O Sebrae promove mobilizações pelo país para incentivar os candidatos a prefeito nas eleições de outubro a inserirem o apoio aos micro e pequenos negócios em seus planos de governo. Nessas ações são entregues exemplares do Guia do Candidato Empreendedor, produzido pela instituição. Ao todo estão sendo distribuídos 20 mil exemplares.
“Os pequenos negócios estão presentes em todos os municípios brasileiros e são os principais responsáveis pela geração de emprego e distribuição de renda. Queremos reforçar aos futuros prefeitos a importância de inserí-los na agenda municipal”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
A publicação se baseia na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei complementar 123/06) e traz os dez passos e as cem ações necessárias para o desenvolvimento sustentável dos municípios, aproveitando o potencial das pequenas atividades econômicas. “Essa é uma boa estratégia para os próprios municípios e as comunidades locais, conforme comprovam os exemplos de sucesso apresentados na publicação e que podem ser adaptados à realidade de cada cidade”, explica o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick.
O guia, que já foi distribuído aos diretórios e lideranças nacionais de partidos políticos, também está sendo entregue aos diretórios estaduais e aos candidatos a prefeito. Entre as medidas para chamar a atenção dos postulantes ao cargo de chefe do poder executivo municipal estão encontros regionais e cafés da manhã.
No Paraná, por exemplo, o Sebrae, em parceria com entidades empresariais, promove debates com os candidatos onde eles assinam um termo se comprometendo com reivindicações das comunidades locais, incluindo as relativas aos pequenos negócios. “A expectativa é que os eleitos cumpram com esses compromissos”, diz o gerente de Políticas Públicas da instituição naquele estado, César Rissete. Além disso, foi assinado em Campo Mourão e Pato Branco carta de compromisso pelos candidatos.
Em Mato Grosso do Sul, os próprios candidatos estão buscando o documento no Sebrae. “Isso nos leva a crer que a importância estratégica dos pequenos negócios está sendo levada em conta”, avalia o assessor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae naquele estado, Jorge Veneza. A publicação também está sendo enviada aos diretórios estadual e municipais dos partidos.
Comprometimento
O Sebrae em São Paulo está promovendo encontros regionais com candidatos às prefeituras locais. Já foram realizados eventos em Franca e São João da Boa Vista, abrangendo também municípios vizinhos. O próximo está marcado para terça- feira (25), em São José dos Campos, com a participação de representantes de outras cidades daquela região.
“Essa é uma forma de reforçar a compreensão do empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento e possibilitar que haja um comprometimento dos futuros prefeitos com os empreendedores e a cidade”, diz o gerente de Políticas Públicas do Sebrae em São Paulo, Júlio Durante. No estado paulista, as ações também envolvem a distribuição da publicação e campanhas de divulgação por e-mail e na mídia.
Em Alagoas, em parceria com entidades empresariais, a entrega do guia e os debates sobre desenvolvimento municipal via pequenos negócios estão ocorrendo durante cafés da manhã com cada um dos aspirantes a prefeito da capital, Maceió. “O Guia tem orientações estruturadas e exemplos concretos que ajudam no direcionamento dos debates e na sensibilização dos candidatos”, avalia a gerente de Políticas Públicas do Sebrae no estado, Isabel Vasconcelos.