Guia mostra como usar a internet para analisar dados sobre clientes

A curiosidade e a busca por conhecimento são credenciais indispensáveis para o sucesso de um negócio. Cursos, estudos, artigos, livros e estatísticas sobre a área na qual se pretende atuar fazem toda a diferença na hora de tomar decisões e escolher caminhos a tomar. No entanto, muitos novos – e até antigos – empreendedores não têm ideia por onde começar na hora de usar a internet para elaborar estratégias para a empresa.

Com dicas práticas e simples, o Sebrae acaba de lançar o guia Informações de Mercado ao seu Alcance – como usar a internet para gerar inteligência competitiva em seu negócio. O trabalho mostra como levantar e analisar informação que ajude a compreender o mercado-alvo e a direcionar ações. Para isso, divide as orientações em quatro itens: Negócios e Clientes; Localização e Concorrência; Tendências e Oportunidades; e Parcerias e Fornecedores.

A publicação apresenta um passo a passo para utilizar por conta própria ferramentas como Google Trends, Facebook Ads e o próprio site do Sebrae, entre outros. Com elas, é possível identificar oportunidades, locais adequados para abrir a empresa e perfis de clientes, fornecedores e concorrentes. Outra dica são links que levam a calendários de feiras e eventos. Até o caminho para vender para o exterior é contemplado no guia.

O material é útil para empresas variadas, de estabelecimentos físicos ao agronegócio, passando pelo e-commerce. No final, a publicação sugere um método para organizar e aplicar as informações coletadas. Disponível em PDF, no link http://goo.gl/f8CS3R, o acesso ao conteúdo é gratuito.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn