As microfranquias registraram um crescimento de 8% no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número de redes que operam nesse modelo passou de 545 marcas em 2017 para 589 em 2018. Esse formato é conhecido pelo baixo custo de investimento, com valor de até 90 mil reais, e se tornou a opção para aspirantes ao empreendedorismo, pois não é necessário possuir grande capital, o que normalmente é exigido para a abertura de uma franquia convencional.
Para quem não possui o valor total do investimento, o mercado oferece condições especiais a quem está entrando nesse ramo, somente no ano passado o Bradesco lançou uma linha de crédito de 300 milhões de reais para franqueados. Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES), Joaquim Levy informou que vai lançar nos próximos dias um empréstimo voltado para as pequenas empresas com valores baixos e prazo de até cinco anos para pagamento.
Na contramão das condições e taxas cobradas pelas instituições bancárias, as redes de franquias já estão desenvolvendo metodologias de financiamento, sem taxa de juros e com longos prazos, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no setor. O principal objetivo desse tipo de iniciativa é facilitar a entrada no franchising desses empreendedores, que muitas vezes precisam aguardar um demorado processo de avaliação dos bancos, para realizarem o sonho de ter o próprio negócio. O Grupo Life Brasil é uma das marcas que estão apostando no financiamento por conta própria, a rede que é especialista em seguros de vida lançou a Campanha do Mico para novos franqueados.
O nome da campanha faz alusão à nota de 20 reais que possui o mico-leão-dourado estampada, e é com esse valor simbólico que os franqueados podem investir na microfranquia do Grupo, parcelando o restante do saldo devedor em até 36x sem juros. A vigência da campanha é até junho de 2019, e com a ação a rede pretende encerrar o ano com 150 unidades em operação. “Estamos oferecendo uma entrada muito facilitada para darmos oportunidades para quem sempre sonhou em ter um negócio. Com esse valor, o franqueado está habilitado a dar o primeiro passo rumo ao empreendedorismo”, comenta Alberto Júnior, fundador da rede.
Para Alberto Júnior, as franquias home office trazem ainda mais vantagens para os franqueados, pois dispensam a necessidade de arcar com despesas como aluguel. O modelo home office da rede tem investimento inicial a partir de 17 mil reais, valor que contempla a taxa de franquia e os equipamentos necessários para o início da operação. O valor estimado do faturamento médio mensal é de 50 mil reais. “Temos um modelo de franquia inédito no País e estamos oferecendo condições em que o franqueado poderá pagar a franquia com o faturamento da própria unidade. Com toda essa facilidade, podemos dizer que o mico é não agarrar essa oportunidade”, brinca Alberto Júnior.
O Grupo Life Brasil possui atuação em mais de 800 cidades brasileiras e já foi classificado como uma das maiores empresas do segmento segurador e está listado entre os melhores do setor no mundo pela Million Dollar Round Table (MDRT), a maior associação mundial de seguros, que contempla apenas 0,2 % das empresas de seguro de vida. Atualmente, a companhia conta com três unidades próprias e 12 franquias Home Office espalhadas pelo Brasil, movimentou 30 milhões de reais, em 2018, e prevê ultrapassar 35 milhões de reais até dezembro.