IA potencializa o futuro

Joel Backschat, CIO e sócio da multinacional brasileira FCamara, que é um ecossistema de tecnologia e inovação, aponta os segmentos empresariais que mais vão crescer nos próximos anos com a utilização dos recursos da Inteligência Artificial.

Joel Backschat, CIO e sócio da multinacional brasileira FCamara, que é um ecossistema de tecnologia e inovação, aponta os segmentos empresariais que mais vão crescer nos próximos anos com a utilização dos recursos da Inteligência Artificial.

Joel Backschat (foto em destaque) projeta o impacto da Inteligência Artificial (IA) para os próximos anos nas empresas e no mundo dos negócios
Por Antônio Moraes

A cada dia cresce o interesse pela Inteligência Artificial (IA) por parte das pessoas e, muito mais, pelas empresas, em todo o mundo. Esse mercado global prevê para este ano um crescimento de 190 bilhões de dólares. No Brasil, um estudo recente da IBM aponta que 41% das empresas já utilizam recursos dessa nova tecnologia. Já uma pesquisa elaborada pela Opinion Box mostra que mais de 90% dos brasileiros dizem saber o que é Inteligência Artificial e 68% disseram ter conhecimento básico sobre o assunto.
Nesta entrevista, Joel Backschat, CIO e sócio da multinacional brasileira FCamara, que é um ecossistema de tecnologia e inovação, aponta os segmentos empresariais que mais vão crescer nos próximos anos com a utilização dos recursos da Inteligência Artificial.

Empreendedor: Qual o estágio atual da Inteligência Artificial dentro das empresas brasileiras?
Joel Backschat: A utilização de dados e Inteligência Artificial tornou-se um catalisador para o crescimento e inovação nas empresas. Em todo o mundo empresas adotam estratégias robustas para aproveitar ao máximo essas novas ferramentas, não apenas para otimizar operações, mas também para a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços mais personalizados.
A IA já auxilia na visualização e criação de novas oportunidades de negócios. É imperativo que as empresas compreendam profundamente a importância de investir nesse campo para manter sua competitividade no mercado.
Empreendedor: Qual o impacto direto da Inteligência Artificial nos gestores dentro das empresas?
Backschat: As transformações do IA não apenas resultam no surgimento de novos canais de vendas, mas também, em especial, ampliam o horizonte de atuação dos gestores, na melhor do desempenho, na resolução ágil de problemas e no acesso rápido às informações e insights baseados em dados. Ao entender como é possível usar novos recursos, as estratégias dos gestores se adaptam e seguem caminhos antes imagináveis.
Empreendedor: É possível constatar que a área da saúde foi a que largou primeiro na frente e é a que mais está sendo impactada pela Inteligência Artificial?
Backschat: O setor de saúde tem sido impactado pela IA como base para melhorar as tomadas de decisões clínicas e principalmente os diagnósticos médicos. Estudos sugerem que a Inteligência Artificial pode auxiliar com lembretes personalizados de medicamentos, aconselhamento nutricional e monitoramento de sintomas em tempo real, por exemplo. Além de favorecer a comunicação entre o corpo médico e pacientes nas instituições de saúde. Recentemente, por exemplo, uma equipe de pesquisadores composta por membros da Insilico Medicine, de Hong Kong, e da Universidade de Toronto levaram apenas 46 dias para identificar novos medicamentos em potencial após análise complexa de grandes bancos de dados de moléculas. Esses resultados só foram possíveis com o auxílio de inteligências artificiais robustas, capazes de processar muitos dados em alta velocidade; o que mostra que a tecnologia pode ser capaz, ainda, de descobrir novos recursos e padrões para tratamentos de doenças.
Empreendedor: Qual a importância hoje da IA e a diferença que já faz na área financeira?
Backschat: A aplicação da Inteligência Artificial na área financeira já é uma realidade em operação a todo vapor. Hoje, grandes instituições financeiras utilizam esses recursos para aprimorar análises de crédito, prevenir fraudes e personalizar ofertas para clientes. Além disso, ela é capaz de entender os padrões e analisar o mercado financeiro, oferecendo percepções importantes que ajudam a tomar melhores decisões de investimentos.
Empreendedor: Muitas empresas, na maior parte as grandes, estão utilizando a IA para se relacionar com o seu publico, consumidores, clientes?
Backschat: Distribuir a IA generativa nos chatbots para o atendimento do público, por exemplo, foi uma decisão excepcional das lideranças de muitas empresas. IA generativa é aquela capaz de gerar texto, imagens ou outras mídias em resposta a comandos, como o Chat GPT. Usar um dos modelos de interação humana mais simples que existem trouxe um toque de requinte e sutileza nunca visto aos bots e serviços automáticos de atenção ao consumidor.
Se pudesse destacar um ponto nesse fenômeno, eu destacaria a acessibilidade imediata que faz com que a IA generativa se diferencie de todas as que a procederam. Aqui se dispensou qualquer necessidade de diplomas ou conhecimento prévio para interagir ou obter valor dela. Praticamente qualquer pessoa que possa fazer perguntas pode usá-la.
Empreendedor: Qual a trilha que a inteligência artificial precisa seguir em direção ao futuro e garantir benefícios para as pessoas e empresas?
Backschat: A IA já é uma realidade hoje e potencializa o futuro. Mas nada disso é possível sem uma expertise técnica necessária, arquitetura de dados, modelo operacional e processos de gestão de riscos que algumas das implementações mais transformadoras da IA gerativa exigem e exigirão.

FICHA:

Joel Backschat
Idade: 42 anos
Cidade natal: Joinville – SC
Formação: profissional: Formado e especializado em Sistemas da Informação, atua com tecnologia há mais de 15 anos, participando do
desenvolvimento de plataformas, passando pelas eras dos monólitos, microsserviços e aplicações servless.
Cargo atual: CIO e sócio da FCamara

 

Facebook
Twitter
LinkedIn