bulbos, sementes e mudas de flores.
O empreendedor lembra que sua mãe nunca disse não diante das suas ideias. “Ela sempre disse que eu estava certo e, então, fui sentindo que a escolha era minha e não dela”, afirma. “A maneira com que minha mãe ouvia as pessoas e dava atenção à problemática delas me ajudou a desenvolver meu forte lado empresarial, pois administrar negócios é observar a problemática da pessoa”, enfatiza.
O empreendedor relembra ainda que sua mãe sempre exigiu muito que ele e seu irmão fossem bem nos estudos. Mas ele confessa que nunca se deu bem. Ao invés de se interessar pelos livros e aulas, Vianna gostava mesmo era de ficar no bar da escola vendendo lanches. E assim foi durante os anos do ensino fundamental. “Repeti duas vezes a 6° série, mas trabalhei durante um ano e meio no bar da escola”.
Depois de terminar o ensino médio, Vianna passou por três empresas diferentes e, paralelamente enquanto trabalhava, começou a vender peças e fazer manutenção de computadores. O interesse pela área surgiu em 1996, quando comprou o primeiro computador.
O gosto por computadores foi só crescendo e Vianna começou a comprar livros sobre manutenção de computadores e fazer cursos na área. Depois, passou a resolver problemas dos amigos e da família. Quando se deu conta que o serviço rendia mais que o próprio salário decidiu sair do emprego para fundar a Floripa 360° junto com Lucas Vianna, seu irmão, que já cursava a faculdade de Ciências da Computação.
Neste ano a empresa completou 10 anos com foco no desenvolvimento de sistemas de e-commerce com plataformas mais robustas e otimizadas. “O cliente atendido pela Floripa 360° hoje dá muito valor ao que eu ofereço, pois antes de adquirir a plataforma de e-commerce, ele já passou por todas as fases disponibilizadas pela empresa e já usou os nossos sistemas gratuitamente”, afirma.
Negócio do momento
Vianna colocou no ar seu e-commerce Coisas de Boteco no tempo recorde de três meses. Ele conta que teve o insight para criar o negócio durante uma visita despretensiosa na feira GiftFair, em agosto de 2013, quando viu um balde de cerveja. “De tanto colocar negócios em prática você fica experiente nisso e age rápido. O segredo é começar com o que se tem, sem gastar muito”, diz.
Vianna tem grandes planos para o Coisas de Boteco. A começar pelo fato de que os produtos vendidos são 90% nacionais, provenientes de Santa Catarina. “Isso é para valorizar o próprio estado, gerando oportunidade para as pessoas daqui e atuando como um empresário local”, destaca. Depois, Vianna planeja trabalhar em um lançamento de produtos de linha própria para consolidar ainda mais o negócio no mercado e pretende contar com as empresas de Santa Catarina para desenvolver os produtos.
Sua forte vocação empreendedora também vem de observar seu avô negociando. Ele conta que o avô inovou sendo o primeiro ortodentista de Santa Catarina, mas a capacidade de negociação foi desenvolvida por causa do seu hobie de criar gado. Assim, unindo os exemplos de negociação herdados da família com sua diversificada experiência, ele afirma que a principal característica de um empreendedor é analisar e gerenciar riscos. “Abrir um negócio é ter certeza que você vai perder dinheiro. Essa perda não pode ser sentimental. Tem que ser um aprendizado. Encarar que o dinheiro que você perdeu foi comprando experiência”, ensina.
Montar negócios é algo que o motiva: para os próximos meses o empreendedor tem em mente alguns outros projetos para começar. O mais avançado deles é a Go Business, empresa de consultoria para auxiliar pessoas no processo de importação. Nada mais natural para um empreendedor serial.
Fernando Vianna
Cidade natal: Florianópolis (SC)
Formação: por necessidade, conforme a necessidade, estuda o tema.
Idade: 34
Floripa 360°
Data de fundação: 2005
Cidade-sede: Florianópolis
Ramo: Desenvolvimento de Softwares para Comércio Eletrônico
Sócio: Lucas da Silva Vianna, formado em Ciências da Computação e Pós Graduado em Gerência de Projeto de Software.
Coisas de Boteco
Data de fundação: 2013
Cidade-sede: Florianópolis
Ramo: Loja especializada em decoração de bares, pubs e áreas gourmet
Sócia: Gabriela Soares Sant´ Ana – Especialista em Empreenderorismo Global pela Universidade Independente de Lisboa