Há cinco anos, minha esposa Marina Groke e eu fundamos a rede franquias Unhas Cariocas, hoje uma das principais referências no segmento. E o que nos fez dar certo? Em primeiro lugar a minha experiência de 16 anos no franchising, que me permitiu enxergar com clareza em qual nicho entraríamos, depois pensarmos diferente de tudo que já existia criando um método próprio, que preza tanto pela beleza, como pela saúde das unhas de nossas clientes.
Quando iniciamos, em 2017, o Brasil tinha acabado de sair da crise econômica, iniciada em 2014, conhecida como a grande recessão brasileira. Analisamos com cautela, e de forma criteriosa, onde investir nosso dinheiro e esforço, e logo vimos que o nicho de Saúde, Beleza e Bem-estar seria ideal, já que não havia apresentado queda durante o período. Isso, aliado ao nosso próprio método, que não utiliza alicate, responsável por arrancar os bifinhos das mãos das clientes, chegamos ao sucesso da marca. Tanto que neste ano, inauguramos uma nova rede, chamada Escova Express, e ainda vamos lançar nossa fábrica para produção de produtos próprios.
E por que contei tudo isso? Acredito que nós temos que ser exemplo quando queremos falar sobre o mercado no qual investimos. É fato que o nicho de beleza Brasil a fora vive em constante crescimento.
Segundo a ABF, Saúde, Beleza e Bem-estar cresceu 5,4% no último trimestre de 2020 e obteve avenço de 3,1% de considerarmos o ano todo. Aparentemente algo surreal, em meio a uma crise pandêmica pela qual passamos. Mas para nós, que vivemos isso dia a dia, sabemos que é o esforço conjunto de empresas e marcas fortes que buscam diferenciais competitivos sempre em busca do melhor para o consumidor. A demanda neste setor é constante.
E vale lembrar que no ano de 2020, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no dia 3 de março, teve queda de 4,1%, por conta do impacto da crise do coronavírus.
É um segmento que não tem crise, mesmo em um momento como o que vivemos, onde há retração na economia, o setor continua crescendo. Um dos maiores desafios de qualquer negócio é gerar demanda, e no caso da beleza, quando entregamos uma solução bem melhor do que o que existe no mercado, não só atingimos esse nicho, como conseguimos fidelizá-lo.
E para investir em uma marca neste segmento é preciso procurar uma marca na qual você se apaixone por tudo, como estrutura, técnica, a marca e processos. Se não há uma paixão pela marca, dificilmente conseguirá fazer com que sua equipe fique também apaixonada e terá mais dificuldade ainda em fazer suas clientes se apaixonarem.
Vejo que os franqueados que tem os melhores resultados, são os mais apaixonados por tudo que há na Unhas Cariocas e são os que mais contribuem para melhorias nos processos e crescimento da marca.
Além disso é muito importante que os investidores tenham em mente dois fatores que são fundamentais para uma pessoa ter sucesso em um empreendimento, que são os capitais intelectual e financeiro. A maioria das pessoas que abrem empresas no Brasil, infelizmente, acabam quebrando, porque possuem apenas um dos dois e, geralmente, são motivadas a abrir algo por verem o sucesso de um negócio em andamento, mas não tem a experiência necessária, a força da marca ou a estrutura para que possam maturar o negócio.
Sempre falo isso para os nossos parceiros: quando você adquire uma franquia, está adquirindo um modelo de negócio bem-sucedido, e se esse modelo de negócio vai se tornar um sucesso, depende se o operador vai seguir toda a receita do bolo, para ter resultados iguais ou superiores aos já tidos na rede. Resumindo, investir em uma franquia é minimizar muito a possibilidade de não dar certo.
E se atente para cuidados que você dever ter ao entrar no franchising. O primeiro deles é avaliar se o segmento que definiu investir é algo que queira trabalhar de verdade e não invista só pelo resultado financeiro que poderá alcançar, que é algo muito importante, mas será consequência. O quanto mais apaixonado pela marca e pelo segmento, mais resultados serão alcançados.
Outro fator importante é a estrutura que a marca proporciona. O ideal é visitar a franqueadora, ter contato com os profissionais que trabalham lá e verificar se aquelas pessoas, de fato, irão te ajudar a atingir os resultados esperados. Por último e não menos importante, conversar com os franqueados, em especial aqueles que tenham os melhores resultados e procure saber o porquê tem estes retornos, pois em toda a rede, assim como no mercado, terão aqueles que atingem seus resultados ou superam e aqueles que não atingem os resultados e procuram uma desculpa para cada solução, ou transferem a responsabilidade pela falta de um trabalho assertivo. Por isso tenha como referência pessoas que tenham o resultado que você queira ter.
*Maurício Cesar é CEO e fundador da rede de esmalteria Unhas Cariocas e especialista no segmento de Saúde, beleza e Bem-estar