A ACCION Microfinanças disponibiliza R$ 5,7 milhões em linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores do Amazonas. A informação é do diretor executivo do grupo no Brasil, Eduardo Lucchesi, que essa semana participou da inauguração da multinacional em Manaus, no Ponto de Atendimento ao Microempreendedor (PAM). A ACCION é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e tem como objetivo ampliar resultados financeiros e sociais, contribuindo para o desenvolvimento da região Norte, através da inclusão financeira de micro e pequenos empreendedores.
Eduardo Lucchesi disse que os juros para micro e pequenos empreendedores variam de 3,2% a 3,8% ao mês. De acordo com ele, para ter acesso às linhas de crédito, é necessário ter negócio próprio com mais de um ano de atuação no mercado. “Estamos com dois pontos de atendimento em Manaus, um na zona leste e outro na sede, localizado na Avenida Dj. Batista. Os empresários interessados em conseguir crédito para suas empresas devem ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência”, afirma Lucchesi.
Ainda segundo Lucchesi, o público alvo do grupo são micro e pequenos empreendedores que desenvolvem alguma atividade econômica e que ainda não tiveram acesso ao sistema tradicional de crédito, como feirantes, vendedores ambulantes, prestadores de serviços, artesões que exercem atividades sustentáveis na região, entre outros.
A proposta da ACCION é criar em Manaus a primeira instituição financeira privada de microfinanças e expandi-la em toda a região Norte do Brasil nos próximos cinco anos. “O Brasil está a caminho de se tornar uma das economias mais poderosas do mundo, mas ainda sofre com as disparidades econômicas regionais. A região Norte, sede da ACCION Microfinanças, é a segunda região mais pobre do país e abriga mais de 14,7 milhões de pessoas, e nossa proposta é atender a esse público”, conclui Lucchesi.
Para o gerente de Acesso ao Crédito do Sebrae no Amazonas, Wilson Rocha, a iniciativa da ACCION facilitará as ações creditícias dos micro e pequenos empreendedores, facilitando na expansão de seus negócios. “O Sebrae apoia este tipo de iniciativa, uma vez que fortalecer o crédito para este público é fomentar o empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirma o gerente.
ACCION Internacional
A ACCION Internacional é uma organização privada sem fins lucrativos com a missão de fornecer crédito para ajudar na redução da pobreza. A ACCION possui 26 parceiros, atuando em 22 países e, atualmente, dispõe de US$ 4,5 bilhões ativos em linhas de créditos para micro e pequenos empreendedores. O lançamento da ACCION Microfinanças em Manaus representa a retomada das atividades da multinacional no país, que foi responsável pelo primeiro microcrédito no Brasil, em 1973, em Recife, em parceria com a União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações (UNO).