por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)
A Sare Drogarias é uma pequena farmácia localizada no bairro da Mooca, na capital paulista. Apresentada desse modo, a drogaria não tem nada de especial e funciona normalmente nos moldes tradicionais. Porém, no ambiente virtual, a Sare Drogarias está entre as quatro maiores farmácias on-line do Brasil, segundo o Ranking Alexa de Março de 2011. Ao entrar para o e-commerce em 2010, o negócio teve um desempenho altamente positivo. Com um estoque de 10 mil itens, a Sare Drogarias realiza entregas para todo o Brasil, oferecendo diferenciais como medicamentos de nicho e acompanhamento por equipe especializada em cada etapa do processo de aquisição de um medicamento. Hoje, 90% da renda da farmácia vem das vendas efetuadas pela internet. Em 2013, a empresa terminou o ano, contabilizando R$ 4 milhões na comercialização de medicamentos.
Um dos sócios-proprietários da Sare Drogarias, Gustavo Amorim, conta que tudo começou quando Samuel Gusmão, publicitário especializado em administração de empresas, comprou, em 2007, juntamente com seus cunhados, uma farmácia que existia no bairro. O negócio começou de forma tradicional com as vendas sendo realizadas somente no balcão. Em 2009, Amorim, que também era publicitário e tinha mestrado em marketing digital, começou a desenvolver a loja virtual da Sare Drogarias. “A entrada no e-commerce aconteceu em 2010 com o objetivo de aumentar as vendas. Foi feito o desenvolvimento da loja virtual com a intenção de se posicionar bem nos motores de busca on-line, mas precisamente o Google”, relata Amorim.
A estratégia deu certo e as vendas on-line foram crescendo de modo gradativo. Segundo Amorim, a evolução da demanda de maneira progressiva possibilitou uma preparação adequada para a demanda. No varejo on-line, a drogaria enfrenta a concorrência de players reconhecidos, mas Amorim revela que a empresa buscou diferentes formas de conquistar clientes. “Foi necessário encontrar um público-alvo: enquanto aspirinas saem aos montes e têm um preço difícil de enfrentar, a Sare especializou-se em medicamentos de baixo giro, como os remédios oncológicos”, explica. Além disso, Amorim acrescenta que a farmácia conseguiu oferecer preços atraentes para alguns remédios que normalmente são mais caros. “O Anastrozol, por exemplo, utilizado por mulheres durante o tratamento do câncer de mama, é encontrado na internet por cerca de R$ 272. A Sare Drogarias disponibiliza o item por R$ 127, uma diferença de até 40% no valor”, destaca Amorim.
Entretanto, a empresa não se preocupou somente em ofertar preços mais baixos e encontrar um potencial público-alvo, a Sare Drogarias trabalhou o posicionamento da marca nas mídias digitais. “O diferencial em nosso e-commerce é que conseguimos aliar essa segmentação ao posicionamento em mídias digitais – com vários canais de atendimento, fan pages, diversas formas de pagamento e entregas mais rápidas”, comenta Amorim.
A drogaria também possui um serviço de monitoramento, em que uma equipe de profissionais de saúde acompanha cada etapa do processo de aquisição de um medicamento. “Garantimos o prazo de entrega e orientamos o paciente na decorrência do tratamento, proporcionando boa adesão”, afirma Amorim. Ele complementa ainda que o nome da farmácia vem do modo imperativo do verbo sarar, assim, por vocação e determinação de escolha a Sare é uma farmácia comprometida com a saúde dos seus clientes e focada no sucesso do tratamento prescrito pelo médico.
Na visão de Amorim, a estratégia de marketing on-line, a facilidade de compra por causa da usabilidade do site e o preço amigável para determinados produtos foram fatores determinantes para o crescimento do negócio. “Sare Drogarias cresceu 40% em 2013, apesar da concorrência com grandes redes”, comemora. E, para o futuro, os sócios da Sare Drogarias planejam tornar-se a farmácia on-line de maior facilidade de compra na internet, rapidez na entrega e que ofereça a melhor interação com os clientes.