Exemplo de persistência e crescimento nos negócios, a empreendedora que superou muitos obstáculos como a demissão quando estava grávida
Suzana Dinamarco é sócia fundadora da Sucos S/A, franquia de alimentação saudável que faturou R$ 5 milhões em 2021. Em 2007 sua situação era bem diferente. Ela trabalhava em um frigorífico em Araçatuba (SP) e, meses depois de anunciar sua gravidez, foi surpreendida com uma demissão.
Foi um momento delicado e de muita instabilidade financeira para ela e Gustavo, seu marido. Na época, ele tinha uma pequena distribuidora de alimentos, que passava dificuldades. Após ser demitida, Suzana o ajudava. Porém, apesar de toda a dedicação, o negócio faliu.
Gustavo foi buscar auxílio com o pai para tentar reerguer a empresa. Suzana começou a fazer trufas e chocolates para vender e ajudar nas contas da casa. “Me revezava entre ser mãe, fazer os chocolates e ajudar na distribuidora. Era desgastante, mas ajudou bastante nas contas da casa. Na Páscoa de 2008, cheguei a vender 150 ovos”, relata. No entanto, depois de muito esforço, a distribuidora não decolou e faliu mais uma vez, o que levou a família a mais um momento delicado. “Estávamos muito abalados e, para nós, naquela hora, parecia não existir alternativa”, afirma.
Porém, em 2009, Suzana se deparou com um anúncio de venda de um quiosque de sucos em um shopping da cidade. Ela e Gustavo conversaram. “Investimos nossas últimas economias no quiosque. Tinha de dar certo!”, afirma. E foi assim que iniciaram a Sucos S/A. Logo nos primeiros meses, viram potencial e perceberam que o negócio poderia lucrar e crescer. Em 2010, abriram a segunda loja, em Birigui (SP), e, um ano depois, a terceira, mais uma vez em Araçatuba (SP).
Em 2017, o casal já administrava oito lojas próprias no interior de São Paulo e uma em Contagem (MG). Então decidiram transformar a Sucos S/A em franquia. Desde então, o negócio expandiu. Hoje com 11 lojas em funcionamento, a Sucos S/A se diferenciou dos concorrentes e investiu em um cardápio de alimentação saudável completo, indo além dos sucos e açaís que já eram de praxe nas lojas. Hoje, as saladas representam mais de 70% dos seus pedidos.
Além disso, a empresa também investiu no serviço de delivery, carro-chefe durante o período de isolamento. Mesmo com o retorno à normalidade, as entregas se mantiveram e hoje representam 20% dos lucros da Sucos S/A. Até o final de 2022, a meta é inaugurar mais 10 franquias. “Olhando em retrospecto e me deparando com o que consegui construir, não me arrependo de nada. Amo a minha família e jamais teria alcançado o que alcancei sem o apoio de cada um deles”, completa Suzana.
Ficha Técnica
Investimento total: a partir de R$ 110 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de Giro: R$ 15 mil
Área para Instalação: a partir de 9 m²
Tipo de negócio: alimentação natural
Ano de fundação: 2009
Ano de fundação do franchising: 2019
Número de funcionários por franquia: Entre 3 e 6 (funcionários)
Número de unidades próprias: 2
Número de unidades franqueadas: 8
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
Faturamento médio da unidade: R$ 90 mil por mês
Lucro mensal: Entre 25% e 30% sobre o faturamento bruto
Prazo para retorno: Entre 22 e 30 meses
Sobre a Sucos S/A – Fundada em 2009, em Araçatuba (SP), a Sucos S/A é uma franquia de alimentação saudável e que oferece em seu cardápio uma variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais e tapiocas. A rede conta com modelos de negócios no formato loja, container e quiosque. Atualmente, possui mais de 10 unidades com forte presença no interior de São Paulo.