Lugar de mulher é: na liderança!

A presença feminina no comando de startups vem crescendo ano após ano. Segundo Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em 2019, pouco mais de 15% dos mais de 12 mil negócios foram fundados por mulheres. Mas, apesar de representarem mais da metade dos trabalhadores brasileiros (51,7%), as mulheres ainda são minoria no topo da hierarquia dos setores público e privado. Somente 37,8% dos cargos gerenciais existentes no País são ocupados por mulheres, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas a balança está pendendo, aos poucos, para o lado feminino da força. Galgando, cada vez mais, espaço no ecossistema nacional, as mulheres decidiram colocar a mão na massa e criar soluções de tecnologias que pudessem melhorar um sistema ou até mesmo o seu mercado de atuação.

Assim, elas têm influenciado positivamente aquelas que têm planos de comandar ou criar a própria empresa. Em consequência, no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, houve um crescimento de quase 50% no número de mulheres empreendedoras participantes entre 2018 e 2019.

Abaixo listamos alguns exemplos de mulheres que, com maestria e equilíbrio, levam o toque feminino para a gestão e inovação, se destacando em seu mercado de atuação:

Beatriz Oliveira, General Manager da Eventbrite LatAm – Graduada em Publicidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA pela ESPM, Beatriz é profissional de marketing com 15 anos de experiência, focada na geração de demanda, inbound marketing, posicionamento de marca e conscientização, com passagens pela Events Manager, IBM Brasil e Oracle. Liderou o marketing da Eventbrite por quase dois anos e, recentemente, assumiu como gerente geral da plataforma de vendas de ingressos online.

 

 

 

Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart – formada em Administração pela Universidade Federal de Itajubá d tem MBA em Agribusiness pela Esalq-USP. Foi selecionada para o Singularity University’s Graduate Studies Program, no NASA Research Park, no Vale do Silício (Califórnia), após vencer uma competição sobre negócios de impacto global com uma solução inovadora para economia de água na irrigação de lavouras e é também embaixadora global da Thought for Food. Além disso, a Agrosmart também integra o time da Kairos 50 (K50), grupo com as 50 empresas mais inovadoras do mundo.

 

 

Milene Rosenthal, co-fundadora da Telavita Formada em psicologia com especialização em Terapia Cognitiva, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, e duas certificações como Cybercounsellor pela Universidade de Toronto. Fundou em 2010 a primeira plataforma de atendimento psicológico online no Brasil, se tornando uma das pioneiras nesse segmento. Em 2014 ganhou o prêmio Mulheres de Negócio do SEBRAE, em 1º lugar. Participou das reuniões para a revisão da Resolução 12/2005 e 11/2012 no CRP-SP que tratam sobre atendimento psicológico a distância. Atualmente é Co-fundadora da Telavita, marketplace de saúde digital que conecta os médicos com seus pacientes.

 

 

Claudia Cassini, Gerente de marketing e vendas da Incentivar.io Publicitária com mais de 15 anos de atuação nas principais agências de publicidade do Brasil (McCann Erickson e Africa). Em 2014, mergulhou no mercado de incentivo e ajudou a construir muitos dos cases de sucesso do mercado, como o da Coca-Cola Femsa, Nestlé, entre outros.Atualmente é gerente executiva de marketing e vendas da Incentivar.io, primeiro software de incentivo da América Latina.

 

 

Veronicah Sella e Natiele Krassmann são fundadoras das Criamigos Graduadas em administração pela UPF e PUC, respectivamente, ambas sempre tiveram grande envolvimento com dirigentes lojistas do Rio Grande do Sul, participando de missões empresariais por países como EUA, China e outros. Veronicah teve experiência como franqueada da Empório Essenzaa e foi sócia da Feira Festejar Gramado, enquanto Natiele atuou como empresária no ramo da moda, até que ambas viram uma oportunidade de negócios e, depois de muita pesquisa, abriram um conceito inédito no Brasil: confecção de pelúcias personalizadas. Com atuais dezenove lojas em operação, a rede de franquias já ajudou a criar mais de 12 mil pelúcias, faturando mais de R﹩ 10 milhões em 2019.

 

 

 

Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox Formada em publicidade e propaganda, a Tatiana fundou a empresa com o propósito de tornar a sinceridade padrão no e-commerce, garantindo transparência e transmitindo confiança dos lojistas para os consumidores. O segmento de e-commerce sempre foi dominado por homens e essa foi uma das principais dificuldades enfrentadas por ela, principalmente quando precisava falar com investidores ou fazer algum tipo de negociação. Mas, ela enfrentou essas barreiras e foi em busca de mostrar para os profissionais da área que tem conhecimento e propriedade sobre aquilo que está sendo dito.

 

 

 Mônica Hauck, co-fundadora da Sólides Graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia.

 

 

Camilla Moura, gerente de operações da Lalamove no Rio de Janeiro. Formada em Engenharia Química pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), antes de atuar na startup, ocupou cargos de gestão nas áreas de distribuição e vendas da Philip Morris. Hoje na Lalamove, sua missão é atrair motoristas parceiros para a plataforma, solucionar dúvidas e empoderá-los, com diálogo constante e promoções, entre outras ações.

 

 

 

Helena de Angelo e Lizo lidera o time financeiro da Lalamove na América Latina e percorreu diversas áreas em finanças, sendo também responsável pelas áreas de estratégia, jurídico e recursos humanos em seus 12 anos de atuação no mercado. Administradora, economista, chefe de cozinha e mãe, Helena acredita que experiências diversas somam para uma atuação integral na cadeira que ocupa. Antes da Lalamove, passou por empresas como Revelo, Red Bull e Unilever.

 

 

 

 

Juliane Souza lidera a área de People Operations da Lalamove na América Latina. Ela estruturou todos os processos de recrutamento, seleção e gestão de pessoas da empresa na região. “Uma de minhas missões é garantir que tenhamos as pessoas corretas para cada momento da Lalamove. Começamos aqui do zero e estamos crescendo em ritmo muito acelerado. É essencial garantir que nossos talentos estejam alinhados com a nossa realidade”, conclui. Antes da Lalamove, Juliane atuou em empresas como Enjoei, LinkedIn e Robert Half.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn