De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros é de mais de 74 anos. Outra pesquisa realizada, entre os anos de 2000 e 2010, pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que o número de pessoas sem condições de realizar tarefas simples, classificadas como incapazes, subiu de 30 para 40% entre aqueles de 70 a 74 anos. Portanto, com o envelhecimento da população, a demanda por serviços de cuidados com os idosos cresce continuamente. São várias empresas que estão investindo neste setor e é sobre este rico tema que vamos refletir neste artigo para orientar empresários para explorar melhor este nicho, que cresce a todo vapor, e ganhar mercado.
Se não começasse este texto com os dados que comprovam este crescimento, certamente você acreditaria que iria abordar aqui segmentos como tecnologia, automotivo ou internet. Bom, mas não são estes, mas sim o setor de empresas especializadas em atender o público da melhor idade.
Um fato curioso aconteceu comigo. Recentemente fui encontrar o meu amigo
Johny, um dos melhores profissionais de criação de eventos que conheci na minha vida. Bateu a saudade, falamos um pouco da vida e perguntei a ele: –“Qual megaevento vocês estão criando agora?” E ele rapidamente me respondeu: –“Agora crio dias felizes para velhinhos!”. Eu, no primeiro momento, não entendi muito, mas ele foi categórico em afirmar que havia deixado o mercado de criação para investir, juntamente com a esposa, na empresa deles especializada em cuidar e acompanhar pessoas da terceira idade. Ele ainda afirmou que a demanda estava muito alta e a preocupação era treinar profissionais para atender com eficiência este público, carente de melhores serviços e atendimento.
Neste ano, estive em Las Vegas e o americano encara a terceira idade com vitalidade. É impressionante! Os idosos, cheio de disposição, trabalham ativamente no turismo e em vários outros segmentos. A vida não acabou para eles, mas sim, está muito melhor com toda a experiência que têm de vida! Eu sou admirador desta postura. A terceira idade não representa o fim da vida, que é um sentimento muito presente em nossa sociedade. Aqui faço uma homenagem à avó da minha esposa, Dona Regina, mulher do ano de Santos em 2013 e cidadã santista reconhecida pela Câmara dos Deputados pelo seu trabalho no Voto Consciente. Dona Regina, para quem não conhece, é uma inspiração para muita gente. Vive a vida com alegria, encontra as amigas e para isso conta com uma empresa de traslado que realiza um trabalho profissional. Este é um segmento que tem muita oportunidade em oferecer serviços de qualidade para o setor, afinal, os idosos gostam de passear e encontrar os amigos. Por isso, se você tem uma empresa que presta este serviço de mobilidade com segurança poderá ganhar dinheiro porque é uma bela sacada de negócio.
São muitas as oportunidades para serem exploradas. Outra oportunidade que temos para este mesmo segmento é oferecer serviço de acompanhantes para levá-los também ao médico, supermercados e outras necessidades do dia a dia e que muitas vezes estes idosos não têm companhia de familiares para este cuidado.
O mercado da terceira idade tem público em todas as faixas de renda e existe possibilidade em todas elas. Quem está ligado a este segmento tem que refletir sobre produtos e serviços que podem ser viáveis para cada cliente. Por exemplo: o mercado de alta renda pode oferecer serviços exclusivos para atender demandas específicas das clientes que preferem exclusividade no atendimento. O mercado de turismo, por sua vez, pode oferecer pacotes exclusivos com destinos que contam com conforto para receber este público. Vamos mais além! Muitos idosos possuem animais de estimação e vejo poucos serviços oferecidos com exclusividade para eles.
Empresários: Atenção! Tem muita oportunidade e ideias para este público. Vejo pouca ativação de marcas focadas neste segmento, por exemplo, em patrocinar iniciativas de qualidade de vida focada neste potencial consumidor.
Se você está pensando em começar a empreender, uma sugestão é avaliar com carinho e estratégia este segmento, pois, com toda certeza, existe possibilidade de retorno em curto prazo!