Nascia, na década de 50, em São Miguel – RN, Pedro Lima, o empreendedor que, junto com seus irmãos, teria um lugar reservado na direção da 3 Corações.
Fruto do casamento de duas pessoas extremamente diferentes, mas com complementariedade extraordinária, Pedro Lima nasceu em uma pequena cidade chamada São Miguel, no interior do RN. Cresceu observando aquele chão de terra batida que era o caminho diário que seu pai percorria para vender café, no lombo de um burro.
O tempo passou e Pedro foi estudar em Natal, como sua mãe sempre desejou. Começou a faculdade de agronomia, mas logo percebeu que o seu sonho não estava dentro daquela sala de aula. Decidiu voltar para sua tão amada São Miguel onde, junto com seus irmãos, retomou o negócio do pai.
Foi com a frase “O Brasil é do empreendedorismo, do empreendedor e do capital.” que Pedro Lima abriu a sua palestra e fez com que, por 1h, a sala do “Encontro de Empreendedores Endeavor” ficasse completamente em silêncio.
De tudo que foi falado, trouxemos os 4 maiores insights da trajetória desse empreendedor que, mesmo tendo dificuldades nos negócios, não deixou de crescer e vencer.
1. Melhor um produto na mão do que dois voando
Quando decidiram pegar as rédeas dos negócios de seu pai, Pedro e seus 2 irmãos enfrentaram um grande desafio: lidar com empresas que atuavam em áreas totalmente diferentes – sabão e café. A família quebrou a cabeça tentando definir qual era a melhor solução: tocar as duas empresas e ver qual daria mais resultado ou focar em apenas um dos serviços oferecidos.
A resposta para essa pergunta veio de um consultor que, vendo o quão diferente os dois negócios eram, aconselhou os irmãos a focarem seus esforços em apenas um dos serviços, pois, quando a atenção fica dividida entre dois produtos com atuações totalmente diferentes, existe uma grande possibilidade de que nenhum dos dois tenha um bom resultado final, além da qualidade decair significativamente.
Eles não queriam ser mais uma das organizações que produziam café na região. O objetivo dos irmãos era atender, com qualidade, todos os seus clientes. O valor que herdaram dos pais foi a razão pela qual um dos irmãos mudou para Minas Gerais e começou a administrar, pessoalmente, o armazenamento e produção do produto que antes era feito por um serviço terceirizado.
Essa motivação anda, até hoje, de mãos dadas com a inovação. O fato de terem escolhido, no começo da sua história, para qual direção queriam ir, moldou o futuro de toda a empresa.
2. Troca de conhecimentos gera melhores escolhas
Durante a sua trajetória, a 3 Corações recebeu diversas propostas, tanto de compra como de sociedade. Em 98, a até então Santa Clara fundiu-se com a 3 Corações e a Strauss, aumentando seu lucro e também sua força de mercado.
Engana-se, porém, quem pensa que a empresa aceitou, logo de cara, a primeira proposta que entregaram a eles. Os 3 irmãos não queriam abrir mão da sua empresa e, por isso, esperaram a hora certa de apostar nessa medida.
Se tem um fato que pode ser observado durante toda a trajetória da 3 Corações é a sua humildade em assumir que, quando decidiram empreender, no fundo, não sabiam é de quase nada. Por isso, a troca de conhecimento é algo fundamental para conseguir enxergar mais claramente quais as pedras que podem aparecer no seu caminho.
3. Saiba o que você quer da sua empresa
Nas palavras do próprio Pedro Lima “O empreendedor as vezes é modesto com a visão de sucesso de futuro que tem. Em 2000, escrevi que em 2020 queria ser reconhecido como uma sociedade fornecedora de qualidade e em 2010 já tínhamos alcançado esse objetivo”. Ou seja, às vezes acabamos não acreditando no potencial da nossa empresa e isso faz com que percamos grandes oportunidades.
Sente com seus sócios ou pessoas que são importantes para a sua empresa e pergunte: Onde eu me vejo daqui 10 anos? Será que tenho que aumentar a minha atuação? O que posso fazer de diferente para atingir esse resultado?
4. O mercado é o mandachuva
Quando assumiram o negócio se chamava Nossa Senhora de Fátima. A pedido da agência de publicidade, mudaram para grupo Santa Clara, conhecida no RN, 3 Corações, em SP, e Pimpinela, no RJ. Ou seja, era uma salada de nomes, uma verdadeira confusão com as próprias marcas. Se até o trio ficava confuso em meio a tanto nome, imagine os consumidores e stakeholders. A organização optou, então, por adotar a marca 3 Corações e, desde então, está se consolidando cada vez mais em todos os mercados.
A 3 Corações, além disso, fez e continua fazendo um trabalho excepcional com o atendimento aos seus clientes. Todas essas características foram criadas ao pensar não só no consumidor final, o qual têm expectativas em relação aos seus produtos, mas também considerando os acionistas e sócios da empresa.
Pedro Lima é um exemplo de como dedicação e paixão caminham lado a lado para garantir sempre a entrega do melhor resultados – os lucros e a fama, nesse caso, foram apenas consequência de um trabalho muito bem executado por todos os integrantes da família.
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