Pioneiro no processo de digitalização das licitações, Portal de Compras Públicas têm apoiado de forma estratégica mais de 2,6 mil prefeituras
A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21) entra em vigor neste ano, trazendo novidades importantes para a execução dos processos de compras públicas. De olho nesse cenário e visando facilitar a adequação dos municípios à lei, o Portal de Compras Públicas, govtech que surgiu com o objetivo de aproximar a iniciativa privada das necessidades de compras dos entes públicos, têm atuado de forma estratégica para apoiar as mais de 2,6 mil prefeituras parceiras da startup.
Pioneira na digitalização das compras públicas, a govtech foi uma das primeiras startups do setor a promover a adequação do seu sistema para facilitar o processo de licitação. “No ano passado, a nova lei de licitações tornou-se vigente, trazendo diversas mudanças para o ecossistema de compras públicas e substituindo a antiga Lei nº 8.666/93”, explica Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal. “Apesar disso, não podemos dizer que foi a nova lei de licitações que tornou possível a popularização da digitalização no setor público, uma vez que o decreto 10.024/19, do pregão eletrônico, já enfatizava a importância desse contexto digital”, argumenta.
Segundo o executivo, foi desde então que a administração pública foi obrigada a se preparar para a digitalização dos processos licitatórios. Nessa época, independente do porte, qualquer município já encontrava no Portal de Compras Públicas o apoio necessário para iniciar essa transição, não apenas por meio da plataforma, mas também através de treinamentos. “Com a nova lei, teremos um novo momento. Afinal, ela não trouxe mudanças somente no processo de disputa, pregão eletrônico, dispensa, concorrência, entre outros. Ela também trouxe uma camada de governança, planejamento e acompanhamento contratual muito séria”, justifica o CEO do Portal de Compras Públicas.
Neste último ano especificamente, a govtech esteve preocupada em criar ferramentas que permitissem que a jornada que envolve o processo de compras públicas. “Para atender a lei nº 14.133/21, o Portal precisou se adequar àquilo que ele já conhecia – que é o processo de disputa propriamente dito – e criar ferramentas que envolvessem camadas de planejamento e execução contratual que não faziam parte do nosso escopo, mas que agora, por força de lei, são importantes como ferramental para o gestor público”.