Há pouco mais de três anos, meu amigo e atual sócio, Daniel Frantz, se queixava que um dos maiores gargalos que enfrentava em seu e-commerce era a logística: não tinha ninguém em casa quando o portador tentava entregar, o prédio não tinha porteiro, o Correios estavam em greve ou haviam recusas de entregas para regiões consideradas de risco. Essas situações eram corriqueiras e geravam um prejuízo para todos: o cliente ficava sem o produto e achava que a culpa era da empresa. Começamos então a estudar as possibilidades existentes no mercado em todo o mundo. E entre todas elas, o modelo de pontos de retirada foi a que nos atraiu mais.
E foi assim que, em 2016, eu, Daniel e Ismael Costa decidimos fundar a rede de pontos de retirada Pegaki. Sediado em Blumenau, Santa Catarina, mas com atuação nacional, o negócio funciona da seguinte maneira: o cliente faz a compra no e-commerce e, ao invés de esperar o Correios, passa no ponto e retira a encomenda de maneira rápida e prática, sem precisar desviar o caminho para o trabalho ou para casa.
O negócio deu tão certo que hoje contamos com mais de 500 pontos, que vão desde pequenos comércios, como farmácias e mercadinhos de esquina; até grandes empreendimentos, como shopping centers e redes de supermercados. Na ponta dos e-commerces, contamos com grandes marcas, entre elas a Dafiti e a Gráfica Print, mas também atendemos a diversos pequenos e médios negócios.
Em 2016, a empresa foi acelerada pela Cotidiano Aceleradora com um investimento de R$ 100 mil. Em 2017, recebemos um segundo aporte, de R$ 360 mil, via EqSeed, plataforma de equity crowdfunding que conecta startups a investidores. E já em 2018, captamos R$ 1,2 milhão, também pela EqSeed. Estamos investindo pesado na expansão do nosso negócio e hoje já contamos com um time de mais de 20 pessoas.
Para 2019, pretendemos alcançar 3 mil pontos de entrega em todo o Brasil, totalizando 50% das agências dos Correios, que possuem 6 mil unidades atualmente. Estamos trabalhando duro para, de fato, substituir os Correios.