A medida deve diminuir a entrada de produtos siderúrgicos, papel revestido (usado na indústria gráfica), vidro plano e outros
Após dificultar a importação de veículos, o governo brasileiro cassou a licença automática para a importação de outros 17 produtos, que estão sob investigação no Decom (Departamento de Defesa Comercial), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta quinta-feira (19) a ação afeta 20 países.
Ainda de acordo com a reportagem, a medida deve diminuir a entrada de produtos siderúrgicos, papel revestido (usado na indústria gráfica), vidro plano e insumos para a indústria química.
Todos os produtos estão sendo investigados a pedido dos fabricantes locais. Sempre de acordo com o jornal, essas investigações podem resultar em atos de defesa comercial.
Sem aviso
A nova medida foi tomada sem aviso prévio, diferentemente do que havia ocorrido no caso dos carros. Segundo o ministério, a medida é considerada ato administrativo, não sujeito a publicação de resoluções ou portarias. Isso irritou empresas que tentavam registrar a importação de papel.