Inadimplência das empresas tem maior queda em dez anos, aponta Serasa

A inadimplência das empresas apresentou a maior queda em dez anos, no confronto de outubro com setembro, segundo indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira.

Nesse comparativo, houve recuo de 3,4%, a maior diminuição registrada entre esses meses desde o ano 2000, quando o levantamento começou a ser feito.

A pesquisa também verificou redução na inadimplência em outubro ante o mesmo período em 2009 (-3,8%) e no acumulado dos dez primeiros meses do ano (-6,2%) –em ambos os casos, a maior queda nesses confrontos desde 2004.

Segundo os economistas da Serasa, a inadimplência das empresas continua em queda, refletindo o bom momento da atividade econômica. Depois do desempenho do consumo e da produção entre julho e setembro, devido à política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre traz expectativas positivas para as finanças empresariais.

Na análise por porte, a inadimplência das micro e pequenas empresas recuou 3,1% em outubro ante setembro e 3,7% no comparativo com o mesmo período em 2009. Entre as médias, as quedas foram de 3,4% e de 9,3%, respectivamente. Quanto às grandes empresas, o decréscimo foi de 13,6% na comparação mensal e de 3,2% na relação anual.

Facebook
Twitter
LinkedIn