Sou Norma Waichert, CEO e fundadora do Banana Food. Minhas primeiras experiências como empreendedora aconteceram bem antes da abertura do Banana Food. Durante a faculdade de Direito em Juiz de Fora (MG) me dediquei a uma loja de roupas femininas em uma galeria comercial da cidade. Recém-formada, trabalhei em escritórios de modelo tradicional, mas não me adaptei. Repassei o ponto da loja e retornei para Vitória (ES) com o objetivo de abrir um escritório para atuar com Direito Previdenciário.
A ideia de criar um restaurante que oferecesse saúde e bem-estar por meio de uma alimentação saborosa nasceu quando visualizei um excelente ponto com placa de “aluga-se”; anotei o número e liguei. Até este momento eu não tinha ideia no que iria fazer ali. O ponto estava praticamente alugado, mas no dia seguinte o dono do local me ligou falando que os interessados tinham brigado e que podíamos fechar negócio. Raspei as economias e comecei a planejar a abertura de um lugar que vendia salada.
Treinei a equipe em casa; peguei emprestado um fogão de quatro bocas, comprei utensílios e equipamentos de segunda mão. Em menos de dois anos comecei a pensar na expansão. Andando pelo centro da cidade vi uma loja de roupas que parecia estar fechando, pois estava tudo em promoção. Conversei com a vendedora, que primeiro negou, mas acabou admitindo que a loja fecharia em breve. Corri atrás do proprietário e ofereci uma proposta.
Aproveitei a abertura do segundo restaurante com espaço quatro vezes maior apara incluir os pratos quentes no cardápio. Hoje são mais de 100 opções de ingredientes para saladas, com molhos exclusivos, pratos personalizados, lanches, sobremesas, bebidas e algumas opções de cafés.
Diante do sucesso, em 2019, o modelo foi formatado para se tornar franquia e crescer nacionalmente. Atualmente são cinco unidades em funcionamento, além de mais cinco contratos assinados e meta de pelo menos mais 30 franquias até o final do ano.