Instagram para bons usuários

Usuários influentes do Instagram com mais de 2 mil seguidores podem usufruir de benefícios exclusivos em diversos estabelecimentos comerciais com a simples ação de postar uma foto na rede social. Essa ideia criada por três cariocas, os irmãos Yago e Rodrigo Lopes e Victor Sidoni, aficionados por redes sociais e com vontade de empreender deu origem ao Status Club, primeiro clube de benefícios para os usuários do Instagram. O associado do Status Club que visitar os locais parceiros e postar uma foto, realizando o chamado “check in”, tem direito a descontos exclusivos, podendo atingir até 100% de desconto em uma visita. Em dois meses de atividade, o Status Club já conquistou 500 associados e 60 empresas parceiras no Rio de Janeiro. O plano agora é expandir o mercado para todo o Sudeste ainda este ano e todo o País em 2016.

A grande vantagem para os estabelecimentos comerciais, que participam do Status Club, é ser indicado de forma instantânea, natural e orgânica pelos usuários da plataforma e, assim, aumentar sua visibilidade e credibilidade. Dezenas de restaurantes, bares, boates, clínicas de estética, academias, esportes radicais, entre outros locais fazem parte da lista de parceiros do Status Club. Para tirar a ideia do papel e montar a empresa, os sócios investiram R$ 120 mil e esperam faturar cerca de R$ 500 mil reais ainda este ano.

E tudo isso começou quando Rodrigo conheceu uma empresa que tinha o foco em ser um clube de benefícios exclusivo para pessoas da classe alta da sociedade, em que somente pessoas com uma renda de mais de R$ 25 mil por mês podiam entrar. Ao comentar sobre a empresa para seu irmão Yago, a ideia de participar de algo realmente exclusivo ficou soando na mente de Yago. Ele, que era ator, resolveu apostar na criação de um clube exclusivo para o meio artístico. Os irmãos acreditaram que, de alguma forma, atores e modelos poderiam ser interessantes para estabelecimentos comerciais, mas não sabiam exatamente como. Após uma pesquisa de mercado, eles perceberam que nem todos os atores e modelos tinham Instagram e que existiam diversas áreas em que essas pessoas eram influentes. Assim, a modelo de negócio começou a ser desenhado: criar um clube que reunisse todas as pessoas formadoras de opinião, influentes no Instagram. E se essas pessoas publicassem foto no Instagram, marcando check in, seria uma forma de “aprovar o estabelecimento”.

Depois de formulada a ideia do negócio, os irmãos precisaram se unir com alguém que sabia fazer o que eles não sabiam: vender. E Yago lembrou de um amigo, que conhecia do meio artístico que era comunicativo e com um grande poder de convencimento. Quando apresentou a ideia para Victor Sidoni em fevereiro de 2014, suas vidas mudaram de direção e eles formaram uma sociedade, formatando o empreendimento e se dedicando 100% a ele. Rodrigo conta ainda que depois de surgir a ideia, eles fizeram uma grande pesquisa de mercado durante alguns meses e focaram em reunir o investimento necessário para lançar a startup em janeiro de 2015. “Nossa base é triangular, temos três pontas: tecnologia, parceiros e associados. Então, investimos em tecnologia, para desenvolver todo o sistema complexo que controlasse automaticamente todas as publicações no Instagram feito pelos nossos associados e investimos em credenciamento de estabelecimentos parceiros”, relata. Para captar associados, os sócios não precisaram investir tanto, pois os primeiros associados já divulgavam o clube espontaneamente, pois cada participante recebia um cartão do clube em casa e a maioria publicava o cartão recebido no Instagram.

Para Victor Sidoni, a principal lição aprendida até agora sobre empreender é que é necessário começar. “Percebemos que tudo é questão de começar.Se você começar, as coisas acontecem. Talvez não aconteça da forma que esperava, afinal estamos em um mercado onde tudo pode mudar em um minuto, precisamos estar preparados para isso, ser flexível e desapegado o suficiente para poder moldar a empresa e ideia de acordo com o que o mercado quer”, destaca. Sidoni acrescenta que a base da empresa é fundamental. Ele enfatiza que é preciso definir bem e se certificar de que todos os sócios e funcionários da empresa dividam o mesmo conceito, ideal, metas e valores.

Com essa visão, os sócios planejam, em breve, expandir os negócios para São Paulo, primeiramente. Até agora, dezenas de estabelecimentos dos mais diversos setores já entraram em contato com eles para integrar o Status Club. Além disso, a empresa tem associados espalhados por todo o Brasil. “Em todo lugar existem formadores de opinião, toda escola existe a menina popular, todo time de futebol existe um líder. Assim como todo lugar existem estabelecimentos bacanas e bem frequentados que valorizam essa propaganda boca a boca. Assim, nosso plano é a expansão comercial em todo o Brasil”, afirma Sidoni. www.thestatusclub.com.br

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