Jogo do “ganha-ganha”: incentivo fiscal é bom para empresas e para sociedade

Projetos desenvolvidos em diferentes áreas tem alto impacto social

Nos últimos anos, as discussões sociais tomaram proporções significativas e geraram grandes transformações. No âmbito empresarial, uma forma de fazer parte dessa transformação e beneficiar a sociedade é o uso de incentivo fiscal para projetos sociais, que ocorre quando empresas destinam parte de seus impostos para organizações da sociedade civil e, dessa forma, fortalecem a atuação dessas entidades em prol da comunidade.

Para a Yabá Consultoria, empresa especializada em desenvolver projetos de impacto social nas áreas de saúde, cultura e educação para empresas, a maioria das empresas utilizam os incentivos fiscais para promover o desenvolvimento sociocultural. Segundo a consultoria, foram aproximadamente R$ 2 bilhões investidos nesse setor nos últimos anos.

“O investimento social estratégico, ao priorizar a expansão do impacto social e inclusive utilizando as leis de incentivo fiscal, tem contribuído para promover uma transformação na sociedade brasileira. Esse tipo de investimento direciona recursos públicos para projetos e iniciativas que beneficiam à população, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social ou cujos os direitos estejam violados, que é caso de ações em favor da promoção dos direitos da criança, adolescente e idoso”, avalia Andrea Moreira, CEO da Yabá.

Confira alguns projetos


Coletivo Pink

Iniciativa da Pfizer em parceria com as principais associações de pacientes que atuam na área de oncologia, tem o propósito de levar informação de qualidade à sociedade e às mulheres que vivem com câncer de mama e câncer de mama metastático de uma forma leve e ao integrar a arte e saúde o alcance, o engajamento social e conscientização em relação ao tema é potencializado. O Coletivo Pink existe há 5 anos e acolhe iniciativas culturais aprovadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura contribuindo assim para a integração entre a saúde e a arte para potencializar o engajamento social e sensibilização das sociedade para o tema do câncer de mama por meio de diferentes exposições, dezenas de oficinas temáticas, intervenções teatrais, shows e sessões de cinema ao livre.

Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros
A exposição Rios Descobertos, produzida pelo Laborg com patrocínio da empresa Leroy Merlin e articulação da Yabá em 2022 via Lei Federal de Incentivo à cultura, ganhou força e novos apoiadores e segue em cartaz no Sesc Interlagos até dezembro de 2023, em São Paulo. A exposição visa instigar o visitante a explorar a bacia hidrográfica do rio Pinheiros, conhecer a sua história, seus afluentes, sua importância no processo de urbanização de São Paulo e principalmente sua relevância na vida do paulistano.

Por meio da projeção mapeada são apresentadas informações históricas, sociopolíticas e ambientais. As animações, efeitos visuais e camadas de informação georreferenciadas apresentam imagens de satélite, hidrografia, arruamento, relevo, entre outras. A exposição explora a experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia.

Livros nas Praças – Ônibus biblioteca

Apoiado pelo segundo ano consecutivo via Lei Federal de Incentivo à Cultura pela empresa Leroy Merlin Brasil. A iniciativa foi desenvolvida pela Korporativa e circula há mais de duas décadas com um ônibus adesivado e levando uma biblioteca móvel e ações de engajamento para as crianças e adolescentes das comunidades periféricas de diferentes cidades. Em 2023, o projeto está sendo realizado nas cidades de Maceió (AL) Natal (RN). A itinerância literária contribui para a formação de novos leitores, conscientiza as pessoas sobre a importância da leitura, ao mesmo tempo que estimula o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde elas estão inseridas.

Instituto Criar
Iniciativa criada por Luciano Huck em 2003, tem como propósito promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual e atende anualmente 150 adolescentes de regiões vulneráveis. Além da formação integral e oportunidade de inserção no mundo do trabalho, o Instituto Criar investe no fomento de produções audiovisuais para que os alunos e veteranos expressem suas visões de mundo, sejam ativos no processo de transformação social e acessem a cultura em sua diversidade. Também realiza empréstimo de equipamentos para produções autorais, edital de prêmio para tirar projetos do papel, visibilidade e reconhecimento de criações, agenda cultural com rolês em exposições, espetáculos de teatro e muito mais.

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