Lufthansa City Center é o maior sistema de franquias de agências de viagens independentes do mundo e não pára de crescer no Brasil. Do ano passado para cá, o número de unidades franqueadas cresceu mais de 50%, saltando de 11 agências para 17 em quatro meses. “Muitas agências de viagem já existentes, quando descobrem o ganho de competitividade que podem ter se tornando uma Lufthansa City Center, decidem se tornar franquia”, disse Idione Particelli Rechinelli, presidente da associação que reúne todas as franqueadas no Brasil. Outras agências de viagem já nascem como Lufthansa City Center.
Em todo o mundo, as unidades Lufthansa City Center são franquias e, portanto, geridas pelos próprios donos com total apoio do LCC-franchising, que oferece um pacote de serviços, incluindo decoração homogênea, mobiliário exclusivo, treinamento de pessoal. Além de reconhecimento da marca global, negociações exclusivas com fornecedores e suporte de marketing. As unidades LCC são economicamente independentes, oferecem o leque completo de serviços prestados por agências de viagem profissionais e sempre a marca “Lufthansa City Center” é acrescida ao nome individual já conhecido no mercado local. Um dos objetivos da rede de agências em todo mundo é atender um desejo do passageiro, que é poder comprar tudo em um só lugar, passagens aéreas de várias companhias, reserva de hotéis etc.
Em todo planeta são 690 agências de viagens, espalhadas por 80 países, gerando 4.500 empregos diretos e um volume de negócios da ordem de mais de 4,5 bilhões de euros. Só na Alemanha são 300 agências de viagens com 2.500 funcionários ao todo. A primeira Lufthansa City Center começou a funcionar em Dresden, na Alemanha, em 1991. O sistema de franquias chegou ao Brasil a partir de 2002. Dois anos depois, os Lufthansa City Center chegaram à América do Norte e em 2007 à Austrália.
As 17 lojas Lufthansa City Center no país estão presentes em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Novo Hamburgo, e mais ainda no Estado de São Paulo: Bauru, Americana, Holambra, Botucatu, Osasco, São José dos Campos, Indaiatuba, Valinhos e Campinas. Os clientes, além de contar com a marca forte Lufthansa, globalmente conhecida, ainda têm à disposição tarifas especiais graças a acordos com mais de 13.000 hotéis, companhias aéreas e operadores de turismo. Com isso, o passageiro pode ser atendido com o mesmo nível de qualidade em qualquer parte do mundo. São parceiros das unidades Lufthansa City Center, por exemplo, Amadeus, Hilton, Dorint, MSC, Sixt, Hertz, Europcar, Hapag Lloyd, Marriott, Transhotel, Aida e Anto, entre outros.